Falar de Roma é falar de cultura, de história, de cinema, de gastronomia, de futebol e de muito mais. Roma é uma das capitais mais excitantes da Europa. Se ainda não a visitaste, agora é a altura certa.
Tal como diz o ditado popular “Em Roma Sê Romano”, e a melhor forma de o fazer é visitar as atrações da cidade, provar a sua gastronomia e misturares-te com as suas gentes. Antes de partires em viagem aconselhamos uma maratona de filmes italianos, que te vão deixar ainda com mais vontade de conhecer a cidade.
Para que a viagem corra sem percalços, não te esqueças de fazer o teu seguro de viagem. Na IATI ajudamos-te a escolher qual o seguro que melhor se adapta ao tipo de viagem que vais fazer.
Preparámos uma lista das melhores coisas a fazer em Roma, os monumentos essenciais e, em suma, tudo o que não podes perder na Cidade Eterna.
Contents
- 1 O que visitar em Roma
- 1.1 Museus do Vaticano e a Capela Sistina
- 1.2 Basílica de São Pedro
- 1.3 Coliseu, Fórum e o Monte Palatino
- 1.4 Anda à volta do Circus Maximus e aprecia as suas dimensões
- 1.5 Experimenta a realidade virtual nos banhos de Caracalla
- 1.6 Passeia pelos jardins da Villa Borghese e entra na Galeria Borghese
- 1.7 Sobe ao convés de observação do Monumento Vittorio Emanuele II
- 1.8 Entra no Pantheon e maravilha-te com o seu tamanho
- 1.9 Faz um tour pelas diferentes praças de Roma
- 2 Prova a Gastronomia Típica de Roma
O que visitar em Roma
Diz-se que uma vida não basta para conhecer Roma. A cidade é um enorme “museu” a céu aberto. De entre Monumentos, Estátuas, Igrejas, Praças e Fontes há muito por onde escolher. Já para não falar da gastronomia, Pastas, gelados e pizzas são obrigatórios numa visita à cidade.
Estas são as atrações que aconselhamos numa primeira visita à cidade. Mas Roma é uma cidade para voltar muitas vezes, e em cada uma das visitas descobrir novas atrações e redescobrir as que já visitaste.
Museus do Vaticano e a Capela Sistina
Os Museus do Vaticano são uma das atrações mais visitadas de Roma, e na nossa opinião com todo o mérito. São vários museus reunidos no Vaticano, e por isso são os museus do Vaticano, no plural, e não o Museu do Vaticano.
Os Museus do Vaticano são uma vasta galeria de obras artísticas pertencentes à Igreja Católica. Uma colecção infinita de peças de diferentes períodos, com áreas temáticas, monumentos e jardins.
A Capela Sistina situa-se no Palácio Apostólico, a residência oficial do Papa. É sem dúvida a sala mais famosa do palácio. A sua fama deve-se às impressionantes pinturas que decoram a capela. Os mais aclamados são os frescos no cofre e no teto, ambos de Miguel Ângelo. A Capela Sistina tem o nome de Sixtus IV, o papa que ordenou a restauração do espaço entre 1473 e 1481. Hoje, a capela é utilizada para a reunião em que os cardeais elegem o novo papa.
Deixamos-te algumas dicas para a tua visita:
- Comprar o Bilhete antecipadamente – A fila para comprar bilhete chega a ter mais de uma hora de espera, por isso é aconselhável comprar o bilhete online. Podes fazê-lo através dos vários sites de venda de bilhetes para atrações turísticas que existem ou no site dos museus de vaticano.
- Atenção à Roupa – Lembra-te que estás num local sagrado. É proibido entrar com calções, mini-saia, decotes, ombros à mostra, e chapéus.
- Objetos Proibidos – Na entrada tens de passar pelo detetor de metais. Por isso tudo o que não passa no detetor de metais não vale a pena levares contigo. Outros objetos proibidos são chapéus de chuva e selfie sticks.
- Áudio-guia – Podes alugar o áudio-guia à entrada dos museus, ou fazê-lo também antecipadamente aquando da compra do bilhete online. O áudio-guia tem um sistema de reconhecimento das obras de arte e não necessita de ligação à internet.
- Terraço – Antes de iniciar o percurso pelos museus fica o terraço, que pode passar despercebido aos mais distraídos. Daqui podes ter uma vista magnifica dos jardins do Vaticano. E tirar fotos fantásticas.
