Viajar para Itália agora? Embora no início da pandemia fosse um dos países mais atingidos pela covid-19 na Europa, com o passar dos meses e graças ao bom ritmo de vacinação que foi alcançado na maior parte do continente, a viagem para Itália a partir de Portugal é agora novamente possível.
No início, as medidas para poder voltar a entrar no país eram muito rigorosas e apenas alguns o podiam fazer, mas agora, como vos diremos neste guia, é possível viajar de Portugal para Itália de uma forma muito mais simples.
Neste artigo vamos falar sobre os requisitos para viajar agora para Itália por causa da covid-19, o estado actual do país e, claro, alguns dos lugares que não podes perder se finalmente decidires fazer esta viagem a Itália com que sonha há tanto tempo.
Contents
Viajar em segurança para Itália em tempos de covid-19
Embora a Itália fosse em 2020 um dos países mais afectados pela covid-19 e até impôs restrições severas à entrada no país, hoje em dia as coisas mudaram e é agora possível viajar de Portugal para Itália. Agora, mais do que nunca, a segurança é um dos factores que mais temos que ter em conta quando nos deslocamos e por esta razão, na IATI criámos o seguro indicado para este tipo de escapadinha.
O IATI Escapadinhas foi concebido para este tipo de destinos próximos. É uma política com um preço mínimo mas com uma cobertura que está totalmente à altura de uma experiência como esta. Para além de quaisquer problemas de saúde que possam surgir, também te cobre durante as tuas viagens na estrada (ideal para te deslocares sozinho pela Toscana), muitos desportos que certamente irás querer desfrutar no país (Que tal uma rota de bicicleta?), viagens com animais de estimação e, claro, uma grande cobertura que te protegerá em casos de covid-19. Tanto para a tua assistência como para a hospitalização (se necessário), possíveis testes PCR prescritos no destino por um especialista ou, entre muitos outros casos, o prolongamento da tua estadia em caso de quarentena obrigatória devido ao coronavírus.
Como pode ver, adquirir o IATI Escapadinhas é sinónimo de estares protegido durante a viagem enquanto passeias pelas ruas pavimentadas de Roma. Imagina que este passeio resulta numa entorse, ou se algo tão sério como a covid-19 atravessa o teu caminho na sua viagem, com este seguro estarás sempre protegido. Além disso, também estaremos ao teu lado em casos como roubo, problemas com a bagagem ou muitos outros percalços que muitas vezes surgem numa viagem.
Não esperes mais, opta por viajar com a paz de espírito e obtém já o teu IATI Escapadinhas:
Medidas Covid-19 para viajar de Portugal para Itália e respetivas restrições
Se estás a pensar se é agora possível viajar de Portugal para Itália, temos boas notícias: sim, é. E mais, ao contrário de outros países, os requisitos para viajar de Portugal para Itália são agora relativamente simples e fáceis de satisfazer. Mas, atenção, Itália está a registar um rápido aumento no número de infecções e mortes por Covid-19. As autoridades italianas decretaram o estado de emergência até 31 de Março de 2022. Aqui está o que precisas de ter em atenção, se viajares agora:
- A partir de 1 de Fevereiro e até 15 de Março de 2022, se pretenderes entrar em Itália e se tiveste estado nos 14 dias anteriores num país da União Europeia / Espaço Schengen, Andorra ou Mónaco terás de apresentar no momento do embarque um “Certificado Verde Digital” numa das três modalidades disponíveis (vacinação, recuperação de Covid-19 ou teste molecular PCR ou antigénico rápido com resultado negativo à doença, realizado nas 72 ou 48 horas anteriores, respectivamente).
Importante: “Apenas para efeitos de entrada em Itália, a validade máxima do “Certificado Verde Digital” resultante de vacinação ou recuperação de Covid-19 é de 9 meses. Dentro de Itália, este tipo de certificado só é aceite se tiver sido emitido há menos de 6 meses e é obrigatório para diversas actividades, tais como entrar em hotéis e restaurantes/bares, andar em transportes públicos e visitar museus.” Sabe mais aqui.
A obrigação de apresentar um “Certificado Verde Digital” à chegada a Itália não se aplica para crianças com menos de seis anos de idade, nem precisas de o apresentar se a tua estadia em Itália for inferior a 120 horas, se for por motivos comprovados de trabalho, saúde ou absoluta urgência.
