Embora não seja uma das zonas mais visitadas do país, não faltam coisas para ver em Kanchanaburi. Localizada a cerca de 140 quilómetros a oeste de Banguecoque, Kanchanaburi tem um passado ligado à Segunda Guerra Mundial, e a Ponte sobre o Rio Kwai é o seu ponto de referência mais proeminente. No entanto, a região também conta com uma natureza exuberante, vários templos de interesse e muitos alojamentos e restaurantes excelentes, o que faz de Kanchanaburi um local memorável para passar alguns dias. Por todas estas razões, para nós é um dos lugares essenciais para ver na Tailândia, e decidimos escrever um guia completo para que possas tirar o máximo partido da tua visita.
Fica atento, pois vamos falar sobre as principais coisas para fazer em Kanchanaburi, alguns lugares menos visitados e dar-te dicas para aproveitares ao máximo os teus dias aqui. Vamos começar!
Contents
- 1 1. A ponte sobre o rio Kwai: um lugar imperdível em Kanchanaburi
- 2 2. Centro Ferroviário Tailândia-Birmânia
- 3 3. Parque Nacional de Erawan
- 4 4. JJ Night Market Kanchanaburi: algo para fazer em Kanchanaburi à noite
- 5 5. Wat Tham Suea
- 6 6. Giant Raintree
- 7 7. Hellfire Pass
- 8 8. Cemitérios de guerra para visitar em Kanchanaburi
- 9 9. Wat Ban Tham
- 10 10. Ponte Tham Krasae, um sítio curioso para ver em Kanchanaburi
- 11 11. Parque Nacional de Sai Yok
- 12 12. Desfrutar de Kanchanaburi
- 13 Dicas para visitar Kanchanaburi
1. A ponte sobre o rio Kwai: um lugar imperdível em Kanchanaburi
Várias das atrações de Kanchanaburi têm um importante passado histórico-militar. A razão? Durante a Segunda Guerra Mundial, os japoneses queriam invadir a Índia através da fronteira com Myanmar, e, por isso, decidiram obrigar os prisioneiros de guerra aliados (britânicos, franceses, australianos e holandeses) e os escravos birmaneses e tailandeses a construir uma linha de comboio que ligasse Banguecoque a Yangon (415 km). As condições de trabalho eram tão duras que se calcula que mais de 110.000 pessoas tenham morrido durante a sua construção, e por isso esta linha de caminho de ferro ficou conhecida como o “Caminho de Ferro da Morte”.
Uma das pontes que tiveram de ser construídas durante esta extenuante obra foi a agora famosa ponte Mae Khlung sobre o rio Kwai. Esta ponte foi construída com materiais provenientes de uma ponte semelhante existente na ilha de Java (Indonésia) e foi bombardeada em 1945, mas posteriormente reconstruída pelos próprios japoneses como reparação de guerra.
Hoje, a ponte é uma atração turística e centenas de pessoas passam por ela todos os dias com a canção do filme com o mesmo nome na cabeça ou param para ver a linha férrea, que ainda é usada várias vezes por dia. Achamos que vale a pena visitá-la e, se tiveres tempo, apanha o comboio para as cascatas de Sai Yok Noi, de que te falaremos a seguir, através da ponte Tham Krasae. Também é possível visitar esta zona por conta própria com uma mota alugada.
2. Centro Ferroviário Tailândia-Birmânia
Outro local histórico importante em Kanchanaburi é o Thailand-Burma Railway Centre, um museu onde podes aprender sobre a importância desta parte da Tailândia durante a Segunda Guerra Mundial e a construção da Death Railway. O museu, com ar condicionado, é bastante interessante e permite ver os instrumentos utilizados e os uniformes usados durante a construção, assim como fotografias que mostram as dificuldades enfrentadas. A entrada custa 160 THB e o museu está aberto diariamente das 9:00 às 16:00.
