A província de Cádis é, recorrentemente, um dos destinos de verão preferidos de muitos portugueses. Cádis capital, El Puerto de Santa María, Conil, Chiclana ou Tarifa são normalmente os grandes “culpados”, mas há muitos mais protagonistas que fazem desta uma atração turística inegável. É por isso que, neste artigo, vamos recomendar-te o que ver na província de Cádis, e o que não pode faltar na tua visita.
Cádis é um destino para voltar verão após verão, porque é impossível visitar todos os recantos mágicos da província num só verão, ia demorar anos!
Juntamente com as Ilhas Canárias e as Ilhas Baleares, é um destino que reúne a melhor temperatura média de Espanha em qualquer altura do ano. Estamos a falar de um destino que possui algumas das melhores praias de Espanha (e do mundo!), cidades e aldeias do interior declaradas Património da Humanidade, Parques Nacionais, uma gastronomia que oferece o melhor do mar e da terra e, claro, muita arte.
Para chegar a Cádis, podes ir de comboio, estrada e avião (com voos de/para o aeroporto de Jerez). Está muito bem interligada, principalmente por causa de Sevilha, e com um bom serviço de transportes públicos dentro da província.
Contents
- 1 As 8 melhores coisas para fazer na província de Cádis
- 1.1 Perde-te nas ruas de Cádis
- 1.2 Desfrutar de um pôr-do-sol na praia
- 1.3 Vejer de la Frontera para comer umas tapas e passear pelas ruas
- 1.4 Provar as tortillitas de camarão e gambas de Sanlúcar de Barrameda
- 1.5 Visita ao Farol de Trafalgar
- 1.6 À descoberta de Conil de la Frontera
- 1.7 Visitar a praia de Valdevaqueros, em Tarifa
- 1.8 Assistir a uma corrida no Circuito de Jerez
As 8 melhores coisas para fazer na província de Cádis
A lista de coisas para fazer e ver na província de Cádis poderia ser interminável. No entanto, para facilitar a tua escolha entre que cidade ficar ou o que fazer, aqui estão 8 das nossas coisas favoritas para fazer.
Perde-te nas ruas de Cádis
Quer comeces o teu passeio na zona mais próxima de La Caleta, onde se encontra a Catedral, ou em La Punta de San Felipe, na parte norte, vais divertir-te muito se te perderes pelo centro histórico.
Por isso mesmo, recomendamos que esqueças o GPS e que andes por aí sem rumo. Desta forma, vais descobrir locais tão emblemáticos como o Pópulo, a Viña, a Praça de Espanha, a Praça de Santo António, monumentos como a Catedral, a Torre de Tavira e as Catacumbas.
Para saíres com um bom gosto na boca, não podes deixar o centro sem experimentar a sua gastronomia, restaurantes como El Balandro, Cumbres Mayores, o Mercado de Abastos, ou Casa Manteca são clássicos altamente recomendados.
Desfrutar de um pôr-do-sol na praia
Os entardeceres de Cádis são famosos em todo o mundo. Os melhores entardeceres da província são os da cidade de Cádis, já que o horizonte é completamente claro, sem luzes de edifícios ou de terra à vista que impeçam o sol de desaparecer.
A melhor coisa a fazer é ir às praias de La Caleta, Santa María del Mar, La Victoria ou Cortadura, todas elas praias urbanas da capital e acessíveis a pé. Para isso basta sentares-te na areia seca e desfrutares de um pôr-do-sol incrível. É muito provável que observes um céu vermelho profundo e possas apreciar perfeitamente a esfera do sol como uma bola vermelha a ser engolida pelo mar.
Vejer de la Frontera para comer umas tapas e passear pelas ruas
Vejer de la Frontera é uma das aldeias mais encantadoras de Espanha, uma das aldeias brancas por excelência, e uma das nossas favoritas em Cádis. Situada no topo de uma colina, as ruas estreitas com paredes brancas e vasos de flores são reconhecidas como um Sítio Histórico-Artístico.
