Falar de Roma é falar de cultura, de história, de cinema, de gastronomia, de futebol e de muito mais. Roma é uma das capitais mais excitantes da Europa. Se ainda não a visitaste, agora é a altura certa.

Tal como diz o ditado popular “Em Roma Sê Romano”, e a melhor forma de o fazer é visitar as atrações da cidade, provar a sua gastronomia e misturares-te com as suas gentes. Antes de partires em viagem aconselhamos uma maratona de filmes italianos, que te vão deixar ainda com mais vontade de conhecer a cidade.

Para que a viagem corra sem percalços, não te esqueças de fazer o teu seguro de viagem. Na IATI ajudamos-te a escolher qual o seguro que melhor se adapta ao tipo de viagem que vais fazer.

Preparámos uma lista das melhores coisas a fazer em Roma, os monumentos essenciais e, em suma, tudo o que não podes perder na Cidade Eterna.

teto da capela sistina

O que visitar em Roma

Diz-se que uma vida não basta para conhecer Roma. A cidade é um enorme “museu” a céu aberto. De entre Monumentos, Estátuas, Igrejas, Praças e Fontes há muito por onde escolher. Já para não falar da gastronomia, Pastas, gelados e pizzas são obrigatórios numa visita à cidade.

Estas são as atrações que aconselhamos numa primeira visita à cidade. Mas Roma é uma cidade para voltar muitas vezes, e em cada uma das visitas descobrir novas atrações e redescobrir as que já visitaste.

Museus do Vaticano e a Capela Sistina

placa na entrada dos museus do vaticano

Os Museus do Vaticano são uma das atrações mais visitadas de Roma, e na nossa opinião com todo o mérito. São vários museus reunidos no Vaticano, e por isso são os museus do Vaticano, no plural, e não o Museu do Vaticano.

Os Museus do Vaticano são uma vasta galeria de obras artísticas pertencentes à Igreja Católica. Uma colecção infinita de peças de diferentes períodos, com áreas temáticas, monumentos e jardins.

Capela Sistina situa-se no Palácio Apostólico, a residência oficial do Papa. É sem dúvida a sala mais famosa do palácio. A sua fama deve-se às impressionantes pinturas que decoram a capela. Os mais aclamados são os frescos no cofre e no teto, ambos de Miguel Ângelo. A Capela Sistina tem o nome de Sixtus IV, o papa que ordenou a restauração do espaço entre 1473 e 1481. Hoje, a capela é utilizada para a reunião em que os cardeais elegem o novo papa.

teto de parte do museu do vaticano

Deixamos-te algumas dicas para a tua visita:

  • Comprar o Bilhete antecipadamente – A fila para comprar bilhete chega a ter mais de uma hora de espera, por isso é aconselhável comprar o bilhete online. Podes fazê-lo através dos vários sites de venda de bilhetes para atrações turísticas que existem ou no site dos museus de vaticano.
  • Atenção à Roupa – Lembra-te que estás num local sagrado. É proibido entrar com calções, mini-saia, decotes, ombros à mostra, e chapéus.
  • Objetos Proibidos – Na entrada tens de passar pelo detetor de metais. Por isso tudo o que não passa no detetor de metais não vale a pena levares contigo. Outros objetos proibidos são chapéus de chuva e selfie sticks.
  • Áudio-guia – Podes alugar o áudio-guia à entrada dos museus, ou fazê-lo também antecipadamente aquando da compra do bilhete online. O áudio-guia tem um sistema de reconhecimento das obras de arte e não necessita de ligação à internet.
  • Terraço – Antes de iniciar o percurso pelos museus fica o terraço, que pode passar despercebido aos mais distraídos. Daqui podes ter uma vista magnifica dos jardins do Vaticano. E tirar fotos fantásticas.
  • Ir com tempo – Aconselhamos a reservar pelo menos umas três horas do teu dia para esta visita. Os museus requerem uma visita com tempo.

 

Basílica de São Pedro

basilica de São Pedro no Vaticano

Também dentro da Cidade do Vaticano encontra-se a Basílica de São Pedro. Recomendamo-la como um dos lugares a ver em Roma, porque é a maior igreja cristã do mundo. Só por essa razão, vale a pena entrar e ficar impressionado com o tamanho do edifício e todos os detalhes que este esconde. Dentro está a Pietàuma escultura feita por Miguel Ângelo entre 1498 e 1499. É uma das mais belas esculturas da história da arte.

