Há muito tempo que vês cruzeiros passar e sonhas em viajar num deles. Agora, faltam apenas alguns dias para a tua viagem e estás a pensar: será que me estou a esquecer de alguma coisa, será que tenho de ter em conta alguma coisa especial? Hoje vamos dar-te as melhores dicas para viajar num cruzeiro pela primeira vez, para que os teus planos não batam em nenhum icebergue. Prepara as malas e um bom seguro de viagem internacional, vamos zarpar!
Dicas para quem vai viajar num cruzeiro pela primeira vez
– Reservar com antecedência ou esperar até ao último minuto: Tal como acontece com as reservas de bilhetes de avião, os bilhetes de cruzeiro mudam de preço. Comprá-los com antecedência permite-te poupar dinheiro no preço final, tal como comprá-los à última hora, quando as companhias baixam os preços para encher os lugares. Qual é a diferença? Se optares por bilhetes de última hora, é provável que os melhores camarotes já estejam reservados.
– Haverá muitos passageiros a embarcar num curto espaço de tempo. Tenta chegar 3 a 4 horas antes da partida. Terás de fazer o check-in da tua bagagem e receber a documentação para que um dos comissários de bordo te possa acompanhar até ao teu camarote. De seguida, vão tratar de algumas das formalidades necessárias. Terás de contactar o gerente do restaurante para pedir uma mesa individual ou para partilhar uma mesa com outras pessoas durante o cruzeiro. O passo seguinte é dirigires-te ao Gabinete de Informação para ativares a tua conta e usufruíres de todos os serviços.
– Atualmente, a grande maioria dos navios de cruzeiro oferece wifi gratuito aos seus passageiros. Quando fizeres um cruzeiro para países diferentes, lembra-te de desativar os dados móveis no teu telefone para evitares um susto na tua próxima fatura. Além disso, lembra-te de levar contigo um adaptador de tomada para poderes ligar os teus aparelhos eletrónicos independentemente do tipo de tomadas.
– Não te esqueças que para viajar num cruzeiro que visite portos internacionais precisas de um passaporte válido com, pelo menos, mais 6 meses de validade. Verifica se os países onde tencionas fazer escala necessitam de vistos que tenham de ser emitidos com antecedência.
– Imprime e guarda contigo todas as informações que te forem fornecidas pela companhia de navegação para as poderes reclamar, se necessário. Comprovativo de pagamento, atividades e serviços incluídos ou tipo de cabine reservada.
– Lê o diário de bordo que receberás todos os dias no teu quarto. Nele constam todas as atividades previstas para esse dia e será muito útil para planeares a tua estadia. Para algumas pessoas, um cruzeiro é apenas sentar-se no convés e ver as ondas a passar com uma bebida, mas se quiseres realmente aproveitar ao máximo, sugerimos que não percas muitas das atividades oferecidas.
– Muitas pessoas procuram conselhos sobre o que levar na mala para um cruzeiro. Os básicos são: fato de banho para desfrutar da piscina e das diferentes praias que visitares; roupa quente para passear no convés à noite e não ter frio; roupa de noite para o famoso “jantar com o capitão”; óculos de sol, protetor solar e chapéu para evitar queimaduras solares em alto mar. Não te preocupes em levar toalhas, a maioria dos cruzeiros fornece toalhas aos passageiros para serem usadas tanto dentro de “casa” como nas praias.
– Está preparado para chegar às espreguiçadeiras a qualquer hora e, mesmo que não haja ninguém sentado, verifica se estão todas reservadas. Muitas pessoas deixam as suas toalhas ou pertences logo de manhã para ficarem com um lugar que não utilizarão durante a maior parte do dia. Uma prática muito injusta para o resto dos utilizadores.
– Não percas o simulacro de emergência que normalmente tem lugar no primeiro dia. A probabilidade de vires a precisar dele é muito baixa, mas é uma experiência muito interessante que pode salvar a tua vida.
– O principal conselho de cruzeiro (principalmente se for a primeira vez) que gostaríamos de te dar é o seguinte: relaxa. Muitas pessoas ficam saturadas quando chegam à sua cabine e vêem a quantidade de atividades e menus que estão incluídos no bilhete. O importante é aproveitar a experiência, não bater recordes experimentando tudo o que o navio tem para oferecer.