- Ir com tempo – Aconselhamos a reservar pelo menos umas três horas do teu dia para esta visita. Os museus requerem uma visita com tempo.
Basílica de São Pedro
Também dentro da Cidade do Vaticano encontra-se a Basílica de São Pedro. Recomendamo-la como um dos lugares a ver em Roma, porque é a maior igreja cristã do mundo. Só por essa razão, vale a pena entrar e ficar impressionado com o tamanho do edifício e todos os detalhes que este esconde. Dentro está a Pietà, uma escultura feita por Miguel Ângelo entre 1498 e 1499. É uma das mais belas esculturas da história da arte.
Além disso, a basílica está situada acima do local de sepultamento de São Pedro, um dos doze apóstolos e o primeiro bispo de Roma.
O interior da basílica pode ser visitado gratuitamente. Contudo, se quiseres aceder ao miradouro que há na cúpula, terás de pagar uma taxa de entrada separada. Este bilhete é comprado na própria basílica, não pode ser comprado antecipadamente e deve ser pago em dinheiro. Recomendamo-lo? Sim, sim e três vezes sim. Subir à cúpula da Basílica de São Pedro é uma das coisas a fazer em Roma, porque as vistas do Vaticano e da cidade de Roma vão deixar-te de boca aberta.
Coliseu, Fórum e o Monte Palatino
Outro ponto a visitar em Roma é o Coliseu, o Fórum Romano e o Monte Palatino. Neste caso, também os agrupámos porque o bilhete de entrada dá acesso a estas atrações turísticas.
O Coliseu ou Anfiteatro Flaviano quase não precisa de introdução. É um anfiteatro da época do Império Romano (ou seja, há cerca de 2.000 anos). O seu nome original refere-se à dinastia flamenga, que a mandou construir. Mas é conhecido como o Coliseu por causa de uma grande estátua do Colosso de Nero que se encontrava nas proximidades, mas que já não é preservada. A história do Coliseu e o seu bom estado de conservação valeram-lhe a designação de Património Mundial da UNESCO em 1980 e uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno em 2007.
O Fórum Romano era o fórum da Cidade. O fórum era onde se encontravam todas as instituições governamentais, o mercado e os templos religiosos. Hoje em dia só restam os restos destes edifícios. E embora para muitos possam ser apenas pedras, uma das coisas a fazer em Roma é dar um passeio pelo fórum para compreender como funcionavam os espaços urbanos na cidade de Roma. É muito interessante!
O Monte Palatino é uma das sete colinas de Roma e separa o Fórum Romano do Circus Maximus. É uma das zonas mais antigas de Roma. De facto, acredita-se ser o local onde Rômulo fundou Roma. A verdade é que neste enclave existem sítios arqueológicos que datam de 1000 AC.
Anda à volta do Circus Maximus e aprecia as suas dimensões
Enquanto estiveres na área do Fórum Romano, aproveita a oportunidade para visitar o Circus Maximus. Este estádio de corridas de biga da Roma Antiga era o maior circo da antiga civilização romana. Estima-se que poderia albergar até 300.000 espectadores e que a pista poderia acomodar até 12 carroças.
Atualmente conserva-se pequenos restos do Circo. Acredita-se que o material das cadeiras foi utilizado para construir outros edifícios durante o período medieval, e é por isso que a maioria deles desapareceu. Assim, apesar de recomendarmos que venhas vê-lo, deves saber que apenas a pista de corridas, agora coberta de relva, e alguns dos portões de partida permanecem.
Experimenta a realidade virtual nos banhos de Caracalla
Outra visita obrigatória em Roma é uma visita às Termas de Caracalla. Estes antigos banhos públicos foram construídos entre 212 e 217 DC. Hoje apenas as ruínas dos banhos permanecem, mas foram transformadas numa atração turística muito interessante graças à realidade virtual. Quando compras o teu bilhete, podes também alugar óculos de realidade virtual que te permitem andar pelo recinto e vê-lo como se acredita ter sido durante a Roma Imperial.
Passeia pelos jardins da Villa Borghese e entra na Galeria Borghese
Os jardins da Villa Borghese são para Roma o que o Central Park é para Nova Iorque. Uma grande área verde onde se pode dar um passeio e afastares-te do movimentado (e muito turístico) centro de Roma. É também o lar de um dos mais belos museus de Roma, a Galeria Borghese. A galeria alberga uma grande colecção de pinturas, esculturas e antiguidades iniciada pelo Cardeal Scipione Borghese.