Se quiseres aprofundar mais este tema, recomendamos uma visita ao JEATH War Museum, cujo acrónimo provém das nacionalidades da maioria dos que participaram na construção da linha férrea (japonesa, inglesa, australiana, americana, tailandesa e holandesa). É interessante porque podes ver algumas das casernas onde viviam os prisioneiros, fotografias originais, veículos e um fragmento da ponte de madeira original que foi construída antes da ponte metálica. A entrada custa apenas 50 THB e o museu está aberto das 8:00 às 18:00.
3. Parque Nacional de Erawan
Mudando completamente de assunto, queremos recomendar outra das coisas essenciais para fazer em Kanchanaburi e a razão pela qual a maioria dos viajantes vem para esta parte da Tailândia. A cerca de 75 quilómetros da cidade, encontra-se o Parque Nacional de Erawan, que se estende por 550 quilómetros quadrados e onde as cascatas de Erawan são o ponto principal de interesse.
Estas cascatas são compostas por 7 quedas de água situadas a diferentes níveis, banhadas por águas turquesa. O nome “Erawan” vem do elefante branco de três cabeças da mitologia hindu, pois a última e maior cascata assemelha-se a ele.
As cascatas de Erawan não são um segredo, e por isso centenas de pessoas visitam-nas todos os dias. Por isso, aconselhamos-te a seguir para os níveis superiores logo que chegues. O percurso tem 2 quilómetros de comprimento e, após as duas primeiras cascatas, encontrarás a paz que tanto procuras.
Se quiseres explorar o parque ao teu próprio ritmo, há tendas e bungalows para alugar dentro do parque, e também uma série de alojamentos bonitos perto da entrada. Deves ter em conta que a taxa de entrada para o Parque Nacional de Erawan é de 300 THB.
Como chegar a Erawan? Podes chegar lá facilmente alugando uma mota em Kanchanaburi, o que demorará cerca de uma hora e um quarto. Se não tiveres carta de condução ou não te apetecer ir de mota, há autocarros para o parque (número 8170, bem sinalizados) que partem da estação rodoviária de Kanchanaburi a cada 40 minutos, aproximadamente, das 8:00 às 17:00. A viagem demora cerca de 90 minutos e o bilhete custa 50 THB.
4. JJ Night Market Kanchanaburi: algo para fazer em Kanchanaburi à noite
O que seria de uma cidade tailandesa sem o seu mercado noturno? Pois bem, Kanchanaburi também tem um, e não é nada mau. Está situado muito perto da estação de comboios e, como quase todos os mercados noturnos, tem uma secção de roupa e eletrónica, além de uma secção de comida, com bancas que servem comida típica tailandesa a bons preços. Deves ter em conta que a maior parte das bancas começa a ser desmontada por volta das 21:30.
5. Wat Tham Suea
Localizado a cerca de 17 quilómetros da cidade, uma visita a Wat Tham Suea é, na nossa opinião, um dos pontos obrigatórios em Kanchanaburi. O chamado “Templo da Caverna do Tigre” foi construído em 1971 e é um dos templos mais fotogénicos que vais encontrar na tua viagem, composto por vários edifícios coloridos, incluindo um pagode com cerca de 70 metros de altura e uma estátua de Buda de 18 metros dentro de uma grande estrutura em forma de concha.
Como chegar lá? A maneira mais fácil é de mota, que podes usar para visitar outros locais em Kanchanaburi que já mencionámos. Também podes negociar um songtaew. Como o templo fica numa colina com uma escadaria de 157 degraus e normalmente está bastante calor, vale a pena apanhar o funicular, que te leva até à entrada por apenas 10 THB. A entrada no templo é gratuita.
Ao lado deste templo, fica o Wat Tham Khao Noi, ou “Templo da Pequena Caverna da Colina”, de onde podes desfrutar de excelentes vistas da área circundante e visitar a caverna que dá nome ao templo.
