Dúvidas? Nós resolvemos.

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Contratar seguro de viagem

Qual o seguro de viagem mais conveniente para mim.
Que seguro de viagem IATI devo contratar se for fazer uma viagem turística ao estrangeiro?
Em função do tipo de viagem que for realizar, do destino e das coberturas de que necessite, pode escolher entre IATI Escapadinhas, IATI Básico, IATI Standard, IATI Estrela, IATI Mochileiro, IATI Família, IATI Grandes Viajantes ou IATI Anula Multiviagem

A principal diferença entre eles é a cobertura de despesas médicas e o limite das coberturas complementares:

O IATI Escapadinhas é um seguro adaptado para escapadinhas por Portugal e Europa, com uma cobertura a cicloturismo, autocaravana e animal de estimação, com uma cobertura de despesas médicas de 50.000€. Enquanto o IATI Básico também é um seguro barato com cobertura de 50.000€ que protege viagens em todo a Zona Schengen.

O IATI Mochileiro é um seguro adaptado para viajantes aventureiros, que oferece cobertura de Busca e Salvamento, cobre mais de 50 atividades desportivas, incluindo trekking até 5.400 metros de altura, mergulho e atividades subaquáticas até 20 metros de profundidade e tem uma cobertura de despesas médicas de 500.000€.

IATI Família é um seguro adaptado para as famílias que viajam com crianças , com uma cobertura de despesas médicas de 300.000€.

O IATI Grandes Viajantes é um seguro de longa duração adequado para viagens de 6 a 12 meses, com uma cobertura de despesas médicas de 300.000€.O seguro IATI Anual Multiviagem é ideal para quem faz várias viagens durante o ano, com cobertrua de 300.000€ cobre todas as viagens de até 90 dias cada uma durante 365 dias.

Para viajar para destinos como Estados Unidos, Canadá, Austrália ou Nova Zelândia, onde os serviços de saúde são especialmente caros, aconselhamos o nosso produto IATI Estrela com cobertura de assistência médica de 500.000€.
Preciso de um seguro de Assistência Médica + Cancelamento. Que opções tenho?
As opções são os seguros IATI Standard, IATI Estrela, IATI Mochileiro, IATI Grandes Viajantes e IATI Anual Multiviagem, em função das coberturas de que necessite, e durante o processo de contratação escolher a opção “Sim, quero meu seguro COM cancelamento”.
Que seguro de viagem devo contratar se viajo para o exterior para prosseguir meus estudos?
Se vai prosseguir ou retomar seus estudos no exterior pode contratar o IATI Estudos (adequado inclusive para os elevados requisitos solicitados pelas Universidades dos Estados Unidos). A cobertura de gastos médicos desta apólice é 100.000€ e pode ser contratado o cancelamento opcional 2.000€. Este seguro inclui viagem de compensação em caso de repatriação por doença ou acidente no caso de ainda faltar 25% ou mais da duração total da viagem.
Durante a minha viagem, vou realizar atividades de aventura. Que seguro de viagem IATI devo contratar?
O seguro mais recomendado é o IATI Mochileiro que oferece cobertura de Busca e Salvamento, cobre mais de 50 atividades desportivas, incluindo trekking até 5.400 metros de altura, mergulho e atividades subaquáticas até 40 metros de profundidade e tem cobertura de despesas médicas de 500.000€. Mas os seguros IATI Escapadinhas, IATI Estrela e IATI Grandes Viajantes também cobrem uma vasta lista de atividades. Consulte a lista completa na página de cada seguro.
Durante a minha viagem vou fazer um cruzeiro. Que seguro de viagem IATI devo contratar?
Os seguros que cobrem esta garantia são o IATI Standard e o IATI Estrela. Para contratar a garantia de Cruzeiro é necessário selecionar “Seguros de Cruzeiro“ no campo “Tipo de seguro“ no formulário de simulação.
De que apólice preciso se for viajar pela zona Schengen?
Todos os nossos produtos, cobrem toda a zona Schengen.
De que apólice preciso se for praticar mergulho?
Os seguros IATI Estrela e IATI Grandes Viajantes (com suplemento de "Desportos de Aventura") cobrem mergulho e atividades subaquáticas a menos de 20 metros de profundidade. Enquanto o seguro IATI Mochileiro cobre mergulho até 40 metros de profundidade.
