Um visto do Camboja é agora obrigatório para entrar no país. É por isso que elaborámos este guia detalhado para te mostrar como obter um visto, quem precisa de um, quanto custa e toda a informação de que necessitas.
Não stresses! Verás que é um processo simples e que não precisas de recorrer a empresas intermediárias que acabam por te cobrar o dobro do preço real. Este guia de vistos para o Camboja é a tua porta de entrada para um país incrível que te espera com maravilhosos templos, praias, cidades e muitos lugares para descobrir.
Se quiseres, podes começar a fazer as malas agora, porque o teu visto estará pronto em minutos.
Vamos começar!
Contents
O que precisas para viajar agora para o Camboja
Neste guia vamos entrar em mais detalhes sobre o visto do Camboja, mas deves saber que, para além do visto do Camboja, há uma série de outros documentos que precisarás de ter. No momento da redação deste artigo, precisas:
- Passaporte: Deve ser válido por pelo menos 6 meses a partir da entrada no país e ter pelo menos uma página livre.
- Bilhete de saída: Isto não é algo que normalmente pedem, mas podem pedi-lo. Pode ser um voo de partida ou um bilhete de autocarro se te dirigires para outros países, como o Laos ou a Tailândia.
- Visto para o Camboja: Encontrarás todas as informações abaixo.
Visto para o Camboja: passo a passo
Agora, vamos entrar diretamente no processo de obtenção do seu visto para o Camboja. Tens 3 maneiras de o obter:
- Embaixada: Através da Embaixada do Camboja em Paris. Este é um processo mais lento e mais caro se não estiveres na cidade. Não recomendamos que o faças aqui se não estiveres presente. Tens aqui as informações.
- eVisa para o Camboja: A forma mais conveniente de obteres o teu visto para o Camboja. Processam tudo a partir de casa e fazes o pagamento facilmente. Serve-te para entrares pelo Aeroporto Internacional de Phnom Penh, Aeroporto Internacional Siem Reap, Cham Yeam (Koh Kong), Poi Pet (Banteay Meanchey), Bavet (Svay Rieng), Aeroporto Internacional de Sihanoukville e Posto Fronteiriço de Tropaeng Kreal (Stung Treng).
- Visa on arrival: Podes obter o teu visto nestes sítios que mencionamos e nos restantes portos de entrada. As principais desvantagens de o fazeres desta forma são o tempo que perderás com a papelada e que serás obrigado a pagar com dólares. Ao utilizar o eVisa, pagarias de casa sem teres de te preocupar em obter outra moeda.
Qualquer uma das 3 opções vai-te dar permissão para permaneceres no país durante 30 dias. Poderás estendê-la, uma vez lá, a partir do gabinete de imigração em Phnom Penh.
Como obter um eVisa para o Camboja
Como podes ver, eVisa é o visto mais conveniente para o Camboja por várias razões. Por um lado, pouparás papelada quando chegares ao país. Tudo o que precisas de fazer é mostrares o teu documento impresso e podes começar a tua viagem em paz. Por outro lado, podes pagar com cartão de crédito a partir casa de uma forma rápida e fácil, enquanto que se o fizesses à chegada serias obrigado a pagar 36 dólares em dinheiro, que nem sequer é a moeda oficial do país.
Desta maneira, vamos orientar-te para obteres o teu eVisa do Camboja de uma forma muito simples.
1) A primeira coisa a fazer é ir ao website oficial do governo do Camboja. Tem cuidado porque se pesquisares no Google “visto para o Camboja“, a maioria dos resultados são empresas que fazem este processo simples para ti, mas cobram-te mais do dobro do preço real. O website a partir do qual tens de o fazer é o seguinte: Website oficial eVisa Camboya (Também o podes fazer através da aplicação oficial “Cambodia eVisa”, mas recomendamos que o faças a partir de um computador).
Nota que, no canto superior direito, tens um botão para traduzires o website para inglês. Não é uma grande tradução, mas pode ajudar.
2) Depois de um primeiro ecrã onde terás de responder a uma pergunta de segurança, terás de introduzir os teus dados num formulário (apenas os que têm um asterisco vermelho são obrigatórios):
– Carrega a tua fotografia do passaporte: terás de carregar uma fotografia do teu passaporte com menos de 2 megabytes no formato indicado.
– Fotografia do passaporte: terá de carregar uma fotografia do passaporte com menos de 2 megabytes no formato indicado.
– Nome próprio.
– Apelido.
– O teu número de telefone com prefixo internacional.
– O teu e-mail (muito importante que o escrevas corretamente pois é aqui que receberás o teu eVisa para o Camboja).
– O teu género.
– A tua data de nascimento.
– O teu país de nascimento.
– A tua nacionalidade.
– Número de dias que pretendes ficar no país.
Depois, terás de continuar com os detalhes do teu passaporte.
– Número do passaporte.
– Data de criação do passaporte.
– Data de validade do passaporte.
– País onde o passaporte foi feito.
– Tipo de visto para o Camboja: Visa T.
– Motivo da viagem: Turismo.
– Data em que pretendes entrar no país.
– Local de entrada no país.
Clica em “Seguinte” e serás levado para o próximo ecrã. Aqui só precisas de verificar se todos os detalhes que introduziste estão corretos. Se houver alguma coisa que queiras alterar, clique em “Editar”. Caso contrário, clica em “Seguinte”.
Agora estás quase no fim do processo. Basta seleccionares o teu método de pagamento preferido e pagares os $36 pelo teu eVisa.
O governo do Camboja informa que normalmente demora um máximo de três dias úteis para processar o teu visto. Embora muitos viajantes tenham sido capazes de o obter ainda mais rapidamente, aconselhamos-te a pedires o teu pelo menos duas semanas antes da tua viagem para evitares problemas de última hora.
Uma vez processado, receberás um e-mail com o teu visto para o Camboja que poderás imprimir. É aconselhável trazeres uma cópia digital e um par de cópias físicas.
Quando chegares ao aeroporto de entrada no Camboja, verás que existe uma fila especial, muito mais rápida, para aqueles que já processaram o seu eVisa. Vai lá, mostra a tua cópia impressa e prepara-te para desfrutar de um país fantástico.
Está dentro!
Outro documento essencial para o Camboja
Após o surto da pandemia, e como o próprio Ministério dos Negócios Estrangeiros insiste no seu website, é agora mais importante do que nunca viajar com seguro de viagem para o Camboja para assegurares a tua proteção desde o início até ao fim da tua visita.
Os cuidados de saúde no Camboja podem ser muito caros para os turistas, e não é fácil encontrares instalações médicas de topo se não souberes onde procurar. Ao comprares um seguro de viagem internacional para o Camboja, terás acesso gratuito aos melhores especialistas do país, sem teres de pagar nada do teu bolso.
O IATI Mochileiro é o melhor seguro para este destino e, para além de uma grande cobertura centrada na tua saúde, também cuidará de ti em casos tais como roubo, problemas com a tua bagagem, incidentes com o teu transporte e, entre muitos outros, repatriamento para casa, se necessário.
Além disso, graças ao Suplemento de Cancelamento de Viagem, podes mesmo recuperar uma grande parte do dinheiro investido nesta aventura se tiveres finalmente de o cancelar por qualquer uma das muitas razões tidas em conta.
Não arrisques a tua viagem ao Camboja e obtém já o teu seguro:
Perguntas mais frequentes sobre vistos para o Camboja
Preciso de um visto para viajar para o Camboja?
Sim, é necessário um visto para entrar no país para turismo.
Que outros documentos são necessários?
Precisarás de um bilhete de saída do país, um passaporte com pelo menos 6 meses de validade a partir da tua entrada e uma página do passaporte limpa.
Que tipos de vistos para o Camboja existem?
Podes requerer na Embaixada do Camboja em Paris, obter facilmente um visto electrónico ou fazer um visa on arrival.
Quanto custa um visto do Camboja e quantos dias é que ele permite ficar no país?
No momento da redação deste guia custa 36 dólares e é válido para até 30 dias de viagem no país. Pode ser prolongado a partir do gabinete de imigração em Phnom Penh.
Qual é o melhor visto a obter?
O eVisa torna o processo muito mais fácil. Podes pedi-lo e pagá-lo no sofá da tua casa e evitar filas e burocracias quando chegas ao país.
O que preciso para solicitar um visto electrónico para o Camboja?
Precisarás do teu passaporte, uma fotografia tipo passe, um cartão bancário para pagamento, um endereço electrónico de contacto, um número de telefone e as tuas datas de viagem.
Quanto tempo demora para obter a aprovação do eVisa?
Fontes oficiais dizem que normalmente demora 3 dias úteis, mas ainda assim recomendam a aplicação duas semanas antes da tua viagem.
Já está claro sobre tudo o que precisas de saber para obter o teu visto?
Esperemos que sim e boa viagem!