Uma roteiro de viagem de 15 dias pela Costa Rica promete paisagens naturais arrebatadoras. O país mais seguro da América Central pode presumir de ser o verdadeiro Jardim de Éden e todos os que o visitam concordam que este é uma das melhores viagens que fizeram na vida.
Neste artigo, vais ficar a conhecer parques naturais com uma biodiversidade incrível, praias selvagens, vulcões de cones perfeitos, gente agradável e gastronomia saborosa da Costa Rica.
Ora, a IATI quer ajudar-te na preparação da viagem com este itinerário de viagem pela Costa Rica em 15 dias! Desta forma só precisas de te preocupar com a mala e com o seguro de viagens online que queres escolher.
Contents
- 1 Roteiro de 15 dias pela Costa Rica
- 1.1 Dia 1: Chegada à Costa Rica e transporte para Cahuita
- 1.2 Dia 2: Parque Nacional de Cahuita e Puerto Viejo
- 1.3 Dia 3: Parque Nacional de Tortuguero
- 1.4 Dia 4: Tortuguero e viagem até ao vulcão Arenal
- 1.5 Dia 5: Parque Nacional do Vulcão Arenal
- 1.6 Dia 6: Viagem para Monteverde
- 1.7 Dia 7: De Monteverde a Manuel Antonio
- 1.8 Dia 8: Parque Nacional Manuel Antonio
- 1.9 Dia 9: Viagem para a Baía de Drake, Parque Nacional Corcovado
- 1.10 Dia 10: Parque Nacional Corcovado
- 1.11 Dia 11: Parque Nacional Corcovado e deslocação até Uvita
- 1.12 Dia 12: Descanso em Uvita e deslocação para Montezuma
- 1.13 Dias 13 e 14: Península de Nicoya
- 1.14 Dia 15: Vulcão Poás e San José de Costa Rica
Roteiro de 15 dias pela Costa Rica
Antes de começar a planificar os dias, queremos indicar-te alguns conselhos e particularidades na hora de preparar o teu itinerário de viagem pela Costa Rica.
15 dias é um período de tempo perfeito para conhecer um dos países mais verdes do mundo! Porém, deverás ter em conta que, ainda que o país seja pequeno e as distâncias a percorrer entre um lugar e outro sejam curtas, os trajetos são muito longos devido ao estado das estradas e à geografia do país.
A Costa Rica goza de costa tanto no oceano Pacífico como no Mar das Caraíbas, mas o seu interior é montanhoso. Portanto, quase todos os deslocamentos entre ambas as costas têm de passar por San José de Costa Rica, a capital, que em muitas ocasiões fica colapsada pelo trânsito.
Mesmo sabendo que os autocarros funcionam bem na Costa Rica, aconselhamos que tenhas em mente a possibilidade de alugar um carro. A condução pelo país é simples e são muitos os estrangeiros que optam por esta opção para poupar tempo e aproveitar ao máximo o seu itinerário de viagem pela Costa Rica.
Se decidires por esta opção, antes de reserva com qualquer companhia, consulta antecipadamente todas as condições do aluguer. Isto porque já aconteceram casos de apólices de seguro com custos muito elevados ao chegar ao país e levantar o carro.
Outro aspeto a considerar no momento de desenhar o teu roteiro de viagem pela Costa Rica é a temporada, já que isto pode afetar tanto o número de dias que vais dedicar às praias, como a condução por zonas algo complicadas. A estação seca vai desde meados de dezembro até final de maio. Mas, mesmo que viajes na temporada das chuvas (entre meados de agosto a meados de novembro), tem em conta de é um país tropical e de que as chuvas costumam ser esporádicas e intercaladas com períodos de sol.
Sem mais demoras, pega num bloco de notas e aponta este roteiro de viagem à Costa Rica em 15 dias.
Dia 1: Chegada à Costa Rica e transporte para Cahuita
Chegaste ao destino com que sonhavas! San José dá-te as boas-vindas com o seu clima caloroso e com tudo o que precisas para começar com o teu itinerário de viagem pela Costa Rica. O aeroporto internacional encontra-se a cerca de uma hora da cidade.
