Contents
- 1 Quantos dias são necessários para visitar São Paulo?
- 1.1 1. Mercado Municipal de São Paulo
- 1.2 2. Edifício Altino Arantes, vistas maravilhosas para ver em São Paulo
- 1.3 3. Passear pela Avenida Paulista, um passeio obrigatório em São Paulo
- 1.4 4. Aprecia a vista da avenida a partir do mirante do SESC – Mirante SESC Avenida Paulista
- 1.5 5. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)
- 1.6 6. Mais museus para ver em São Paulo
- 1.7 7. Catedral Metropolitana de São Paulo ou Catedral da Sé
- 1.8 8. Mosteiro de São Bento
- 1.9 9. Teatro Municipal de São Paulo
- 1.10 10. Parque do Ibirapuera, um pulmão verde para visitar em São Paulo
- 1.11 11. Beco do Batman e Vila Madalena
- 1.12 12. Bairro da Liberdade, talvez o bairro mais interessante para ver em São Paulo
- 2 Excursões para fazer em São Paulo
- 3 Segurança em São Paulo, como visitar sem problemas
Quantos dias são necessários para visitar São Paulo?
1. Mercado Municipal de São Paulo
Se queres começar a tua visita a São Paulo com o pé direito, recomendamos que visites um dos locais mais emblemáticos: o Mercado Municipal de São Paulo, vulgarmente conhecido como Mercadão, tanto pela sua grande dimensão como pela sua importância cultural e turística.
Inaugurado em 1933 e construído em estilo eclético, com toques góticos e neoclássicos, o mercado ocupa uma área de 12.600 metros quadrados com quase 300 lojas e emprega diariamente cerca de 1.500 pessoas. Apesar de estar localizado no centro histórico e ser um local visitado por muitos turistas de todo o mundo, é um mercado onde os próprios paulistanos ainda fazem compras e onde se realiza o comércio grossista e em grande escala.
Em 2004 foi renovado e restaurado, pelo que se pode admirar a sua enorme fachada e os 55 belos vitrais do artista alemão Conrado Sorgenicht Filho, que também trabalhou na Catedral da Sé ou Catedral de São Paulo. Um passeio pela enorme variedade de frutas, verduras e temperos trazidos de quase todas as partes deste enorme país é obrigatório, assim como uma visita à área do restaurante e do bar.
Neste último, há uma protagonista: a sandes de pão com mortadela. É mais uma torre, com uma quantidade brutal de fatias deste enchido, umas a seguir às outras, de tal forma que pode ser difícil trincar tudo. O local mais famoso para a comer é o Bar do Mané, que abriu as portas com a abertura do mercado e é atualmente gerido pela quarta geração da família Cardoso, de ascendência portuguesa.
2. Edifício Altino Arantes, vistas maravilhosas para ver em São Paulo
3. Passear pela Avenida Paulista, um passeio obrigatório em São Paulo
Um roteiro das melhores coisas para fazer em São Paulo não estaria completo sem um passeio pela famosa Avenida Paulista, sem dúvida a avenida mais emblemática da cidade. Criada no final do século XIX pela elite cafeicultora, que queria morar na cidade, mas não nas áreas mais movimentadas, foi aqui que belas residências e mansões de estilo eclético foram construídas e pertencentes às famílias ricas da época.
Esta avenida foi a primeira via pública pavimentada da cidade, com materiais importados da Alemanha. Com o passar dos anos, por volta de meados da década de 1950, o desenvolvimento económico e a expansão de São Paulo fizeram com que os casarões fossem gradualmente transformados em prédios comerciais e escritórios (restam poucos, sendo o melhor exemplo a Casa das Rosas), além dos enormes arranha-céus que podemos ver hoje.
A Avenida Paulista e seus arredores são um importante centro financeiro e comercial, e nela se encontram diversos restaurantes e bares (se gostas de comida de rua, não deixes de visitar o Calçadão Urbanoide, repleto de foodtrucks), museus (falaremos de alguns deles abaixo), bibliotecas, teatros, parques e alamedas. Entre os prédios mais interessantes para visitar em São Paulo localizados nessa avenida estão o Centro Cultural FIESP, a Japan House, o Instituto Moreira Salles e o Instituto Itaú Cultural. Todos eles têm exposições muito interessantes que podem ser visitadas por horas, e é por isso que sempre dizemos que há muitas coisas para fazer em São Paulo na esfera cultural.
Boas épocas para visitar são os domingos ou feriados, das 10h às 18h, quando a avenida fica fechada ao trânsito e os moradores podem ser vistos curtindo-a a pé ou de bicicleta. Se possível, recomendamos que evites as segundas-feiras, pois muitos dos museus e centros culturais estão fechados nesse dia.
Finalmente, se te apetecer ter um especialista a contar-te tudo sobre esta parte da cidade, recomendamos que te inscrevas nesta visita guiada à Avenida Paulista. A duração é de 4 horas e é feita em espanhol.