Sobe ao convés de observação do Monumento Vittorio Emanuele II
Reconhecerás o Monumento a Vittorio Emanuele II porque é uma massa de mármore que pode ser vista de praticamente todos os cantos de Roma. É também conhecido como o Altar da Pátria. Foi construído em honra do primeiro rei da Itália unificada, Victor Emmanuel II.
Mas a melhor coisa do monumento não é o edifício em si, mas as vistas do seu miradouro. Nas traseiras, construíram um elevador para aceder ao último terraço. E se tiveres a oportunidade, não percas as vistas. É um dos melhores pontos de vista da cidade e subir é uma das coisas que se deve fazer em Roma.
Entra no Pantheon e maravilha-te com o seu tamanho
Chegar à praça do Panteão é uma inspiração maravilhosa. Quando se vira a esquina e tal edifício aparece diante de ti, compreende-se porque é que Roma é tão especial. As suas ruas estão cheias de história. E não importa quantos destes edifícios possas ter visto em imagens, a realidade ultrapassa-os sempre. O Panteão é um templo circular construído em honra de todos os deuses – o melhor de tudo, é grátis!
Uma das coisas a fazer em Roma é ir ao Panteão ao amanhecer para apreciares o edifício e a praça desocupada. É mágico.
Faz um tour pelas diferentes praças de Roma
Em Roma, a vida tem lugar nas praças. E não há apenas alguns, não. Estas são as praças essenciais a ver em Roma:
- Campo dei Fiori: nesta praça existe um mercado diário com fruta, legumes, flores e produtos típicos italianos que podem ser utilizados como lembranças.
- Piazza della Fontana di Trevi: aqui encontrarás a fonte mais famosa de Roma. E lembra-te, uma das coisas a fazer em Roma é atirar uma moeda para a Fonte de Trevi para garantires o teu regresso à Cidade Eterna.
- Piazza di Spagna: O seu nome vem da embaixada de Espanha junto da Santa Sé. A praça está situada ao pé dos degraus de Trinità dei Monti.
- Piazza Navona: esta praça tem um valor artístico muito importante porque tem esculturas, fontes e edifícios como Igreja de Santa Agnes em Agonia. Mas é também um ponto de encontro para artistas de rua, vendedores de rua e turistas. Uma praça cheia de vida e um dos melhores lugares para se ver em Roma.
Prova a Gastronomia Típica de Roma
Já é tempo de falarmos de comida. Porque, sejamos honestos: não se vai a Roma só para ver monumentos, ruínas e esculturas. Roma tem de ser saboreada. Portanto, se estiveres a preparar a tua próxima viagem à Cidade Eterna, começa por fazer uma lista de restaurantes, trattorias e gelatarias onde poderás encher-te de pizzas, massas, gelados e bom vinho. A boa vida!
A gastronomia de Roma tem por base o que a população mais pobre comia. Uma vez que não podiam dar-se ao luxo de comer os produtos mais caros, encontraram formas criativas de aproveitar os alimentos a que tinham acesso.
- Carciofi (alcachofras) – Estas são confecionadas de várias formas. As carciofi são as alcachofras grandes e as carciofini são as mini alcachofras.
- Pratos de Coda (rabo de boi) ou tripa (dobrada)
- Filetes de baccalà frito (bacalhau frito)
- Bruschetta – Pão ligeiramente torrado e barrado com alho. Pode ser guarnecido com tomate ou patés.
- Nas pastas destacam-se o spaghetti carbonara e all’amatriciana
É habitual nos restaurantes, enquanto esperam serem servidos, oferecerem limoncello, um licor de limão tipicamente italiano. Uma refeição completa é composta por três pratos. A entrada (antipasto), primeiro e segundo pratos, que podem ser acompanhados por salada (insalata) ou guarnição (contorno). No final não pode faltar a sobremesa e o café.
Normalmente o primeiro prato é composto por pastas e o segundo por carne ou peixe.
Já sabes que há muitas coisas para fazer em Roma. Por este motivo, recomendamos que dediques pelo menos quatro dias inteiros à cidade. Dessa forma, poderás fazer tudo o que te sugerimos, e certamente algo mais.
Não te esqueças de passear pelas ruas e explorar os diferentes bairros de Roma, prestando especial atenção ao Trastevere, um dos bairros mais bonitos e atmosféricos.
O que pensas das nossas sugestões, achas que falta alguma coisa em Roma que não conste desta lista? Deixa-nos um comentário!