Por isso, precisarás de apanhar algum dos autocarros que fazem o percurso até ao centro ou alugar um carro em algum dos balcões de aluguer disponíveis no aeroporto. Começa a tua viagem e dirige-te até Cahuita, uma pequena aldeia situada na costa caribenha do país. A viagem será de 4 ou 5 horas, dependendo das condições do trânsito e do meio de transporte que escolhas.
Rende-te ao jet-lag e descansa em alguma espreguiçadeira ou aproveita alguma das maravilhosas praias de Cahuita. A Playa Negra é uma das nossas favoritas.
Dia 2: Parque Nacional de Cahuita e Puerto Viejo
Agora que estás um pouco mais descansado, é a altura de desfrutar do que significa uma viagem à Costa Rica. Começa bem cedo explorando o Parque Nacional de Cahuita (a entrada é gratuita). Assim, terás mais possibilidades de avistar animais e de desfrutar das suas fabulosas praias.
O percurso do parque não dura mais de 2 horas, mas temos a certeza que vais querer lá estar muito mais tempo. As razões são poderosas: o caminho vai paralelo ao mar da Caraíbas e as suas selvagens e solitárias praias convidam a parar a cada passo que dás.
Quando conseguires sair deste sonho natural, dirige-te ao sul para chegar a Puerto Viejo. Aqui podes relaxar um pouco mais nas suas praias, como Playa Negra, Cocles, Punta Uva, Manzanillo ou em Punta Mona.
Podes fazer snorkel nos recifes de coral ou experimentar surfar em Salsa Brava. Não deixes de passear pelas aldeias desta costa da Costa Rica, onde poderás conhecer um pouco melhor a forma de vida da população afro-caribenha que vive na zona.
Dia 3: Parque Nacional de Tortuguero
Mesmo sabendo que poderíamos ampliar um pouco mais a estadia na zona caribenha, o nosso roteiro de viagem pela Costa Rica em 15 dias tem de avançar um pouco mais rápido se queres conhecer mais parques naturais do país. Por isso, neste dia recomendamos que viajes até ao Parque Nacional de Tortuguero, a maior reserva natural das Caraíbas.
Para lá chegares tens de ir de carro ou autocarro até La Pavona, o lugar onde poderás apanhar uma das lanchas até à aldeia de Tortuguero. Apesar da viagem em lancha demorar umas duas horas, poderás logo começar a exploar o que o Tortuguero tem preparado para ti.
Na tarde deste dia podes, então, dar um passeio pelos caminhos do parque e à noite, se vieste na temporada de desova das tartarugas (entre julho e outubro). Poderás juntar-te a um dos tours que visitam as praias para presenciar este impressionante acontecimento. No caso de não teres apanhado esta época, aproveita para desfrutar dos pores-do-sol de Tortuguero, prometemos que são únicos.
Dia 4: Tortuguero e viagem até ao vulcão Arenal
Hoje, é um dos dias fortes da tua viagem pela Costa Rica, por isso o melhor é acordar bem cedo, se puder ser, antes do nascer do sol para fazeres uma das excursões em lancha. Se fores dos primeiros a entrar no Parque de Tortuguero evitarás que o resto dos turistas te impeça de desfrutar do lugar. Para mais, terás mais oportunidades de ver a fauna que o habita. Procura um bom guia, são essenciais na hora de avistar os animais.
Nessa mesma tarde deverás começar o caminho até La Fortuna, uma aldeia situada nos arredores do vulcão mais bonito da Costa Rica. Descansa, hoje mereces relaxar.
Dia 5: Parque Nacional do Vulcão Arenal
Depois de um pequeno-almoço reforçado à base de gallo pinto, o prato nacional da Costa Rica, continua o caminho e escolhe uma das rotas do Parque Nacional do Vulcão Arenal. Não te esqueças de visitar as escoadas de lava e a famosa corticeira, ou eritrina-crista-de-galo, uma árvore com mais de 200 anos de antiguidade e 50 metros de altura.
Se madrugaste, terás também tempo de fazer uma visita à poderosa cascata de La Fortuna e tomar um refrescante banho. Recomendamos que acabes o dia em alguma das fontes termais da zona, as de Tabacón são as mais populares, mesmo que o preço de entrada seja um pouco caro (a partir de 70$)
Dia 6: Viagem para Monteverde
Recomendamos que o teu roteiro de viagem pela Costa Rica em 15 dias inclua a floresta nublada de Monteverde se tens vontade de aventura.
Santa Elena é a capital do turismo de aventura e, desde aqui, poderás realizar atividades como slide sobre as impressionantes árvores da reserva natural, rafting, passeios pelas copas das árvores…
O percurso desde La Fortuna até Santa Elena em carro demora aproximadamente 3h30, pelo que terás tempo de realizar alguma destas atividades durante a tarde.
Dia 7: De Monteverde a Manuel Antonio
Depois de uma manhã a desfrutar dos caminhos que Monteverde oferece, é hora de rumar à costa do Pacífico, que passará a ser a protagonista deste roteiro de viagem de 15 dias pela Costa Rica. Encorajamos-te a que te desloques até Quepos ou Manuela Antonio, as bases para fazer a tua visita ao Parque Nacional Manuel Antonio. Este é uma das estrelas deste país da América Central. O trajeto de carro até Manuel Antonio desde Monteverde demora aproximadamente 4 horas, mais ainda se precisares de viajar de transporte público.
Se chegares com tempo, não deixes de presenciar o primeiro dos teus pores-do-sol sobre o Pacífico. É na Playa Espadilla que verás os melhores e há bares onde comprar uma cerveja Imperial, a nacional da Costa Rica, bem fria para acompanhar o momento.
Dia 8: Parque Nacional Manuel Antonio
E se quiseres ver os animais no seu habitat natural, hoje vais ter de madrugar outra vez! A fama mundial do Parque Nacional Manuel Antonio faz com que muitos turistas queiram desfrutar dele.
Recomendamos encarecidamente que sejas um dos primeiros a entrar neste parque se queres ver muitos animais. Além disso, leva uns bons binóculos, ou contrata a ajuda de um guia, já que os animais costumam estar escondidos nas copas das árvores.
Uma das grandes atrações deste parque é a maravilhosa praia que há dentro!
Portanto não te esqueças do fato de banho, do protetor solar (de preferência biodegradável para não prejudicar os animais) e do almoço, porque não há locais no parque onde comprar comida. Sobre este último ponto, é preciso ter muito cuidado! Mesmo que não os vejas, os guaxinins e os macacos anda sempre a rondar as praias à procura de um turista incauto a quem roubar a comida.
Dia 9: Viagem para a Baía de Drake, Parque Nacional Corcovado
Situado na península de Osa, o Parque Nacional Corcovado é a estrela de qualquer viagem pela Costa Rica.
Este é um dos poucos parques que sobram verdadeiramente intactos e, também por isso, um dos mais difíceis de explorar, pois os seus percursos requerem esforço físico e um gasto elevado de dinheiro. No entanto, as possibilidades de ver pumas, jaguares e todo o tipo de aves e répteis são muito mais altas do que em qualquer outra parte do país.
Dependendo da época na qual for a tua viagem à Costa Rica, a entrada do parque será diferente. Por exemplo, durante a época das chuvas alguns dos caminhos ficam inacessíveis. Fazer o percurso sozinho é quase impossível, visto que é preciso cruzar rios, estar atento aos horários das marés. O parque é demasiado grande e há sempre a possibilidade de nos perdermos. Por isso mesmo, recomendamos que organizes esta parte da viagem com um profissional.
Neste primeiro dia, recomendamos que faças alguma excursão de snorkel na Reserva Biológica da Isla del Caño. Aqui, para além de veres uma grande variedade de peixes, tens muitas probabilidades de encontrar tubarões, raias e tartarugas.
Dia 10: Parque Nacional Corcovado
Dedica este dia do teu roteiro de viagem pela Costa Rica a descobrir o coração do Parque Nacional Corcovado. Dorme na famosa Estación Sirena embalado pelos sons da floresta.
Dia 11: Parque Nacional Corcovado e deslocação até Uvita
Neste dia ainda vais ter uma longa caminhada pelo Parque Nacional do Corcovado, por isso recomendamos que o faças com calma e depois pares para dormir em Uvita, a cerca de duas horas de carro. Aqui encontramos o Parque Nacional Marino Ballena, chamado assim porque durante a maré baixa se pode desfrutar de uma espécie de duna com forma de baleia e, também, porque se podem avistar baleias jubarte na sua costa durante alguns meses do ano.