4. Aprecia a vista da avenida a partir do mirante do SESC – Mirante SESC Avenida Paulista
Apesar de estar localizado na Avenida Paulista, quisemos dedicar uma secção separada a este mirante para que não passasse despercebido. As agências do SESC (Serviço Social do Comércio) funcionam como centros culturais e a da Avenida Paulista é uma das mais animadas, com uma agenda que inclui exposições, visitas guiadas, peças de teatro e muito mais. Pode ser consultada neste link.
Ao longo dos seus 17 andares, encontras lojas, cafés, salas de ginástica, áreas para crianças, salas de exposições e, o mais interessante, o miradouro no último andar. A partir daqui, tens uma excelente vista da Avenida Paulista e do resto de São Paulo, bem como um restaurante (Café Terraço) para relaxar e apreciar tudo. A desvantagem? O acesso ao mirante e ao café é regulamentado e só pode ser feito mediante reserva através de um aplicativo do SESC. Toda a informação que precisas está aqui.
5. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)
Se há um museu a visitar em São Paulo, é o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand ou MASP, que também pode ser considerado um dos mais importantes museus do Brasil, pois alberga uma das melhores coleções de arte da América Latina, com obras que vão desde a antiguidade clássica até à época contemporânea. Aqui é possível ver peças de artistas importantes como Velázquez, El Greco, Botticelli, Rubens e Rembrandt, que certamente farão lembrar alguma coisa.
Além disso, o prédio é uma obra de arte em si e, de fato, é considerado uma das principais obras da arquitetura moderna no Brasil. Foi projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi e o aspeto mais característico é a praça pública que se forma no que se pode chamar o piso térreo, fazendo com que pareça que o museu está suspenso no ar.
Podes encontrar mais informações sobre o horário de funcionamento, as taxas de entrada e as exposições atuais no website oficial. Gostarás de saber que a entrada é gratuita às terças-feiras e na primeira quinta-feira de cada mês.
6. Mais museus para ver em São Paulo
Claro que o anterior não é o único museu para ver em São Paulo, por isso, se tiveres tempo, recomendo-te investigar os seguintes:
- Pinacoteca do Estado: com mais de 6.000 obras, aqui encontrarás uma das coleções mais importantes de pintura brasileira dos séculos XIX e XX.
- Museu Catavento: localizado no bonito Palácio das Indústrias, é um interessante museu de ciências com 12.000 metros quadrados orientado para os jovens.
- Museu do Futebol: situado no Estádio Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Estádio do Pacaembu, onde se narra a história do futebol desde o seu nascimento no Brasil até hoje. Um imprescindível para fazer em São Paulo se és amante deste desporto.
- Museu Paulista ou Museu do Ipiranga: pertence à Universidade de São Paulo e é um dos mais interessantes se quiseres aprofundar a Independência do Brasil. A obra mais importante é “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, de 1888.
- Memorial da América Latina: uma obra do popular arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, onde encontrarás exposições de cultura latino-americana.
7. Catedral Metropolitana de São Paulo ou Catedral da Sé
Dentro do centro histórico, um dos lugares mais interessantes é a Catedral Metropolitana de São Paulo, também conhecida como Catedral da Sé, localizada na Praça da Sé. É dedicada à Assunção de Maria e sua construção começou em 1913, prolongando-se por 40 anos.
É a maior igreja da cidade e apresenta claramente um estilo neogótico, com uma grande cúpula central e duas torres de 92 metros de altura. Na cripta descansam os restos de personagens importantes da história brasileira, como o líder indígena Tibiriçá e o Regente Feijó. Além disso, vale a pena entrar para ver o órgão, de origem italiana e, com seus 10.000 tubos, o maior do continente, assim como os vitrais, que contam a história do catolicismo no país.
Infelizmente, a sensação de insegurança nesta área de São Paulo é acentuada pela grande quantidade de pessoas sem-teto na praça e nos arredores. Por isso, achamos que é uma boa ideia participar de algum tour acompanhado por um guia e outras pessoas. Podes dar uma olhada nos seguintes:
- Tour gratuito por São Paulo
- Tour completo de São Paulo
- Tour panorâmico por São Paulo
- Tour de bicicleta por São Paulo
8. Mosteiro de São Bento
Outro lugar importante para visitar em São Paulo no seu centro histórico é o Mosteiro de São Bento, um monastério do início do século XX ainda habitado por monges beneditinos. Recomendamos muito entrar na igreja, com pinturas espetaculares no teto e suas diferentes capelas. Se ficar com fome, visita a loja do mosteiro, conhecida pelos pães e doces elaborados pelos próprios monges com receitas envoltas em segredo.
Se vais visitar a Catedral de São Paulo, recomendamos ir caminhando até chegar ao mosteiro passando pelo Pátio do Colégio. Este é considerado o lugar fundacional da cidade, onde Manuel de Nóbrega e José de Anchieta (nascido na Laguna, Tenerife) decidiram erguer um centro para catequizar os indígenas, em 1554. A igreja atual é uma reconstrução do século XX. Marcamos todos estes lugares no mapa de locais para ver em São Paulo, que encontrarás no final do artigo.