Pensas em viajar sozinha para a Tailândia? A Tailândia, também conhecida como “o país dos sorrisos”, além de ser a porta de entrada para o Sudeste Asiático, é um dos melhores destinos para a tua primeira viagem a solo. É tranquila, fácil, segura, e apesar do turismo sobrelotado, ainda tem um carácter próprio que te fará apaixonares-te pelo seu povo, a sua gastronomia, as suas paisagens e as suas tradições.
Se esta é a tua primeira viagem a solo, provavelmente tens muitas dúvidas e receios de viajar sozinha para a Tailândia. Será seguro? Será fácil? Sentir-me-ei sozinha? Preciso de um visto? Que vacinas tenho de tomar?
Não te preocupes, neste guia encontrarás toda a informação de que necessitas para viajar sozinha para a Tailândia e para aproveitares ao máximo este país alegre e amigável que, se for a tua primeira viagem sozinha, te fará apaixonares-te por viajar. Só não te esqueças de garantir que contratas um dos nossos seguros de viagem para evitares qualquer problema de saúde, roubo ou perda de bagagem que possa estragar esta experiência inesquecível que estás prestes a viver.
Contents
- 1 Viagens protegidas, sempre
- 2 Preciso de um visto para viajar para a Tailândia?
- 3 É seguro viajar sozinha na Tailândia?
- 4 Transporte na Tailândia
- 5 Alojamento na Tailândia
- 6 Cozinha tailandesa
- 7 Itinerário para viajar sozinha na Tailândia: o que não pode faltar?
- 8 Outras recomendações para viajares sozinha na Tailândia
- 9 O que devo fazer se me sentir só?
Viagens protegidas, sempre
Os cuidados de saúde na Tailândia são bons, mas são também caros. É por isso que, como o próprio Ministério dos Negócios Estrangeiros adverte, é essencial que viajes com seguro de viagem para a Tailândia. Uma queda tola, uma picada de um mosquito tropical ou uma dor de barriga podem complicar a tua viagem e forçar-te a enfrentar contas médicas elevadas. O IATI Mochileiro é o melhor seguro para este destino e, além de uma grande cobertura de saúde, também te protegerá em casos como roubo, problemas com a tua bagagem, quando praticas desportos de aventura (mergulho, snorkelling, trekking… etc.) e mesmo que necessites de ser repatriado. Portanto, não arrisques na Tailândia e obtém agora o teu seguro para viajar com a paz de espírito que mereces:
Outra questão comum é se precisas de ser vacinado para viajar sozinho para a Tailândia. Não há vacinações obrigatórias, a menos que venhas de ou tenhas passado o último ano num país onde a febre amarela é endémica. No entanto, existem algumas vacinas recomendadas, especialmente se estiveres a planear viajar por mais de algumas semanas, que podem ser úteis, como por exemplo:
- Febre tifoide
- Encefalite Japonesa
- Raiva
- Hepatite
Finalmente, embora o risco de contrair malária ou dengue seja praticamente insignificante, especialmente na selva ou nas zonas costeiras, é uma boa ideia usares roupas que te cubram completamente e que te protejas com um bom repelente de mosquitos durante o pôr-do-sol e o nascer do sol.
Preciso de um visto para viajar para a Tailândia?
Dependendo da tua nacionalidade, poderás ter de solicitar um visto antes de viajar para a Tailândia. Se fores portuguesa, não é necessário. Ao chegar à Tailândia, dão-te automaticamente dados 30 dias para viajares pelo país que, se desejares, podes prolongar por mais 30 dias uma vez lá, se quiseres continuar a desfrutar da experiência de viajar sozinha na Tailândia.
É seguro viajar sozinha na Tailândia?
A Tailândia é um país predominantemente budista o que, na prática, significa que o povo é amigável, calmo e muito respeitoso. Os budistas acreditam no karma – o que se dá sempre volta – e é por isso que a Tailândia é um dos melhores países para viajar sozinha. Não terás de se preocupar com que alguém te roube, quanto mais com que sejas assaltado. De facto, é muito mais provável que sejas roubado por outro turista no teu hostel do que por um local na rua.
Também não se sentirás assediada, de facto poderás andar por lá totalmente descontraída sem sentires qualquer tipo de olhar ou receber qualquer tipo de comentário. Mesmo que caminhes sozinha nas ruas nas primeiras horas da manhã, descobrirás que o podes fazer livremente sem te sentires desconfortável em qualquer altura ou temer pela tua segurança. E se ainda tiveres alguma dúvida, não percas este artigo completo sobre se é seguro viajar para a Tailândia para te convenceres de como é seguro viajar sozinho na Tailândia.
Transporte na Tailândia
A Tailândia é um dos países mais turísticos do Sudeste Asiático, com todas as vantagens e desvantagens que isso acarreta. Podes não ter a sensação de desafio ou aventura que alguns dos seus países vizinhos oferecem, mesmo às mulheres mais experientes, mas pelo lado positivo, viajar sozinha na Tailândia é muito fácil.
A rede de transportes da Tailândia é boa e eficiente. É fácil e barato voar de uma cidade para outra e quase todos os destinos estão ligados por autocarros ou comboios, alguns dos quais estão até preparados para dormir e viajar durante a noite, poupando-te tempo de viagem e uma noite num hostel. A maioria das viagens pode ser reservada online com antecedência a partir de websites como o 12go.Asia, permitindo-te, se tiveres pouco tempo, planear a tua rota a partir de casa antes de viajar.
Para viagens curtas podes usar os típicos tuk-tuks ou descarregar o Grab, uma aplicação semelhante ao Uber, que te permite saber o preço com antecedência e deslocares-te em segurança e veres sempre para onde vais no mapa.
Alojamento na Tailândia
As opções de alojamento na Tailândia são muitas e variadas. Desde resorts e hotéis de luxo a hostels de mochileiros por pouco mais de 3 euros. Mais uma vez, a massificação do turismo tornou a procura de alojamento na Tailândia uma brisa e os preços são extremamente competitivos. Basta dar uma vista de olhos a sítios como Booking ou Hostelworld para ver que existem opções que se adaptam a todos os gostos e orçamentos.
Se viajas sozinha para a Tailândia e estás preocupada em sentires-te só, recomendamos-te que fiques num hostel ao estilo mochileiro com boas classificações. Não só será barato, como poderás encontrar outros viajantes para conversar e partilhar experiências e recomendações para te ajudar a tirar o máximo partido da tua viagem.
Cozinha tailandesa
Se esta é a tua primeira viagem à Ásia, provavelmente irás com uma mochila de medos e recomendações que te foram dadas para evitares ficar doente: não comas nas bancas de rua, não peças nada com gelo, evita fruta e vegetais não cozinhados… Bem, a nossa recomendação se estás a pensar viajar sozinho para a Tailândia é fazeres orelhas moucas e experimentares a cozinha tailandesa com confiança ou perderás uma das partes mais saborosas da viagem.
É verdade que, se não estiveres habituado, podes encontrar comida tailandesa picante no início e os padrões de higiene, embora bons, podem não estar à altura do que se come em casa. Mas é por isso que se viaja com seguro de viagem, para viajar com paz de espírito e confiança. Portanto, embora devas tomar certas precauções e habituares o teu estômago pouco a pouco, não te esqueças de experimentar tudo o que puderes encontrar, mesmo que seja numa pequena banca de rua. São não só os mais baratos mas também os que têm o melhor tempero. Prometemos-te que a comida tailandesa é muito mais do que Pad Thai, macarrão e arroz frito, por isso experimenta.
Itinerário para viajar sozinha na Tailândia: o que não pode faltar?
A Tailândia é um país exuberante com muito para oferecer. Fora da trilha turística batida e para além da trilha batida, a Tailândia ainda guarda pequenos segredos para os intrépidos onde o turismo ainda não está no seu auge.
Se tiveres pouco tempo e não quiseres perder os “imperdíveis”, recomendamos-te que não percas alguns dos principais destinos como Banguecoque, Chiang Mai e Pai, o paraíso de um mochileiro.
Se procuras algo menos povoado, podes visitar algumas das pequenas aldeias e comunidades do norte, desfrutares de trekking e um passeio de barco idílico no Parque Natural de Khao Sok ou aprenderes a mergulhar nas ilhas do Golfo da Tailândia, como Koh Tao ou Koh Panghan, evitando ao mesmo tempo Pukhet ou a zona mais povoada de Krabi.
Outras recomendações para viajares sozinha na Tailândia
Como já mencionámos ao longo deste guia, viajares sozinha na Tailândia é fácil e seguro. É um país aberto que está habituado a receber um grande número de turistas todos os anos, por isso não se afasta dos costumes ocidentais dos seus visitantes, muitos dos quais tem adoptado.
Na Tailândia podes vestir-te como quiseres, a única altura em que terás de ter cuidado com o que vestes é quando entras nos templos, onde terás de usar calças ou uma saia comprida. Um lenço virá a calhar se tiveres um decote ou ombros nus. Outra coisa a ter em mente quando visitares os templos é que, como mulher, não te é permitido tocar nos monges.
Há duas coisas a ter cuidado quando se viaja sozinha na Tailândia. A primeira é não criticar o rei ou qualquer membro da monarquia em voz alta, uma vez que a pena pode ser de prisão. Outra coisa que te pode levar à prisão ou custar-te caro é estar na posse de qualquer tipo de narcótico, por isso tem cuidado se estiveres a festejar e alguém te oferecer alguma coisa, pois a polícia e os traficantes estão muitas vezes combinados.
O que devo fazer se me sentir só?
Outro medo que podes estar a enfrentar se estiveres a considerar viajar sozinha na Tailândia é o sentimento de solidão. Não te preocupes, o bom de a Tailândia ser um país tão turístico é que irás conhecer muitos outros viajantes e mochileiros. Os albergues são locais muito sociáveis para conhecer pessoas e mesmo companheiros de viagem. Também podes fazer algum voluntariado se for a tua primeira viagem e quiseres ter algum sítio para onde ir.
Não te preocupes se não falarem muito bem inglês. Com inglês básico consegues ser entendida. Portanto, esvazia a tua mochila de medos, viaja leve e deixa espaço não só para a multidão de lembranças que vais querer levar contigo mas, acima de tudo, para todas as experiências positivas e experiências que vais levar de volta para casa contigo.
O que pensas destas dicas para viajar sozinha na Tailândia? Estamos certos de que serão de grande ajuda para ti. E para te facilitar ainda mais, criámos estes 3 guias onde encontrarás informação valiosa e detalhada para esta grande viagem, não os percas!