A propósito, este templo está muito perto de um restaurante chamado Meena Café, de onde podes desfrutar de belas vistas tanto do templo como dos campos de arroz. Podes escolher entre uma área interior e uma área ao ar livre, dependendo do calor e das tuas preferências.
6. Giant Raintree
Fica um pouco longe do centro (cerca de 30 minutos de mota), por isso, se não tiveres muito tempo para explorar Kanchanaburi, talvez não a adiciones à lista. No entanto, esta é uma árvore de acácia espetacular, com mais de 20 metros de altura e 52 metros de diâmetro. Com mais de 100 anos, é provavelmente uma das maiores e mais antigas que alguma vez viste. A entrada é gratuita.
7. Hellfire Pass
Outro lugar a visitar em Kanchanaburi relacionado com o Caminho de Ferro da Morte é o Hellfire Pass. Localizado a cerca de 80 quilómetros da cidade, este foi um dos trechos mais difíceis da construção da linha ferroviária, pois os trabalhadores tiveram de destruir uma rocha cortando-a à mão durante todo o dia. À noite, iluminavam-se com tochas, o que criava a sensação de estar no inferno.
O governo australiano criou um centro interpretativo gratuito em Hellfire Pass, onde podes ver uma exposição sobre o assunto e fazer alguns passeios a pé (um longo e um curto) pelo desfiladeiro, onde encontrarás vários memoriais. É uma visita um pouco assustadora, mas também vale a pena para admirar a natureza da região.
É possível chegar lá de mota a partir de Kanchanaburi em poucas horas e, já que vais para tão longe, podes combinar a visita com uma ida às cascatas do Parque Nacional de Sai Yok, de que falaremos a seguir. Definitivamente, é algo a fazer em Kanchanaburi se tiveres 3 dias ou mais.
8. Cemitérios de guerra para visitar em Kanchanaburi
9. Wat Ban Tham
Wat Tham Suea não é o único templo interessante para visitar em Kanchanaburi. Se tiveres tempo, recomendamos que reserves um par de horas para explorar Wat Ban Tham, um templo situado numa colina que te recebe com uma grande boca de dragão aberta e escadas quase intermináveis para subir.
Ao longo do percurso, passarás por várias grutas repletas de estalactites, estalagmites e altares budistas, até chegares ao topo, a 200 metros acima do nível do mar. De lá, desfrutarás de uma vista magnífica do rio e de toda a natureza que envolve Kanchanaburi. A entrada é gratuita e é um local menos turístico, onde poderás aproveitar a tranquilidade e aprender um pouco mais sobre o quotidiano dos monges budistas.
10. Ponte Tham Krasae, um sítio curioso para ver em Kanchanaburi
Um dos trechos mais bonitos da viagem de comboio entre Kanchanaburi e Nam Tok é o que passa sobre a Ponte Tham Krasae, que atravessa um desfiladeiro de onde se tem uma vista magnífica do rio. Podes também combinar a visita com um passeio a Wat Kra Sae Cave, uma gruta transformada em templo onde se podem ver vários altares budistas.
A ponte fica a cerca de 50 quilómetros de Kanchanaburi. Podes chegar lá de comboio e depois caminhar ao longo da linha ou ir de mota. Tenha muito cuidado, especialmente se tiver chovido, e, se possível, tenta marcar a tua visita para coincidir com a passagem do comboio. Há zonas onde podes ficar a ver o comboio passar de perto. Sem dúvida, é um dos locais mais interessantes para visitar em Kanchanaburi pela sua paisagem.
11. Parque Nacional de Sai Yok
Localizado a cerca de 60 quilómetros de Kanchanaburi, logo após a ponte Tham Krasae, encontra-se este parque nacional, que é menos conhecido do que Erawan, mas igualmente belo. Embora cubra uma área de 300 quilómetros quadrados, os seus locais mais conhecidos são as cascatas de Namtok Sai Yok Noi e Sai Yok Yai. A primeira está à beira da estrada e é um local popular, especialmente entre as famílias tailandesas aos fins de semana, pois tem até uma área para piqueniques. Na estação seca, a água pode ser um pouco menos límpida e ter um caudal reduzido.
