É seguro viajar para o Egipto? Dá pena ter de pensar neste tipo de coisas por culpa dos violentos acontecimentos que tiveram lugar em algumas partes deste fantástico país recentemente. No entanto, se tens vontade de conhecer algumas das maravilhas do mundo situadas no Egipto, não te deves conformar com um simples “sim” ou “não”. Na IATI Seguros, o especialista em seguros de viagem, queremos oferecer-te toda a informação para que possas decidir por ti mesmo se neste momento é seguro viajar para o Egipto. Continua a ler e alimenta essa curiosidade por conhecer o mundo.
Contents
É seguro viajar para o Egipto neste momento?
O que diz o Ministério dos Negócios Estrangeiro português?
O Ministério de Negócios Estrangeiros desaconselha quaisquer viagens às áreas fronteiriças com a Líbia e o Sudão, ao norte da Península do Sinai e aos locais habituais de realização de manifestações e potenciais focos de violência. Por outro lado, o Ministério de Assuntos Exteriores espanhol, também desaconselha viajar para o Egipto exceto se a viagem for feita apenas a Luxor, Assuão ou aos centros turísticos da zona do Mar Vermelho (para onde deverás viajar de avião).
O Ministério espanhol adverte também que é mais seguro viajar para o Egipto com uma agência de viagens e que as viagens por estrada devem ser limitadas. Tal como o Ministério dos Negócios Estrangeiros português, não recomenda ir a lugares remotos nem em viagens de aventura e considera “extremamente perigosa” a zona norte da península do Sinai e a Faixa de Gaza.
Desde a IATI seguros aconselhamos a que, no caso de quereres viajar para o Egipto, comuniques as datas da tua viagem e os telefones de contacto à Embaixada de Portugal no Cairo.
Entao é seguro viajar ao Egipto em 2024?
As imagens das revoltas e manifestações que aconteceram no Egipto em 2011 deram a volta ao mundo e resultaram numa queda drástica do turismo num dos destinos preferidos pelos viajantes do mundo inteiro. É bastante lógico que as embaixadas reajam desta maneira e desaconselhem viajar para o Egipto.
Desde aquele momento aconteceram vários atentados. Um dos últimos aconteceu em Abril de 2017, o que fez com que o Egipto decretasse Estado de Emergência durante três meses.
Mesmo assim, são muitos os turistas que continuaram e continuam a apostar pelas viagens para o Egipto e que voltam extasiados depois de conhecer lugares tão incríveis como as pirâmides de Gizé, os templos de Abu Simbel, Luxor ou as paisagens marinhas do Mar Vermelho. Nos blogues e nas redes sociais encontrarás dezenas de testemunhos que te mostrarão o quão seguro é viajar pelo Egipto. Todos dizem que as principais atrações turísticas têm muito menos visitantes e estão menos congestionadas, que os preços são ideais para quem quer gastar pouco e que as boas-vindas por parte dos egípcios são bastante calorosas.
Por todas estas razões encorajamos-te a que ponderes os prós e os contras, planifiques a tua viagem pelas zonas seguras e, principalmente, a que te mantenhas sempre informado para que possas viajar descansado.
Viajar sozinho para o Egipto – é seguro?
Quer viajar para o Egipto sozinho ou está farto de esperar que alguém se junte a si? Nós compreendemos perfeitamente.
O MAEC é muito claro a este respeito: “como medida de precaução, desaconselha-se às mulheres que viajem sozinhas, sem agência de viagens e/ou fora dos circuitos turísticos, e sugere-se especial prudência no contacto com estranhos”. Mas será que é realmente perigoso viajar sozinha no Egipto? Para ser sincero, o Egipto não é o país mais fácil para viajar sozinho, mas isso não significa que não seja seguro.
A verdade é que viajar sozinho no Egipto atrairá mais atenção do que viajar com outras pessoas. É quase impossível evitar os olhares curiosos e os comentários ocasionais. No entanto, se for paciente e tomar as precauções básicas, é provável que nada corra mal.
