Viajar para Cuba é, para muitos, sinónimo de estender-se numa espreguiçadeira numa estância de Varadero e ver as horas passarem. Se é esse o teu plano, deixa-nos dizer-te que estás a perder a verdadeira essência da maior ilha das Caraíbas! Elaborámos um guia dos pontos essenciais e obrigatórios para veres em Cuba, para que possas conhecer este país e apaixonares-te por ele.
Muito importante, lembra-te que, para viajar para este país é obrigatório ter um seguro de saúde de viagem para Cuba antes de voares para lá.
Contents
Havana
A capital do país é, sem dúvida, um dos locais a visitar em Cuba. Perde-te sem medo nas ruas de Havana Velha, atravessando praças cheias de história e observando a vida quotidiana dos cubanos. Monta-te num carro clássico e circula pela cidade até chegar ao Malecón, um local perfeito para apreciares o pôr-do-sol.
Havana está cheia de coisas interessantes para desfrutares. Porque não aproveitar um daiquiri refrescante no “El Floridita”? Diz-se que este é o local onde o mesmo foi inventado e onde Ernest Hemingway passou horas de inspiração.
Visita a Plaza de la Revolución para ver o famoso mural do “El Che” e assistir à “Ceremonia del Cañonazo” às 21h na Fortaleza de San Carlos de la Cabaña.
Santiago de Cuba
Santiago de Cuba convida-te a conhecê-la através de uma das suas principais ruas, a Calle Enramada.
Na sua maioria está fechada ao trânsito, este grande passeio irá conduzir-te desde a Plaza de Marte até ao Malecón. Senta-te um pouco nas bancadas do Parque Céspedes e não percas a oportunidade de conversar com alguns dos habitantes locais que lá encontrarás.
Sem dúvida, uma das coisas essenciais a ver em Cuba para conhecer a sua história é o Quartel de Moncada, um lugar-chave na revolta armada de 26 de Julho de 1953, que seria uma das primeiras centelhas da Revolução.
Não podes abandonar a área sem visitar outro lugar importante em Cuba, o Castillo de la Roca de San Pedro, esta fortaleza construída em 1638 alberga agora um museu interessante e é um complemento perfeito para uma viagem de um dia a Cayo Granma.
Viajar em segurança em Cuba
Para além do facto de ser obrigatório ter um seguro para viajar para Cuba, o próprio Ministério dos Negócios Estrangeiros frisa no seu website a importância de o ter.
O IATI Mochileiro é uma apólice concebida para este tipo de destino e, graças à sua extensa cobertura médica, garante que serás tratado pelos melhores especialistas caso o necessites.
Além disso, também estarás protegido em casos como roubo, problemas com a tua bagagem e voos e, entre muitos outros casos, se precisares de ser repatriado.
Não esperes mais, aproveita a viagem pacífica a Cuba que mereces e contrata já o teu seguro:
Trinidad
Prepara as baterias da tua máquina fotográfica ou a memória do teu smartphone, Trinidad é uma das cidades mais belas a ver em Cuba.
As suas ruas de calçada, arquitectura e fachadas coloridas encantam todos os que as visitam. Começa a tua visita na Plaza Mayor e entra primeiro no Museu Municipal de História. Para além de aprenderes sobre as raízes da cidade, podes subir ao topo da sua torre e desfrutar de vistas panorâmicas únicas. Depois dirige-te ao edifício do outro lado da rua, o Palacio Ortiz, para uma importante colecção de arte cubana.
Uma das melhores coisas a fazer em Cuba, tanto em Trinidad como nas suas outras cidades, é deambular pelas ruas. Não hesites em fazê-lo para absorver a atmosfera única dos seus bairros. Vai um pouco de praia? A apenas alguns minutos de Trinidad podes desfrutar da bela praia de Playa Ancón e passar um dia relaxante rodeado de palmeiras.
Camagüey
Camagüey está sem dúvida em cada lista de coisas essenciais a ver em Cuba devido à sua essência única, relaxada e sorridente, que os anos não conseguiram mudar.
Um clássico nesta cidade é desfrutar de uma visita às suas principais igrejas. Tem em mente que muitos deles fecham a meio da manhã. Terás de te levantar cedo se quiseres ver por dentro as mais importantes.
Continua a andar até descobrir as famosas esculturas da artista Marta Jiménez, perto da Plaza del Carmen. Estes representam personagens reais da cidade e é muito comum que as pessoas que os inspiraram apareçam ao lado de alguns deles.
Varadero
O clássico dos clássicos a ver em Cuba. Afinal, quem não gosta de relaxar numa espreguiçadeira em frente ao mar? Águas cristalinas, palmeiras, areia branca e algo para beber é um grande plano! Mas porque não ir um pouco mais longe e planear também outras atividades em Varadero?
Na própria península de Varadero encontrarás a Cueva de Ambrosio (Gruta de Ambrosio). Este presente da natureza espera-te com a maior quantidade de arte pictórica das Caraíbas. Aí verás desde diferentes formas geométricas até um curioso calendário criado pelos antigos aborígenes da ilha.
No final da tua visita, irás a uma sala onde há um buraco no tecto que deixa entrar luz solar de uma forma espectacular. Muito perto da caverna encontra-se a Reserva Ecológica de Varahicacos, onde se pode passear por uma vegetação incrível e, com sorte, ver pássaros nativos.
Viñales
Viñales gera frequentemente debate. Para muitos é um dos lugares de visita obrigatória em Cuba, mas para outros não vale a pena a viagem para este fim da ilha.
O que ninguém pode negar é que as paisagens montanhosas de Viñales são algumas das mais belas do país. O verde exuberante toma conta dos ‘mogotes‘, enormes formações rochosas cársticas, criando uma imagem perfeita de cartão postal. As actividades mais populares aqui são caminhadas e visitas a uma das muitas cavernas escondidas nas falésias do vale.
O principal fator citado pelos detractores desta bela área de Cuba é o quão turística ela se tornou. Hoje em dia, é quase impossível encontrar, por exemplo, lugares para comer onde os próprios cubanos o fazem. Os preços são muitas vezes altíssimos.
Estás pronto para visitar estes lugares únicos em Cuba? Estamos certos de que te apaixonarás por eles!
Para te ajudar a aproveitar ao máximo esta grande viagem, criámos para ti um guia de leitura obrigatório que certamente te vai deixar mais tranquilo na organização da tua viagem!