Qual seguro preciso se for fazer trekking?
Os seguros IATI Escapadinhas, IATI Estrela e IATI Grandes Viajantes cobrem até 3.000m de altitude. Já o seguro IATI Grandes Viajantes (longa duração) com suplemento de “Desportos de Aventura” cobre até 5.000m de altitude. E o seguro IATI Mochileiro cobre até 5.400m de altura.
Qual seguro preciso se meu meio de transporte vai ser em bicicleta?
Os seguros que cobrem esta garantia são o IATI Escapadinhas, o IATI Mochileiro, e o IATI Grandes Viajantes (com suplemento de “Desportos de Aventura“)
Qual seguro preciso se meu meio de transporte vai ser autocaravana/ camper?
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Que seguro preciso se vou viajar com meu animal de estimação?
O seguro que oferece essa cobertura é o seguro IATI Escapadinhas com assistência veterinária até 1.500€ em caso de acidente e responsabilidade civil por danos causados pelo animal até 30.000€, além de outros coberturas para o seu animal. Confira a lista na página deste seguro.
O seguro cobertura de cancelamento.
Para que serve um seguro de cancelamento?
É um complemento opcional que deve ser adicionado ao seu seguro de viagem e cobre, até ao limite contratado, o reembolso das despesas de anulação da viagem que ocorram por conta do segurado e que este não consiga recuperá-las diretamente da agência de viagens ou prestador de serviços (voos, hotéis…), desde que o cancelamento seja feito antes do início da mesma e que o motivo seja uma das causas contempladas na cobertura da apólice. Consultar o documento ”Coberturas de Cancelamento” na página de cada produto. Esta é uma cobertura opcional que deve ser incluída no seu pacote de seguro de viagem no momento da contratação clicando em ”Sim, quero meu seguro com cancelamento” durante o processo de compra do seguro. Para incluir a cobertura de cancelamento no seu seguro de viagem, a contratação do mesmo deve ser feita no prazo máximo de até 7 dias a partir da reserva da viagem.
A cobertura de cancelamento cobre os custos do seguro de viagem?
Não, o valor do seguro não é reembolsável. Esta cobertura só cobre os gastos resultantes das desepesas de viagem, ou seja, hotéis, voos, passeios, etc. até o limite contratado.
Posso usar a cobertura de cancelamento independentemente do motivo pelo qual devo cancelar minha viagem?
Não, em cada apólice encontra-se a lista das causas de cancelamento contempladas pela mesma e que dão direito ao reembolso das despesas de cancelamento que não forem devolvidas pelo fornecedor da viagem ou contratadas diretamente pelo segurado. Na página de cada seguro de viagem que se oferece com a garantia de cancelamento, IATI Standard, IATI Estrela, IATI Mochileiro e IATI Grandes Viajantes ou do seguro IATI Cancelamento, encontrarás estas causas detalhadas em um documento.
Que opções tenho se quiser ter cobertura de cancelamento para a minha viagem?
Se estiver interessado num seguro completo com assistência médica e cancelamento, pode contratar os seguros IATI Escapadinhas (até 1.000€ de despesas de cancelamento) IATI Standard (até 1.500€ de despesas de cancelamento), IATI Estrela (até 5.000€), IATI Mochileiro (até 2.000€), IATI Grandes Viajantes (até 2.000€), IATI Família (até 1.500€) ou IATI Estudos (até 2.000€), em função das coberturas de que necessitas, e no momento da contratação escolher "Sim, quero o meu seguro com cancelamento" durante o processo de compra do seguro. Para incluir a cobertura de cancelamento no seu seguro de viagem, a contratação do mesmo deve ser feita no prazo máximo de até 7 dias a partir da reserva da viagem. Se deseja incluir à sua viagem apenas a cobertura de cancelamento (sem cobertura de assistência médica em viagem), é possível contratar o seguro IATI Cancelamento Premium, e escolher o capital por viajante a ser protegido pela apólice entre 300€ e 6.000€ no máximo. Este seguro pode ser contratado a qualquer momento. Se for contratado mais de 24 horas após o primeiro serviço da viagem ter sido contratado, será aplicada uma carência de 7 dias.