Não há qualquer proibição de vestuário, mas é verdade que, sendo um país predominantemente muçulmano, chamará menos a atenção se se vestir de forma discreta. No caso das mulheres, sentir-se-ão mais confortáveis se não usarem roupas justas e cobrirem os ombros e as pernas, especialmente quando visitam locais de culto, mercados, zonas rurais ou durante o mês do Ramadão. Não é necessário cobrir o cabelo, embora por vezes seja exigido quando se visita as mesquitas. As mulheres em fato de banho ou biquíni são comuns nas zonas turísticas ao longo do Mar Vermelho.
Alguns conselhos para viajar pelo Egipto de forma segura
- Vai protegido com um bom seguro de viagens, como o da IATI Seguros
- Leva sempre a documentação pessoal contigo. É normal que encontres controlos policiais frequentes durante as viagens. Costumam fazê-los para terem os turistas localizados no caso de possíveis conflitos.
- Viaja para o Egipto e pensa que vais conhecer uma cultura totalmente diferente, portanto tenta aprender o máximo sobre os seus costumes. Respeita-os e atua com respeito.
- Mantem-te informado sobre a situação de segurança no Egipto nas fontes oficiais.
- Evita os lugares nos quais costumam acontecer manifestações ou protestos como o Palácio Presidencial de Heliópolis, a Praça Tahrir, os edifícios governamentais e as sedes de partidos políticos.
- Outro conselho para viajar em segurança pelo Egipto é não fotografar espaços públicos ou as fachadas dos organismos do país.
- Deves ir a um Centro de Vacinação Internacional com alguma antecedência em relação à tua viagem pelo Egipto para conseguires as recomendações médica necessárias e as receitas das vacinas para viajares em segurança.
- Se fores vítima de algum delito no país, denuncia-o no Egipto e guarda uma cópia da denuncia para que possas fazer seguimento do caso desde Portugal
- Se és mulher, é seguro viajar para o Egipto, mas é aconselhável que te vistas de forma modesta. Os olhares serão menos intensos se tapas os joelhos e os ombros, levas roupa larga e um lenço a cobrir o cabelo. Também é aconselhável levar um anel que “mostre” que estás casada para evitar perguntas insistentes.
- Limita os atos de carinho com a/o tua/teu companheira/o em público. Se bem que a homossexualidade não é crime no país, os “atos homossexuais” em público não são legais e já houve casos de prisões.
- Se decidiste alugar um carro no Egipto, evita conduzir à noite.
- Consome álcool somente nos locais onde está permitido
- Mantém a paciência nos mercados. É normal que os vendedores sejam um pouco insistentes, chamem os clientes em voz alta ou façam gestos que parecem um pouco agressivos.
- Como vemos, o Egipto é seguro em quase todas as ocasiões, mas tem cuidado com os golpes e as burlas. É comum acontecerem alguns tipos de golpes ou burlas ao comprar joias, tecidos ou outro tipo de objetos de grande valor no Egipto.
- Tenta ser consciente do que comes e procura lugares nos quais os standards de limpeza dos alimentos são altos, visto que são muitas as pessoas que apresentam problemas estomacais durante as suas viagens ao Egipto.
- Não contrates guias não-oficiais, sobretudo nos arredores do Museu Egípcio do Cairo. É comum que se aproximem pessoas nos arredores dos museus que te digam que te querem mostrar alguma coisa ou dar-te informações interessantes. Se bem que algumas destas pessoas têm boas intenções, aconselhamos a que confies apenas naqueles que possam demonstra-te com uma identificação oficial que são guias de turismo.
- Usa o sentido comum, segue os teus instintos e não viajes com medo. É um país fascinante, não te arrependerás em nenhum momento da decisão de viajar ao Egipto.
Então, ficaste com vontade de viajar para o Egipto? Ou achas que o teu tipo de destinos é outro? Seja como for, viaja em segurança com alguma das apólices de viagem que te oferecemos na IATI Seguros.
Artigo traduzido por Susana Almeida