Portanto, se não apresentares um “Certificado Verde Digital” podes ainda assim entrar em Itália, com a condição de teres de cumprir um período de isolamento e vigilância sanitária de 5 dias, no final do qual deves realizar um teste molecular ou antigénico ao Covid-19. As autoridades italianas efectuarão testes Covid aleatórios aos viajantes à entrada do país, colocando em quarentena obrigatória de 10 dias num alojamento turístico, a expensas do próprio, qualquer passageiro que tenha um resultado positivo no teste.
Para além disso, no momento do embarque para Itália, todos os viajantes devem apresentar um formulário preenchido, que se encontra disponível aqui. Caso desenvolvas sintomas de infecção por Covid-19, deverás isolar-te e informar as autoridades locais de saúde, por via telefónica.
Restrições em Itália para a covid-19 quando se viaja agora de Portugal
As restrições em Itália dependerão da zona do país: amarelo ou branco (com menos restrições); laranjas e vermelhas.
Por exemplo, nas “zonas brancas e amarelas” este novo documento é exigido para o acesso aos transportes públicos locais, regionais e inter-regionais, hotéis, estâncias de ski, feiras, congressos, bares, restaurantes, ginásios, piscinas, termas, parques temáticos, salas de jogo, casinos, museus, cinemas, teatros, estádios, discotecas, espectáculos e cerimónias. Para estares a par das classificações das regiões italianas como zona vermelha (risco máximo), laranja (risco elevado), amarela (risco moderado) ou branca (risco reduzido), consulta aqui.
Em todo o país, seja qual for a classificação da região, para acederes a serviços não considerados essenciais, precisas da apresentação do “Certificado Verde Base” (este pode ser obtido mediante a vacinação Covid-19, após a recuperação desta doença ou através de um teste molecular PCR ou antigénico rápido com resultado negativo à doença, realizado nas 72 ou 48 horas anteriores, respectivamente).
O uso de máscara é obrigatório em todo o país, tanto em locais cobertos como ao ar livre. Estão isentos os menores de 6 anos. Nos meios de transporte, espectáculos e eventos desportivos, em espaços abertos e fechados (e.g. pavilhões, teatros, salas de concertos, cinemas, locais de entretenimento e com música ao vivo), é exigido o uso de uma máscara do tipo FFP2. As discotecas e salas de dança mantêm-se encerradas. Estas restrições estão de acordo à data de publicação do presente artigo, verifica sempre as mais restrições mais recentes.
As autoridades recomendam que se faças um seguro de viagem para a Itália com cobertura covid-19, tal como o IATI Escapadinhas. Contrata-o agora aqui e viaja nas melhores mãos e sem preocupações:
O que ver e fazer agora em Itália
Agora que já lhe falámos do cenário de saúde que vais encontrar quando viajares para Itália, apesar da covid-19, podes estar a pensar: “O que posso ver e fazer em Itália? Vamos contar-te tudo!
Roma
Sabemos que colocar Roma na tua lista de viagens de Itália não te surpreende, mas não é menos merecedor de um lugar no topo dos destinos de visita obrigatória do país. Roma é um lugar obrigatório para qualquer pessoa que adora viajar. Podes ter viajado meio mundo e viajado para um número infinito de países, mas sem Roma o seu “CV de viagem” será sempre menos rico.
Roma é uma viagem através do tempo em que verás locais maravilhosos como o Coliseu, a Fontana de Trevi, a Piazza Navona e o incrível Panteão de Agripa que te colocará à beira de sofrer da Síndrome de Stendhal. Roma é tudo sobre lugares, mas também sobre sabores como a pizza, a massa, o gelado e o limoncelo doce que te seduzirá gradualmente.
Se viajas agora para Itália, Roma é um ponto obrigatório na tua rota e, além disso, a partir de lá poderás também conhecer um microestado tão peculiar, o Vaticano, onde também ficarás espantado com tesouros como a Capela Sistina.
Toscana
Não podes perder a Toscana se estiveres a viajar agora para Itália! Aquela paisagem que já viste tantas vezes em filmes e postais está aberta para ti, para visitares um número infinito de belas aldeias que te vão cativar com a sua história e gastronomia. A Toscana é muito mais agradável se tiveres a oportunidade de a explorar ao teu próprio ritmo no teu próprio veículo. Sobe e desce as estradas sinuosas rodeadas de vinhas e visita locais imperdíveis como Siena, Lucca, Montepulciano e o Val d’Orcia.
Um grande plano é passar uma noite numa das muitas casas rurais com vinhas e saborear as nuances dos vinhos da região numa das várias provas de vinhos que existem.
Veneza
A cidade dos canais é outro ponto a visitar numa viagem a Itália. Embora, obviamente, ao longo dos anos se tenha tornado uma cidade praticamente centrada no turismo, a sua beleza e singularidade fazem dela uma cidade totalmente imperdível.
Caminhar ao longo dos seus canais e atravessá-los nas suas inúmeras pontes, perderes-te no seu centro histórico, visitar sítios incríveis como o Palácio Ducal de Veneza, a Ponte Rialto ou a famosa Praça de São Marcos fará desta uma escapadinha memorável. Queres mais? Se pretendes colocar a cereja no topo do bolo desta viagem a Itália, encorajamos-te a explorar o Grande Canal de Veneza e o seu interior labiríntico a bordo de uma gôndola.
Cinque Terre
Cinque Terre sempre foi um lugar com muito charme e encanto mas, graças a redes sociais como o Instagram, está agora de volta ao topo dos destinos a ver em Itália.
Centenas de pequenas casas de todas as cores pontilham enormes penhascos e amontoam-se, uma após outra, em pequenas enseadas que são agora um dos postais mais famosos do país. Monterroso al Mare, Vernazza, Manarola, Riomaggiore… Só Cinque Terre é suficiente para uma viagem!
Florença e Pisa
Ambos pertencem à região da Toscana que acabámos de mencionar, mas ambos são tão impressionantes que quisemos mencioná-los separadamente para lhes dar o peso que merecem.
Florença é, se tivéssemos de escolher apenas uma palavra para a descrever, incrível. As suas ruas estão repletas de história, a sua arquitectura é encantadora e, em termos de património cultural, é um dos principais destinos se viajares para Itália neste momento. A Galeria Uffizi, a Ponte Vecchio, Santa Maria del Fiore, a Ponte Vecchio ou o Palazzo Vecchio têm de estar presentes no teu itinerário.
E quanto a Pisa? A sua mítica torre inclinada é uma fotografia que vais querer ter no teu álbum de fotografias (é um cliché, mas se há um lugar no mundo para tirares a fotografia clássica de ti próprio a segurar um edifício, é aqui). Para além da Torre Inclinada de Pisa, toma nota dos seguintes locais para visitares: o beco Borgo Stretto e as suas arcadas, a Chiesa de Santa Maria della Spina ou o Palazzo della Carovana, temos a certeza de que também te apaixonarás por eles.
Milão
Milão, a capital italiana da moda, tem os seus detractores que dizem achar a cidade pouco atractiva ou que está demasiado concentrada no turismo de compras de luxo. Embora seja verdade que a rua principal da cidade tem sido gradualmente ocupada por lojas de luxo, não vemos razão para não incluir Milão numa lista de lugares a visitar quando se viaja agora para Itália. A impressionante Duomo di Milano (Catedral de Milão) é uma enorme maravilha da arquitectura gótica que, por si só, é motivo mais do que suficiente para visitar a cidade, mas também tem outros lugares únicos como os bairros Navigli e Brera, o Teatro Scala e a Igreja de Santa Maria delle Grazie, onde algumas das obras de arte mais importantes da tua viagem te esperam.
Tudo pronto para viajar agora de Portugal para Itália? Lembra-te de como é importante fazê-lo com um seguro de viagem que te garanta não só a cobertura contra os acontecimentos imprevistos clássicos de uma viagem, mas também que te auxilie em casos de covid-19. O IATI Escapadinhas é o seguro perfeito para a tua visita a Itália e irá proteger-te do início ao fim da tua viagem a um preço muito baixo. Não esperes mais, viaja com a cobertura ideal para esta viagem e contrata-a agora:
Nota: É importante realçar, mais uma vez, que os documentos e requisitos para viajar para Itália alteram-se constantemente devido à recente pandemia. Na IATI, estamos a trabalhar para que os nossos artigos estejam atualizados e ajustados à realidade. No entanto, deverás sempre verificar estas informações com as fontes oficiais do país, companhia aérea e demais agências de turismo envolvidas na tua viagem.