É seguro viajar para a Turquia? Infelizmente, muitos viajantes fazem esta pergunta na altura de escolher o destino das próximas férias. Os atos violentos que aconteceram há anos atrás ainda fazem com que, mesmo que no passado a Turquia tenha recebido milhões de visitantes, os viajantes nos dias de hoje se perguntem se não há nenhum problema em viajar para este país.
No entanto, lugares como a mágica Istambul, a imponente Capadócia ou a litoral Izmir continuem a atrair pessoas de todo o mundo. Na IATI Seguros de Viagens damos-te toda a informação para que decidas se é seguro viajar para a Turquia.
Continua a ler e mantém-te informado sobre este destino.
Contents
É seguro viajar para a Turquia?
O que diz o Ministério dos Negócios Estrangeiros português?
A página do Ministério assinala que é recomendável viajar com “extrema precaução” e que é melhor não o fazer por determinadas zonas. Indica que a Turquia é um país seguro em termos de criminalidade e delinquência, mas que há risco elevado de ataques terroristas. Por esse motivo, recomenda também que os turistas sejam prudentes e vigilantes nas zonas de maior afluência turística e nos transportes públicos de Istambul, Ancara e outras grandes cidades turcas.O relatório indica também quais as zonas consideradas de risco e que devem ser evitadas:
- Províncias que fazem fronteira com a Síria, nomeadamente Mardin, Sanliurfa, Gaziantep, Kilis e Hatay
- Províncias que fazem fronteira com o Iraque, como Sirnak e Hakkari.
- Outras províncias do Sudeste/Este da Turquia: Batman, Siirt, Mardin, Diyarbakir, Tunceli, Van e Agri.
- Campos de refugiados criados pelas autoridades turcas nas províncias que fazem fronteira com a Síria.
Mas então é seguro viajar para a Turquia em 2024?
Devido à implicação da Turquia no conflito Sírio, a frequência de atentados contra lugares governamentais e policiais aumentou exponencialmente em 2016. Entre os objetivos dos terroristas estiveram também alguns dos locais mais turísticos do país. O último atentado na Turquia ocorreu numa discoteca de Istambul no dia de Ano Novo de 2017.
A 20 de julho de 2016, depois de uma tentativa de golpe de Estado, o Conselho de Ministros da República da Turquia decretou o Estado de Emergência durante 3 meses. Este estado foi-se prolongado até à data de publicação deste artigo por motivos de ameaça terrorista. A situação não supõe nada de grave a quem viaja para a Turquia, somente um maior controle policial e mais registos, assim como a proibição de se concentrar ou permanece em determinados lugares públicos.
Por culpa destes acontecimentos o turismo desceu de forma drástica no país. Após os atentados, sobretudo depois do que aconteceu no Aeroporto de Ataturk em 2016, muitas pessoas decidiram que não era seguro viajar para a Turquia e cancelaram as suas viagens. No entanto, o país vive agora mesmo uma situação de tranquilidade e poderás encontrar fotos e vídeos em todas as redes sociais, dos viajantes que se encontram por lá a visitar os principais pontos turísticos.
Como indicamos, o Ministério não desaconselha viajar para o país, mas aconselha os visitantes a atuarem com precaução. Por esse motivo, se estás a pensar em visitar a Turquia, aconselhamos a que te informes da situação atual e que sigas as recomendações que te deixamos a seguir.
Alguns conselhos para viajar pela Turquia de forma segura
- Vai protegido com um bom seguro de viagens como o da IATI Seguros.
- Viaja com a mente aberta, aprende os seus costumes e tradições e mantém sempre o respeito.
- Evita as aglomerações e as manifestações e segue as indicações das autoridades de segurança.
- Anda sempre devidamente documentado.
- Mantém-te informado sobre a segurança na Turquia através de fontes oficiais. Aconselhamos sempre a ler a página do Ministério dos Negócios Estrangeiros com regularidade para estar a par das últimas recomendações desta entidade.
- Outra das recomendações do Ministério no momento de viajar com segurança pela Turquia é que te abstenhas de manifestar qualquer opinião comprometedora (inclusive através das redes sociais), especialmente ofendendo ou insultando a nação turca, o Chefe de Estado ou a bandeira, algo que pode ser punido com prisão.
- Chega com mais antecedência aos aeroportos, já que os controles de segurança se intensificaram.
- Tem cuidado com a limpeza dos alimentos. Em algumas ocasiões, o facto de comer ou beber em lugares com pouca higiene, fazem com que os viajantes sofram diarreias ou outras doenças estomacais.
- Como precaução de segurança na Turquia, é aconselhável adquirir o Müze Pass, um cartão que te permite entrar em diferentes museus sem ter de esperar nas filas.
- Se és mulher, e ainda que muitas mulheres na Turquia não usem véu, é recomendável vestir de forma recatada, sobretudo se fores entrar em mesquitas ou noutros edifícios de carácter religioso.
- Usa o sentido comum, segue o teu instinto e não viajes com medo. É um país fascinante, não te arrependerás nem por um minuto de teres viajado à Turquia.
Ficaste com vontade de viajar à Turquia? Ou preferes outros destinos que se adaptem melhor à tua forma de viajar? Seja qual for a tua próxima viagem, não te esqueças de contratar um bom seguro de viagens como os que te oferecemos na IATI Seguros.
Artigo traduzido por Susana Almeida
Um comentario no “É seguro viajar para a Turquia? 2024”
Olá gostava muito de ir a Turquia mas de autocaravana quais os cuidados a ter.
Será seguro.