IATI Air Help Reclamamos as indemnizações às quais pode ter direito como passageiro
Cancelamento de voos
Atrasos nos voos
Perda de ligações
IATI Air Help
Este serviço, oferecido como complemento de cancelamento de voo exclusivo para os clientes da IATI, tem como objetivo reclamar as indemnizações que lhe possam corresponder no caso de cancelamento de voo, atraso ou perda de ligações. IATI Airhelp pode ser contratado apenas como complemento às nossas apólices de assistência em viagem. Encontrá-lo-á disponível no processo de compra, uma vez contratado o seguro principal, desde 5,95 €. Os direitos dos passageiros aéreos envolvem leis específicas, como o Regulamento (CE) N.º 261/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho, publicado em 2004 ou o Convénio de Montreal, que prevalecem a nível internacional e que determinam que, em muitos casos, as companhias aéreas são legal e financeiramente responsáveis pelos problemas dos voos. Estas leis preveem indemnizações de até 600 € no caso de cancelamento de voos, atrasos ou perdas de ligação em determinadas circunstâncias.
Tipos de voo cobertos
- Itinerário Companhia aérea da UE Companhia aérea fora da UE
- Dentro da UE > Dentro da UE
- Dentro da UE > Fora da UE
- Fora da UE > Dentro da UE
- Fora da UE > Fora da UE
Circunstâncias extraordinárias não cobertas
As seguintes circunstâncias geralmente não são consideradas no alcance da responsabilidade de uma companhia aérea e, por isso, não estariam cobertas pelas leis vigentes nem gerariam direito a nenhuma compensação: greves iniciadas por empregados do aeroporto ou controlo de tráfico aéreo (estão incluídas greves convocadas pelo pessoal da própria companhia aérea); instabilidade política; inclemências do tempo e riscos de segurança.
Resumo de coberturas
Voo atrasado
250€
Tem o direito de solicitar uma compensação se:
- O avião chegar ao seu destino com mais de três horas de atraso.
- Realizou o “check-in” para o seu voo a tempo.
- A companhia aérea é responsável pelo atraso (por exemplo, circunstâncias operativas e dificuldades técnicas).
- O voo partiu da UE (desde qualquer companhia aérea) ou aterrou na UE (sempre que a linha aérea tiver a sua sede na UE).
400€
Tem o direito de solicitar uma compensação se:
- O avião chegar ao seu destino com mais de três horas de atraso.
- Realizou o “check-in” para o seu voo a tempo.
- A companhia aérea é responsável pelo atraso (por exemplo, circunstâncias operativas e dificuldades técnicas).
- O voo partiu da UE (desde qualquer companhia aérea) ou aterrou na UE (sempre que a linha aérea tiver a sua sede na UE).
400€
Tem o direito de solicitar uma compensação se:
- O avião chegar ao seu destino com mais de três horas de atraso.
- Realizou o “check-in” para o seu voo a tempo.
- A companhia aérea é responsável pelo atraso (por exemplo, circunstâncias operativas e dificuldades técnicas).
- O voo partiu da UE (desde qualquer companhia aérea) ou aterrou na UE (sempre que a linha aérea tiver a sua sede na UE).
até 600€
Tem o direito de solicitar uma compensação se:
- O avião chegar ao seu destino com mais de três horas de atraso.
- Realizou o “check-in” para o seu voo a tempo.
- A companhia aérea é responsável pelo atraso (por exemplo, circunstâncias operativas e dificuldades técnicas).
- O voo partiu da UE (desde qualquer companhia aérea) ou aterrou na UE (sempre que a linha aérea tiver a sua sede na UE).
Voo cancelado
até 600€
Tem o direito de solicitar uma compensação se:
- A companhia aérea o notifica do cancelamento com menos de 14 dias antes da data prevista de partida.
- O cancelamento não se produz por circunstâncias extraordinárias
- Se a companhia aérea oferecer um voo alternativo e não se cumprirem os pré-avisos mínimos:
Perda de ligação
até 600€
Tem o direito de solicitar uma compensação se:
- Voo atrasado mais de três horas na chegada ao seu destino
- Voo cancelado
- Denegação de embarque
- Só se tem direito se todos os voos figurarem numa mesma reserva sob um único número de referência.
Problemas com a bagagem
variável
Apenas em alguns voos internacionais ou da UE, pode ter direito a solicitar uma compensação por extravios ou atrasos de mais de 21 dias na entrega da sua bagagem faturada.