Perde-te em Vejer, esquece o Google Maps e passeia sem rumo pelas ruas. Descobre os seus miradouros com vista para a cidade e para o infinito, visita o Convento das Concepcionistas e o Castelo ou a Igreja do Divino Salvador. Por último, para uma experiência imperdível, termina na Praça de Espanha a comer tapas e provar iguarias típicas de Vejer e da província de Cádis.
Provar as tortillitas de camarão e gambas de Sanlúcar de Barrameda
Há quem diga que as melhores tortillitas de camarão do mundo são as de Sanlúcar de Barrameda. Com camarões enormes e um ponto de fritura incrível, e que mais do que uma se “desenrolou” com as suas batatas com tempero, os seus famosos camarões e, claro, o seu famoso vinho local para acompanhar a refeição.
Contudo Sanlúcar é muito mais. Tem uma história e monumentos incríveis, denominados Conjunto Histórico Artístico. Além disso está situada às portas do Parque Nacional de Doñana, pelo que podes reservar uma excursão para o conhecer.
Visita ao Farol de Trafalgar
A um curto passeio de Barbate e Vejer de la Frontera encontramos este farol, sob a Playa del Faro. Um farol que não é apenas bonito, mas que está localizado num enclave geográfico espetacular. Para lá chegar é preciso caminhar durante alguns minutos por um caminho de praia e dunas selvagens, como num filme.
Como se isso não bastasse, estamos a falar de um farol de 1860. Afinal é uma referência na famosa Batalha de Trafalgar, considerada a batalha mais importante do século XIX, onde os britânicos lutaram contra os espanhóis com o objetivo de derrubar Napoleão Bonaparte. Então é isso, um filme.
À descoberta de Conil de la Frontera
Todos os verões regressamos a um dos principais protagonistas da província de Cádis, Conil de la Frontera. Conil tem tudo o que um bom verão pode pedir: quilómetros de praias de areia fina, pequenas enseadas, uma gastronomia invejável, uma cidadezinha encantadora com ruas estreitas e paredes brancas, e o que os jovens mais exigem, muito lazer.
A tudo isto acrescentamos os preços incríveis do aluguer de casa (ou hotéis), da alimentação ou de qualquer outra coisa que se faça na província de Cádis. E Conil não vai ser menos, aqui podes desfrutar de umas férias espetaculares a preço de saldo. Mais uma das coisas para ver e fazer em Cádis.
Visitar a praia de Valdevaqueros, em Tarifa
Outra coisa para fazer em Cádis é visitar Tarifa, um paraíso para os amantes dos desportos aquáticos. No entanto, é também uma cidade com muita história, a um passo da costa de Marrocos, com muito ambiente e coisas para ver e fazer.
Entre elas, visitar uma das praias mais divertidas do mundo, a praia de Valdevaqueros com a sua areia fina e dourada e águas límpidas. É conhecida pelo número de pessoas que praticam windsurf, pelo que podemos obter uma imagem invulgar numa praia utilizada por banhistas.
Não te preocupes, não te vai acontecer nada. Aliás, muito perto desta praia encontramos a Playa de los Alemanes que, para muitos, é a melhor praia de Espanha.
Assistir a uma corrida no Circuito de Jerez
Mesmo que não sejas um grande fã de motas, vale a pena experimentares a atmosfera de um dos melhores circuitos de MotoGP do mundo, o Jerez-Ángel Nieto.
O ambiente neste fim-de-semana em toda a província, especialmente em El Puerto de Santa María e Jerez, é de muito boas vibrações, muita gente de toda a Espanha, com muitas motos de todos os tipos.
Em suma, isto é apenas uma pequena parte do que podes ver na província de Cádis. No entanto, encorajamos-te a visitá-la e a descobri-la sozinho, com os teus amigos, parceiro/a ou família. Não tens desculpa para não visitar Cádis, seja no verão, no outono, na primavera ou no inverno (sim, também não podes perder os seus famosos carnavais).
Outros artigos que te podem interessar: