Viajar a longo prazo é sem dúvida uma das experiências mais enriquecedoras da vida e nós recomendamos que se tenha essa experiência pelo menos uma vez na vida. Esperamos que esta lista de vantagens te convença a viajar a longo prazo e, caso o faças, não te esqueças do seguro de viagem adequado!
Nós da IATI Seguros, temos o seguro ideal para a tua viagem longa – Seguro IATI Bloggers e Grandes Viajantes.
Contents
- 1 Quais são as vantagens de viajar a longo prazo?
- 1.1 Desapego das coisas materiais e aderência ao minimalismo.
- 1.2 Aprender novas línguas
- 1.3 Perseguir as melhores estações/épocas
- 1.4 Amizades mais fortes e prováveis de durar
- 1.5 Conhecimento profundo de cada cultura e religião
- 1.6 Extra valorização do próprio país e das pessoas que se deixa para trás
- 1.7 Viajares de forma mais barata
- 1.8 Mais saudável (mental e fisicamente)
- 1.9 Maior flexibilidade e espontaneidade
- 1.10 Grande impacto na vida pessoal
Quais são as vantagens de viajar a longo prazo?
Desapego das coisas materiais e aderência ao minimalismo.
Mesmo que não queiras, viajar a longo prazo vai mudar a forma como vês todos os teus bens materiais e a importância que dás aos mesmos! Grandes viagens vão fazer-te/a querer levar toda a tua casa atrás e isso não é possível… Vais ter que tomar decisões sobre o que é mais importante, o que irás usar e não usar com tanta frequência. E deixa que te alertemos que, muito provavelmente, vais levar coisas a mais! E vais perceber o quão difícil é viajares dessa forma e vais acabar por te livrar de coisas pelo caminho…
E acredita, isto vai ser algo bastante positivo na tua vida. Quanto menos importância dás aos bens materiais mais importância dás a coisas que realmente merecem o seu valor como pessoas, experiências, sentimentos, etc.
Aprender novas línguas
A aprendizagem vem com a necessidade da mesma! E se viajar para um país por mais do que uns meros dias, vai sentir a necessidade de começar a aprender o idioma local. Nem que sejam pequenas palavras chave (como ‘’por favor’’, ‘’obrigado’’, ‘’olá’’, etc). Caso já tenha umas bases, é uma oportunidade enorme para se tornar fluente! Viajar de forma longa é um excelente professor de línguas. Cuidado, algumas pessoas apaixonam-se e começam a viajar só para aprender novas línguas.
Perseguir as melhores estações/épocas
A maioria das pessoas prefere o sol, o calor e gostaria de evitar o inverno! Pois, a viajares a longo prazo isto é uma possibilidade! Podes evitar o frio de Portugal e viajares para países que saibas de antemão que vai estar calor e bom tempo. Ou, se por outro lado, o inverno é mais a tua praia, deixa o calor para trás e vai viajar para países que te façam andar de luvas e gorro.
Podes ter verão ou inverno o ano todo, a escolha é tua!
Amizades mais fortes e prováveis de durar
Viajar é sempre uma forma incrível de conheceres pessoas novas, pessoas de todo o lado do mundo. Mas, quando viajas por pouco tempo as relações criadas são mais “superficiais” e facilmente será a primeira e última vez que se vêem (mesmo quando juram amizade eterna). Pelo contrário, quando viajas a longo prazo ficarás mais tempo em cada lugar o que, por sua vez, resultará em mais momentos partilhados com as mesmas pessoas. Momentos e experiências esses que elevam as amizades a ponto de ser inevitável o cumprimento dos planos de se voltarem a ver!
Conhecimento profundo de cada cultura e religião
Por mais que estudes a cultura e religião de um sítio nada vai fazer com que realmente percebas e compreendas a sua realidade do que realmente vivê-la diariamente! As mesmas religiões vão ser seguidas de forma diferente em diferentes países. As crenças e costumes de cada cultura só irão fazer sentido quando, ao viveres nesse país, observares e analisares a forma como essas mesmas crenças e costumes afetam a forma de como o povo é e se comporta.
Inevitavelmente, irás comparar culturas e religiões entre países e isso vai resultar num crescimento pessoal enorme! Não só saberes e veres outras culturas, mas sim, vivê-las. E com isso aprenderes o melhor e pior de cada uma e, consequentemente, a crescer tornares-te numa pessoa ainda melhor!
Extra valorização do próprio país e das pessoas que se deixa para trás
Viver 24 horas por dia outra cultura e costumes vai fazer-te/pensar repetidamente nos teus próprios costumes, no teu país. Vais certamente desejar muitos pastéis de nata, cafés decentes, um bom prato de bacalhau, etc, resumidamente vais valorizar muito mais tudo aquilo a que estás habituado em casa, no teu país. O mesmo sucederá com as pessoas! Claro que viajares a longo prazo também tem a desvantagem das saudades de casa, da família, dos amigos, mas nós na Iati Seguros pensamos positivamente. Esta desvantagem é tomada por uma grande vantagem de valorizar muito mais tudo o que deixas para trás. E, assim, quando voltares a ver todas as pessoas de que sentiste falta quando estavas fora, vais de certo dar-lhes mais atenção e valor.
Viajares de forma mais barata
Viajares a longo prazo e, principalmente, se o fizeres de uma forma mais lenta, irás gastar muito menos dinheiro! O alojamento é mais barato se alugar para umas semanas em vez de apenas uns dias e, na verdade também tudo o resto o é! Se ficares mais tempo num determinado local, vais acabar por conhecer os melhores e mais baratos supermercados, lojas, restaurantes, etc.
Para além destas vantagens, podes até conseguir alojamento de forma completamente gratuita! Existem várias plataformas que em troca do seu tempo/ajuda irão oferecer-te o alojamento em troca. Por exemplo, Worldpackers é uma plataforma online que conecta viajantes dispostos a ajudar com anfitriões que precisam de ajuda, em todo o mundo, seja por troca de trabalho ou voluntariado, poderás viajar de forma quase gratuita.
O mesmo se aplica ao conceito de House Sitting. Através de inscrição em plataformas como a Trusted House Sitters podes alojar-te, de forma gratuita, em casas fantásticas por todo o mundo enquanto tomas conta de animais de estimação.
Todas estas alternativas costumam requerer um mínimo de estadia, por isso só poderás usufruir dessas oportunidades se tiveres flexibilidade de tempo de estadia.
Mais saudável (mental e fisicamente)
Viajar a curto prazo pode ser muito stressante. Quando tem poucos dias para conhecer um novo país só deseja explorar ao máximo. Isso resultará em várias viagens de um lado para outro, sem parar o que, de certo, não será saudável para a tua saúde mental. No entanto, com mais tempo, aproveitarás mais de cada sítio e terás o teu tempo para viajar e conhecer cada sítio de forma tranquila.
O mesmo se aplica à sua saúde física! Sem tempo para descansar, também não haverá tempo para te exercitares e, na maioria das vezes, também afetará a tua alimentação, pois o mais rápido é também o menos saudável.
Maior flexibilidade e espontaneidade
Disponibilidade de tempo irá torná-lhe muito mais livre e espontâneo/a! Quando viajas a curto prazo e o teu tempo é limitado, tens de planear, muito. O mesmo não acontece quando viajas a longo prazo. Quando tiras o tempo da equação, é mais flexível e isso resultará em mais experiências! Terás a vantagem de poder ficar mais tempo num sítio que gostes ou de acompanhares pessoas que conhece ao longo da viagem e mudares os teus próprios planos a qualquer hora. Isso é liberdade!
Grande impacto na vida pessoal
Acreditamos que viajar é uma das melhores escolas da vida. Ao viajar conhecerás diariamente novas pessoas, culturas, diferentes formas de viver, etc. Isto influenciará a forma como vês o mundo. Mas, ao viajares a longo prazo, não só conheces outras realidades como também as vives. Isto cria uma necessidade de seres mais tolerante, paciente e teres uma mente aberta!
Todas estas características juntas com conhecimento geral que adquires do mundo de uma perspetiva de quem realmente viveu num local, irás, inevitavelmente, ter um grande impacto em ti! Irás, certamente, voltar uma melhor versão de ti próprio/a, mais humana e madura.
Esperemos que estas vantagens te tenham inspirado a viver a experiência de viajar a longo prazo se alguma vez o desejaste! Realmente, viagens longas mudam-nos e tornam-nos pessoas melhores, mais fortes e mais capazes e nós queremos que experiencie tudo isto!
Portanto, se já está pronto/a vê aqui como planear uma viagem longa de forma independente e o que levar na mochila para uma viagem longa.
Autor: TravelB4Settle