Para visitar o Sai Yok Yai, terás de pagar a taxa de entrada do parque (300 THB), mas descobrirás um belo local natural, com uma cascata de 10 metros de altura que corre diretamente para o rio Kwai.
Como chegar ao parque? Podes ir de autocarro a partir da estação de autocarros de Kanchanaburi, com a viagem a demorar cerca de 2 horas. Também podes apanhar o comboio para Nam Tok e depois caminhar até à entrada ou apanhar um songtaew.
12. Desfrutar de Kanchanaburi
Embora possa parecer um pouco básico, a melhor coisa a fazer em Kanchanaburi é simplesmente apreciá-la. É uma cidade calma e agradável, com muitos alojamentos à beira-rio, bares e restaurantes onde podes relaxar.
A oferta hoteleira é muito boa, com bungalows com vista para o rio ou piscinas onde podes relaxar e desfrutar do ambiente natural enquanto te refrescas. O nosso conselho é que explores a área entre a estação de comboios e a ponte do rio Kwai. Dois locais que recomendamos vivamente são o Good Times Resort e o Honeymoon Camping, que também assinalámos no mapa de locais a visitar em Kanchanaburi, abaixo.
Delicia-te com um almoço descontraído ou um sundowner à beira do rio em locais como o Tongkan Café, o Davenport Café, o Keereetara Riverside ou o próprio restaurante do Good Times Resort. Também encontrarás várias casas de massagens na zona, com preços a partir de apenas 150 THB por hora.
Dicas para visitar Kanchanaburi
Agora que já conheces as principais coisas a fazer em Kanchanaburi, aqui ficam algumas dicas para te ajudar a aproveitar ao máximo a tua visita:
- Podes chegar facilmente a Kanchanaburi a partir de Banguecoque em cerca de 3 a 3,5 horas. Se estiveres na zona de Khaosan Road, podes apanhar uma carrinha partilhada. A opção mais económica é ir até à estação de Mochit e apanhar um autocarro. Alternativamente, podes apanhar um comboio na estação de Thonburi, um percurso bonito e histórico que te custará apenas 100 THB.
- Quantos dias são necessários para visitar Kanchanaburi? Na nossa opinião, pelo menos dois. Um para explorar os sítios e templos relacionados com a guerra e outro para visitar as cascatas de Erawan. Se quiseres ir com calma, considera adicionar mais um dia.
- A melhor altura para visitar Kanchanaburi é de novembro a março, durante a estação seca e mais fresca. De março a junho, pode fazer muito calor, ultrapassando os 40°C, e de julho a outubro é mais provável que chova. Mesmo assim, não significa que chova o dia inteiro, e poderás até gostar dos aguaceiros refrescantes. Podes ler mais sobre o tempo em Melhor altura para viajar para a Tailândia.
- Como te deslocares em Kanchanaburi? Com exceção de algumas atividades, como Erawan ou o Hellfire Pass, podes explorar Kanchanaburi a pé. Se não quiseres andar tanto, não te preocupes, pois podes alugar uma mota (cerca de 200 THB) ou negociar com um songtaew. Para te familiarizares com os transportes, recomendamos o nosso guia sobre como te deslocares na Tailândia.
- Lembra-te de que uma das chaves para viajar na Tailândia com tranquilidade é ter uma boa apólice de viagem, como a IATI Mochileiro. Os cuidados de saúde na Tailândia não são gratuitos e qualquer visita a um médico pode resultar em grandes despesas.
- Continua a preparar-te para a tua viagem com estas dicas para viajar para a Tailândia.
Pronto para explorar Kanchanaburi? Esperamos que todas estas informações te tenham sido úteis. Não vás embora ainda, pois temos mais artigos no blog da IATI que te ajudarão a planear a tua viagem à Tailândia: