Apesar de a abertura ao turismo no país ter ser muito mais lenta do que noutros destinos, cada vez mais viajantes se dirigem para a pérola das Caraíbas.
Entre as diferentes peculiaridades dos requisitos para viajar para Cuba, há duas que tendem a ser as que mais preocupam os viajantes. Por um lado, é absolutamente obrigatório ter um seguro médico de viagem para entrar em Cuba. Por outro lado, deves ter o teu visto cubano ou cartão de turista.
Para que tudo isto não seja mais uma dor de cabeça para ti, preparámos este guia que irá responder a todas as tuas perguntas.
Contents
Visto para Cuba ou Cartão de Turista?
Antes de iniciar a papelada para viajares para Cuba podes ter lido sobre os documentos e podes ter dúvidas sobre os mesmos. Alguns lugares chamam-lhe um visto cubano, outros chamam-lhe Cartão Turístico de Cuba. Se assim for, compreendemos que estejas confuso e não saibas bem a quem te dirigir.
Se tiveres um passaporte português, não precisas de visto para Cuba (isto se não vais passar mais de 30 dias no país). O que precisas é de um Cartão de turista Cubano. Mas sim, verás em centenas de sítios a chamarem-lhe também visto de Cuba.
Obrigatório: Seguro de viagem para Cuba
Temos falado em numerosas ocasiões sobre a necessidade e os enormes benefícios e cobertura de viajar com um bom seguro de viagem. No caso de Cuba, não só é altamente recomendável, como é obrigatório. Se chegares ao país e não tiveres seguro de viagem para Cuba, serás forçado a fazer um no aeroporto. Esse mesmo seguro terá um preço muito mais elevado e menos cobertura do que o seguro IATI. O IATI Mochileiro é um seguro 100% concebido para um destino como este. Para além de teres uma elevada cobertura médica que te garantirá o acesso aos melhores especialistas sem pagar nada, usufruirás também de uma cobertura centrada no roubo, perda de bagagem, problemas com os teus voos ou, entre outros, a possibilidade de seres repatriado. Não esperes mais, opta por viajar com paz de espírito e obtém já o teu seguro:
Como obter um visto para Cuba ou Cartão de Turista?
Há três maneiras diferentes de conseguires que os teus documentos vão contigo para Cuba. Estes variam no preço e na facilidade e conveniência de os obter.
1. Tratares da papelada na Embaixada
Como não há intermediários, esta é a opção mais barata. O que terás de ter em mente é que, em períodos de férias de grande procura, poderás ter de esperar muito tempo até à tua vez. A grande desvantagem de optares por tirar o visto para Cuba por este método é que apenas existe 1 embaixada cubana em Portugal onde te podes candidatar. Se estiveres longe, esta pode não ser a tua melhor opção.
Embaixada de Cuba em Portugal:
– Embaixada de Cuba em Portugal: Lisboa – Rua Pêro da Covilhã, No. 14, 1400-297, Restelo, Lisboa.
Requisitos de que vais precisar:
– Passaporte válido com pelo menos 6 meses de validade após a tua viagem.
– Bilhetes de avião para e de Cuba.
– Preencher o formulário de pedido do cartão turístico.
– Pagar as taxas: 22 euros. (o pagamento tem de ser feito através de cartão de débito/crédito, depósito ou transferência bancária)
2. Visto de Cuba Online
Uma das formas mais populares de obter um visto para Cuba, hoje em dia, é online. Basta pesquisar no Google: “visto Cuba online” e verás diferentes empresas que oferecem este serviço. Obviamente, como é necessário enviar a documentação, o custo é um pouco mais elevado, mas é realmente uma despesa que vale a pena se tiveres em conta a forma como acelera o processo. Com empresas como a Visagov podes ter o teu Cartão de Turista de Cuba em casa rapidamente, demorando cerca de 24 horas por 29 euros de taxa de serviço mais 22 euros de taxa de visto.
3. Cartão de turista para Cuba através de agências de viagens
Se vais viajar para Cuba com uma agência de viagens que irá preparar a viagem num pacote, não tens de te preocupar minimamente com o visto, uma vez que eles irão tratar de todo o processo e incluir o preço no pacote. No entanto, recomendamos que continues a ler porque terás de fazer um seguro de viagem para Cuba, uma vez que este é um requisito obrigatório para viajar para o país.
4. Visto para Cuba à entrada do país
Embora durante algum tempo a opção de obter um visto “à chegada” estivesse disponível para os viajantes que entram no país através do aeroporto de Havana, este serviço está actualmente descontinuado.
Agora que já sabes como consegui-lo, não podes perder este guia sobre “É seguro viajar para Cuba em 2024?” e esclarecer todas as tuas dúvidas sobre a segurança em Cuba.
3 comentários no “Visto para viajar para Cuba e Cartão de Turista – Guia Atualizado”
Olá
Quanto custa uma viagem para 6 adultos sem Vinales mas sim Santa Clara e cienfuegos e caya Santa Maria 5 dias.
De 14 de Abril 2024 a 30 de Abril 2024?
Com ou sem voos.
Com os melhores cumprimentos
Jorge Claro
Olá Fernando
Deves procurar uma agência de viagens.
Boa viagem 🙂
Olá Jorge,
Envie-me email com o que necessita para travelguide.viagens@gmail.com que respondo com orçamento gratuito.
Pode também aceder pelo meu linktree: https://linktr.ee/travel_guide
Boas viagens