Além disso, a basílica está situada acima do local de sepultamento de São Pedro, um dos doze apóstolos e o primeiro bispo de Roma.

O interior da basílica pode ser visitado gratuitamente. Contudo, se quiseres aceder ao miradouro que há na cúpula, terás de pagar uma taxa de entrada separada. Este bilhete é comprado na própria basílica, não pode ser comprado antecipadamente e deve ser pago em dinheiro. Recomendamo-lo? Sim, sim e três vezes sim. Subir à cúpula da Basílica de São Pedro é uma das coisas a fazer em Roma, porque as vistas do Vaticano e da cidade de Roma vão deixar-te de boca aberta.

Coliseu, Fórum e o Monte Palatino

museu palatino em Roma

Outro ponto a visitar em Roma é o Coliseu, o Fórum Romano e o Monte Palatino. Neste caso, também os agrupámos porque o bilhete de entrada dá acesso a estas atrações turísticas.

O Coliseu ou Anfiteatro Flaviano quase não precisa de introdução. É um anfiteatro da época do Império Romano (ou seja, há cerca de 2.000 anos). O seu nome original refere-se à dinastia flamenga, que a mandou construir. Mas é conhecido como o Coliseu por causa de uma grande estátua do Colosso de Nero que se encontrava nas proximidades, mas que já não é preservada. A história do Coliseu e o seu bom estado de conservação valeram-lhe a designação de Património Mundial da UNESCO em 1980 e uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno em 2007.

O Fórum Romano era o fórum da Cidade. O fórum era onde se encontravam todas as instituições governamentais, o mercado e os templos religiosos. Hoje em dia só restam os restos destes edifícios. E embora para muitos possam ser apenas pedras, uma das coisas a fazer em Roma é dar um passeio pelo fórum para compreender como funcionavam os espaços urbanos na cidade de Roma. É muito interessante!

O Monte Palatino é uma das sete colinas de Roma e separa o Fórum Romano do Circus Maximus. É uma das zonas mais antigas de Roma. De facto, acredita-se ser o local onde Rômulo fundou Roma. A verdade é que neste enclave existem sítios arqueológicos que datam de 1000 AC.

Anda à volta do Circus Maximus e aprecia as suas dimensões

Circo Máximo em Roma

Enquanto estiveres na área do Fórum Romano, aproveita a oportunidade para visitar o Circus Maximus. Este estádio de corridas de biga da Roma Antiga era o maior circo da antiga civilização romana. Estima-se que poderia albergar até 300.000 espectadores e que a pista poderia acomodar até 12 carroças.

Atualmente conserva-se pequenos restos do Circo. Acredita-se que o material das cadeiras foi utilizado para construir outros edifícios durante o período medieval, e é por isso que a maioria deles desapareceu. Assim, apesar de recomendarmos que venhas vê-lo, deves saber que apenas a pista de corridas, agora coberta de relva, e alguns dos portões de partida permanecem.

Experimenta a realidade virtual nos banhos de Caracalla

termas de caracalla em Roma

Outra visita obrigatória em Roma é uma visita às Termas de Caracalla. Estes antigos banhos públicos foram construídos entre 212 e 217 DC. Hoje apenas as ruínas dos banhos permanecem, mas foram transformadas numa atração turística muito interessante graças à realidade virtual. Quando compras o teu bilhete, podes também alugar óculos de realidade virtual que te permitem andar pelo recinto e vê-lo como se acredita ter sido durante a Roma Imperial.

Passeia pelos jardins da Villa Borghese e entra na Galeria Borghese

galleria borghese

Os jardins da Villa Borghese são para Roma o que o Central Park é para Nova Iorque. Uma grande área verde onde se pode dar um passeio e afastares-te do movimentado (e muito turístico) centro de Roma. É também o lar de um dos mais belos museus de Roma, a Galeria Borghese. A galeria alberga uma grande colecção de pinturas, esculturas e antiguidades iniciada pelo Cardeal Scipione Borghese.

Sobe ao convés de observação do Monumento Vittorio Emanuele II

Monumento Vittorio Emanuele

Reconhecerás o Monumento a Vittorio Emanuele II porque é uma massa de mármore que pode ser vista de praticamente todos os cantos de Roma. É também conhecido como o Altar da Pátria. Foi construído em honra do primeiro rei da Itália unificada, Victor Emmanuel II.

Mas a melhor coisa do monumento não é o edifício em si, mas as vistas do seu miradouro. Nas traseiras, construíram um elevador para aceder ao último terraço. E se tiveres a oportunidade, não percas as vistas. É um dos melhores pontos de vista da cidade e subir é uma das coisas que se deve fazer em Roma.

Entra no Pantheon e maravilha-te com o seu tamanho

Panteão em Roma

Chegar à praça do Panteão é uma inspiração maravilhosa. Quando se vira a esquina e tal edifício aparece diante de ti, compreende-se porque é que Roma é tão especial. As suas ruas estão cheias de história. E não importa quantos destes edifícios possas ter visto em imagens, a realidade ultrapassa-os sempre. O Panteão é um templo circular construído em honra de todos os deuses – o melhor de tudo, é grátis!

Uma das coisas a fazer em Roma é ir ao Panteão ao amanhecer para apreciares o edifício e a praça desocupada. É mágico.

Faz um tour pelas diferentes praças de Roma

Fontana di Trevi em Roma

Em Roma, a vida tem lugar nas praças. E não há apenas alguns, não. Estas são as praças essenciais a ver em Roma:

  • Campo dei Fiori: nesta praça existe um mercado diário com fruta, legumes, flores e produtos típicos italianos que podem ser utilizados como lembranças.
  • Piazza della Fontana di Trevi: aqui encontrarás a fonte mais famosa de Roma. E lembra-te, uma das coisas a fazer em Roma é atirar uma moeda para a Fonte de Trevi para garantires o teu regresso à Cidade Eterna.
  • Piazza di Spagna: O seu nome vem da embaixada de Espanha junto da Santa Sé. A praça está situada ao pé dos degraus de Trinità dei Monti.
  • Piazza Navona: esta praça tem um valor artístico muito importante porque tem esculturas, fontes e edifícios como Igreja de Santa Agnes em Agonia. Mas é também um ponto de encontro para artistas de rua, vendedores de rua e turistas. Uma praça cheia de vida e um dos melhores lugares para se ver em Roma.

Prova a Gastronomia Típica de Roma

alcachofas prato tipico italiano

Já é tempo de falarmos de comida. Porque, sejamos honestos: não se vai a Roma só para ver monumentos, ruínas e esculturas. Roma tem de ser saboreada. Portanto, se estiveres a preparar a tua próxima viagem à Cidade Eterna, começa por fazer uma lista de restaurantes, trattorias e gelatarias onde poderás encher-te de pizzas, massas, gelados e bom vinho. A boa vida!

A gastronomia de Roma tem por base o que a população mais pobre comia. Uma vez que não podiam dar-se ao luxo de comer os produtos mais caros, encontraram formas criativas de aproveitar os alimentos a que tinham acesso.

  • Carciofi (alcachofras) – Estas são confecionadas de várias formas. As carciofi são as alcachofras grandes e as carciofini são as mini alcachofras.
  • Pratos de Coda (rabo de boi) ou tripa (dobrada)
  • Filetes de baccalà frito (bacalhau frito)
  • Bruschetta – Pão ligeiramente torrado e barrado com alho. Pode ser guarnecido com tomate ou patés.
  • Nas pastas destacam-se o spaghetti carbonara e all’amatriciana

É habitual nos restaurantes, enquanto esperam serem servidos, oferecerem limoncello, um licor de limão tipicamente italiano. Uma refeição completa é composta por três pratos. A entrada (antipasto), primeiro e segundo pratos, que podem ser acompanhados por salada (insalata) ou guarnição (contorno). No final não pode faltar a sobremesa e o café.

Normalmente o primeiro prato é composto por pastas e o segundo por carne ou peixe.

basilica de sao pedro iluminada a noite

Já sabes que há muitas coisas para fazer em Roma. Por este motivo, recomendamos que dediques pelo menos quatro dias inteiros à cidade. Dessa forma, poderás fazer tudo o que te sugerimos, e certamente algo mais.

Não te esqueças de passear pelas ruas e explorar os diferentes bairros de Romaprestando especial atenção ao Trastevere, um dos bairros mais bonitos e atmosféricos.

O que pensas das nossas sugestões, achas que falta alguma coisa em Roma que não conste desta lista? Deixa-nos um comentário!

 

melhor seguro de viagem para itália