Em que momento devo contratar o seguro que inclui assistência médica + cancelamento?
Os seguros IATI Escapadinhas, IATI Standard, IATI Estrela, IATI Família, IATI Grandes Viajantes, IATI Estudos, e IATI Mochileiro com cancelamento, o seguro deve ser contratado no mesmo dia da reserva da viagem ou, no máximo, nos 7 dias seguintes. O Iati Cancelamento Premium pode ser contratado a qualquer momento. Se for contratado mais de 24 horas após o primeiro serviço da viagem ter sido contratado, será aplicada uma carência de 7 dias.
Quando é ativada a cobertura de cancelamento?
Ao contrário das outras coberturas incluídas nos seguros de assistência em viagem, a cobertura de cancelamento fica ativa no mesmo instante em que o seguro é contratado, independentemente de as condições da apólice implicarem uma carência. Por este motivo, as apólices que incluem cancelamento NÃO permitem nenhuma modificação, nem reembolso, salvo casos especificamente nomeados.
Condições da apólice.
Existe franquia no seguro de viagem IATI?
Não, os seguros IATI não cobram franquias, todo o montante a ser pago é o preço que aparece no site momento da contratação.
Existe limite de idade para contratar um seguro de viagem à IATI?
O único seguro com limite de idade é IATI Mochileiro, cujas coberturas ficam excluídas para maiores de 70 anos.
O seguro de viagem IATI cobre doenças crónicas ou preexistentes?
Todos os nossos seguros cobrem uma primeira assistência sanitária de urgência durante as primeiras 24 horas.
O seguro de viagem da IATI cobre qualquer tipo de roubo de bagagem?
A garantia de roubo de bagagem dá cobertura desde que o roubo seja efetuado com intimidação, e anexando a devida denúncia à polícia. Se se tratar de um furto, ou seja, no caso de a mala desaparecer porque o roubaram sem aperceberes, NÃO fica coberto.
O seguro de viagem cobre um acidente durante a viagem num veículo a motor?
Sim, o seguro cobre a assistência sanitária do segurado até ao limite contratado, mas não cobre os danos do veículo nem os que o veículo produzir a terceiros.
O seguro de viagem IATI cobre a gravidez?
Todos os nossos produtos cobrem, unicamente durante as primeiras 24 semanas de gestação, uma primeira assistência sanitária de urgência durante as primeiras 24h.
O seguro de viagem IATI, em caso de acidente ou morte, cobre as despesas de repatriação?
Sim, a cobertura de repatriação é ilimitada em todos os nossos seguros.
Posso aumentar/diminuir os limites de alguma das coberturas da apólice para a adaptar melhor às minhas necessidades?
Não, as nossas apólices de assistência em viagem têm coberturas e limites definidos que não podem ser modificados.
Posso ampliar/prorrogar o meu seguro de viagem IATI?
Pode contratar online um novo seguro Iati Mochileiro, Iati Estrela ou Iati Grandes Viajantes com data de início, a data de expiração da apólice atual. Neste caso, qualquer eventualidade que possa ter ocorrido durante a primeira apólice deixaria de ser coberta no início da segunda apólice, uma vez que é uma pré-existência para este novo seguro. Todos os contratos no destino têm um período de carência de 72 horas a partir do momento da contratação da apólice.
¿O nosso seguro cobre motins, actos de guerra ou actos terroristas?
Não, qualquer tipo de ação que decorra, direta ou indiretamente, de acontecimentos provocados por motins, actos de guerra ou actos terroristas não está coberto pela apólice.
Funcionamento da página
Onde encontro informação detalhada de cada seguro de viagem IATI?
No menu “Seguros de Viagem“, está a ficha completa de cada um dos nossos seguros com a seguinte informação: descrição do seguro, o resumo das coberturas, detalhe da cobertura de cancelamento (no caso de ser um seguro que oferece esta opção) e as condições completas da apólice.
Como posso consultar online o preço do meu seguro de viagem IATI?
Preencha o formulário na página de início (Homepage) ou na página do produto de viagem pretendido, e carregue em “Calcular cotação”
Como posso contratar o meu seguro de viagem online?
Preencha o formulário da página de início (Homepage) ou na página do produto de viagem pretendido, e carregue em “Calcular cotação”
Selecione o seguro desejado e carregue em “Continuar”, indique se deseja incluir a cobertura de cancelamento carregando em “Sim, quero meu seguro com cancelamento“.
Preencha os dados pessoais e carregue em “Continuar”
Selecione a forma de pagamento desejada, marque o campo Li e aceito as condições do contrato e a Informação Cumprimento Lei 26/2006 e carregue em Contratar apólice
Como me chega a apólice uma vez contratada?
Depois de concluir o processo de contratação online, receberá a apólice e as condições gerais do seguro contratado no endereço de correio eletrónico indicado ao contratar a apólice.
Como posso pagar o meu seguro de viagem IATI?
É possível pagar o seguro de viagem online através de:
Cartão (Mastercard e Visa)
Transferência bancária (a apólice só entra em vigor quando recebermos a importância paga por transferência em nossa conta bancária, o que pode demorar até 3 dias úteis)
Posso pagar o meu seguro de viagem IATI a prazo?
Não, o valor total deve ser pago através de um único pagamento.
Esclarecimentos do processo de contratação
Que devo indicar em país de residência?
Deve indicar o seu local de residência permanente, o lugar onde, no caso de repatriação, devemos levar-lo.
Viajo para vários países. Que devo indicar no campo “Destino da viagem“?
Tens que indicar o país mais distante que visitarás.
Que devo indicar no campo em “Origem da viagem“?
Deve indicar o país onde se encontra no momento da contratação do seguro. Se contratar o seguro após o início da viagem (já no destino ou em trânsito), deve indicar o país onde se encontra no momento da contratação do seguro, e não o país de origem no início da viagem.
A que se refere Data Emissão Voos?
É a data da compra dos bilhetes de avião ou pacote de viagem.
Com quanta antecedência tenho de contratar o meu seguro de viagem IATI?
Se desejar contrtar um seguro de viagem SEM cancelamento, é possível fazê-lo até o dia anterior ao início da viagem.
No entanto, se desejar um seguro de assistência em viagem COM cancelamento, (IATI Escapadinhas, IATI Standard, IATI Estrela, IATI Família, IATI Mochileiro, IATI Estudos, IATI Grandes Viajantes e IATI Anual Multiviagem) deve contratar o seguro no mesmo dia em que foi feita a reserva da viagem (compra dos voos) ou no prazo máximo de 7 dias.
Posso contratar um seguro de viagem IATI quando já comecei a viagem e/ou já cheguei ao meu destino?
Sim, é possível contratar os seguros IATI Estrela e IATI Mochileiro, e terá cobertura para qualquer eventualidade ocorrida a partir de 72h da contratação. Neste caso, deve selecionar no campo “País de origem“, o país onde se encontra no momento da contratação do seguro, e não o seu país de origem ao início da viagem.
Não ficam cobertos acontecimentos anteriores à data de contratação do seguro.
Viajo com outra pessoa. Devemos contratar uma apólice que inclua os dois ou apólices individuais?
Devem estar ambos incluídos na mesma apólice, já que dispõem de coberturas de que ambos podem desfrutar mutuamente no caso de um dos segurados necessitar de assistência.
Uma apólice que inclui várias pessoas sai mais barata?
Não, o preço por segurado é o mesmo.
Os bebés/menores devem ser assegurados?
Sim, devem; tal como os adultos, os bebes também devem ser assegurados.
É possível conseguir a apólice em Inglês?
O que podemos fazer é facilitar um certificado de apólice com o resumo das coberturas em inglês, para isso contacte com info@iatiseguros.pt
Utilizar as garantias da apólice
Preciso de acionar uma das garantias da apólice. O que devo fazer?
Se for necessário acionar algum serviço incluído nas garantias da apólice, deve telefonar para a nossa Central Operativa de Apoio Permanente 24 Horas, indicando o seu nome e o número da apólice e receberá instruções de como proceder.
Qual é o número da Central Operativa 24h de Apoio Permanente 24h?
Os residentes em Portugal devem ligar para o número 00 351 218 716 202. Residentes em outro país que não seja Portugal devem ligar para 00 34 934 857 735.
Na Central Operativa 24h de Apoio Permanente 24h vou ser atendido em português?