Dia 12: Descanso em Uvita e deslocação para Montezuma
Depois das atividades dos dias anteriores é muito provável que estejas cansado da tua aventura. Por isso, propomos-te uma manhã tranquila em Uvita seguida de um percurso até à península de Nicoya. Nesta zona da Costa Rica desfrutarás de praias estupendas no Pacífico, onde os pores-do-sol te deixarão sem palavras. Um dos lugares mais tranquilos e com ambiente mais hippie é Montezuma, visto que o acesso a outros lugares como Sámara, Puerto Carrillo ou Tamarindo é mais complicado.
Dias 13 e 14: Península de Nicoya
Dependendo da vontade que tenhas de conhecer a zona, nestes dias poderás desfrutar tranquilamente de Montezuma ou fazer algum percurso pela península de Nicoya. Por exemplo, podes conhecer a zona de Santa Teresa ou Malpaís se o plano de ficar o dia todo na praia não te seduz.
Dia 15: Vulcão Poás e San José de Costa Rica
Recomendamos que dediques o último dia do teu roteiro de 15 dias pela Costa Rica para visitar a cratera do vulcão Poás, localizado a cerca de uma hora de San José. Num dia limpo, é possível ver todas as cores da cratera, que incluem o azul intenso de uma lagoa no seu coração.
Então, se ainda te sobrar tempo e vontade, não percas a oportunidade de dar um passeio pelas ruas do centro de San José de Costa Rica. Contempla a fachada da Catedral metropolitana, perde-te pelas ruas do Mercado Central. Passeia pela zona do Teatro Nacional ou visita algum dos seus museus como o Museu do Ouro.
Em resumo, esperamos que este roteiro de viagem pela Costa Rica em 15 dias que desenhamos te sirva para preparar a viagem! Com tantas aventuras, não te esqueças de que para viajares tranquilo. Oferecemos-te os melhores seguros de viagem na IATI Seguros. Tens opção de proteção em desportos de aventura, como os que poderás desfrutar na Costa Rica! Não te arrisques e viaja seguro com a IATI.
Finalmente, deixamos alguns artigos do nosso blog que te poderão ajudar a preparar a viagem:
- 15 coisas que deves ter em atenção quando viajas para um país novo
- Produtos feitos por ti para viajar sem plástico
- Como planear uma viagem longa de forma independente
- O que levar na mochila para uma viagem longa
- Quais os Cuidados de Saúde a ter em Viagem
- Como viajar de forma mais sustentável
Consulta também a página oficial de turismo da Costa Rica.
Artigo traduzido por Susana Almeida
4 comentários no “Roteiro de viagem de 15 dias pela Costa Rica”
Boa Tarde
Li o programa de 15 dias Costa rica
Mas nunca vi nenhuma referência a preços da viagem, quem me pode ajudar
Olá Joaquim. O nosso roteiro é apenas uma sugestão, como não somos agência de viagens não podemos facultar esses valores. Mas sugerimos que apresente este roteiro a uma agência que lhe faça o orçamento deste plano. Pode também tentar os programas já feitos das agências de viagem de aventura portuguesas, como a NOMAD, a The Wanderlust ou a Landescape. Esperamos ter ajudado. Não se esqueça de reservar o seus seguro com a IATI! Obrigada.
Gente, como é o nível de esforço de uma viagem dessas para a costa rica? muitas trilhas pesadas?
Boa tarde Thais, o nível de esforço depende dos trilhos que fizer. No geral, os trilhos mais populares são acessíveis e, dentro dos sites oficiais de cada parque natural, irá encontrar níveis de esforço e recomendações para cada trilho. Sobretudo, é naturalmente perigoso perder-se na floresta tropical, floresta nublada ou outras áreas selvagens da Costa Rica. Nunca caminhe sozinha e não saia das trilhas marcadas. Recomendamos explorar a Costa Rica com um guia treinado. Esperamos ter ajudado. Obrigado e viaje em segurança com a IATI Seguros!