Escolha uma das opções de idioma e será atendido no idioma de sua preferência (espanhol, inglês ou português).
Se precisar de assistência médica, como devo proceder?
Se precisa de assistência médica deve telefonar para a nossa Central Operativa de Apoio Permanente 24 Horas, indicando o seu nome e o número da apólice. A partir daí, informaremos sobre o que deve fazer em função das circunstâncias.
Se for uma urgência e já estiver a ser atendido, telefone o mais rapidamente possível para ser informado sobre o procedimento a seguir.
Tenho de adiantar o montante das despesas médicas?
Se entrar em contacto com a nossa Central Operativa de Apoio Permanente 24 Horas não será necessário adiantar o pagamento das despesas médicas, nós encarregamo-nos de tudo. Exceto no caso de países que tenham uma legislação própria que regule a assistência médica a estrangeiros não residentes, como é o caso da França, onde somente os casos de hospitalização admiten garantias de companhias de assistência. Nos casos de consultas ambulatoriais com especialistas ou urgências que não requerem hospitalização o segurado deve pagar e solicitar o reembolso.
Se for uma urgência e já estiver a ser atendido, continua a ter cobertura, mas terá de pagar as despesas e, apresentando as faturas, serão reembolsadas quando regressar, até ao limite das coberturas da apólice contratada. Mesmo assim, deve telefonar o mais rapidamente possível para recebere informação sobre o procedimento a seguir.
Têm uma lista dos centros médicos a que posso aceder?
Não. Quando a assistência é necessária, fazem-se logo as gestões, diretamente, com o hospital ou centro médico. Apenas é necessário chamar ao número da Central Operativa 24h
COBERTURAS COVID-19
Tenho cobertura se for contagiada por coronavírus durante a viagem?
Todos os nossos seguros de assistência tem cobertura integral por coronavírus caso o segurado fique doente por coronavírus imediatamente antes (caso tenha contratado um seguro de cancelamento e tenha teste positivo de COVID) ou durante a viagem. Esta cobertura inclui análises diagnósticas (PCR) prescritas por profissionais de saúde no caso de apresentar sintomas compatíveis com a doença durante a viagem, assistência médica, transporte sanitário, hospitalização, quarentena e repatriação. A quarentena é coberta pela garantia de convalescença no hotel e é de 14 dias para todos os nossos seguros.
A cobertura de cancelamento inclui coronavírus?
A cobertura opcional de cancelamento de todos os nossos seguros inclui cancelamento da viagem (transporte, alojamento, e outras atividades até um determinado limite estabelecido nas condições gerais) em caso de teste positivo de coronavírus que impeça o início da viagem nas datas programadas. Esta cobertura também é válida em caso de teste positivo dos pais e filhos do segurado, em caso de contacto com um COVID-19 positivo ou devido a efeitos secundários provocados pela administração da vacina. O seguro IATI Cancelamento Premium também cobre a Declaração de Estado de Emergência e quarentena médica obrigatória por contacto direto com um COVID-19 positivo.
Se por questões associadas ao coronavírus for aconselhado não viajar, fecharem as fronteiras ou for declarada quarentena obrigatória no país de origem/destino da viagem, e por estes motivos não puder iniciar a viagem, tenho cobertura?
Não, estas causas não estão compreendidas entre as possíveis causas de cancelamento cobertas pelos nossos seguros.
Se for declarado fecho de fronteira ou estado de alarme após o início da minha viagem?
Os nossos seguros IATI Mochileiro e IATI Estrela cobrem o regresso antecipado em caso de encerramento da fronteira ou estado de alarme na origem ou destino, desde que o transporte de regresso inicialmente contratado não possa ser alterado. Estes mesmos seguros cobrem também o prolongamento da estadia devido a catástrofes naturais ou quarentena decretada pelo governo, até aos limites indicados na apólice.
Se já estou a viajar e devo prolongar minha estadia devido ao encerramento de fronteiras ou quarentena obrigatória, tenho cobertura?
Os seguros IATI Estrela e IATI Estrela Premium oferecem a cobertura de "Prolongamento de estadia por catástrofe natural" que cobre os gastos de alojamento até um máximo de 100€ por dia e até um máximo de 10 dias, caso não seja possível regressar ao país de origem, ou por motivos de quarentena