Embora existam muitas coisas para ver e fazer em Taiwan, a verdade é que ainda são poucos os que se atrevem a descobrir esta ilha que se situa na fronteira entre o Sudeste Asiático e a Ásia Oriental. A antiga Formosa, como lhe chamavam os exploradores portugueses, é uma interessante mistura de holandês, espanhol, francês, japonês e chinês, pelo que merece uma visita de pelo menos de duas semanas.
Para além da sua curiosa e divertida capital, Taipé, visitar Taiwan significa explorar belos parques naturais, lagos, aldeias tradicionais e praias, mas também descobrir uma gastronomia incrível e ser surpreendido pela simpatia dos seus habitantes. Para que possas organizar a tua viagem sem enlouquecer, na IATI, especialistas em seguros de viagem, vamos contar-te as principais coisas a fazer em Taiwan e algumas dicas que certamente te ajudarão a tirar o máximo partido desta viagem.
Contents
- 1 Quantos dias são necessários para visitar Taiwan?
- 2 O que fazer em Taiwan: coisas a não perder
- 2.1 1. Descobrir Taipé, as melhores coisas para fazer em Taiwan
- 2.2 2. Caminhada no Parque Nacional de Taroko
- 2.3 3. Lago da Lua do Sol (Sun Moon Lake)
- 2.4 4. Visite Kaoshiung, uma das cidades imperdíveis de Taiwan
- 2.5 5. Jiufen, uma das melhores coisas para fazer em Taiwan
- 2.6 6. Explorar Shifen e a sua queda de água
- 3 Mais coisas para ver em Taiwan se tiveres mais tempo
- 4 Qual é a melhor altura para viajar para Taiwan?
Quantos dias são necessários para visitar Taiwan?
Como vais ver, apesar de não ser um destino muito conhecido, mesmo entre os amantes da Ásia, há muitas coisas para ver e fazer em Taiwan. No entanto, a maioria dos viajantes tende a concentrar-se em explorar Taipé e os seus arredores. Para isso, são necessários pelo menos quatro ou cinco dias completos, pelo que, se quiseres descobrir mais do resto do país, um número mais ou menos aceitável é de 15 dias.
É claro que podes viajar para Taiwan por muito menos ou muito mais tempo sem te aborreceres, mas, na nossa perspetiva, duas semanas é o tempo ideal, especialmente se planeias viajar meio mundo para chegar aqui.
Por outro lado, como é bastante comum não encontrar voos diretos para a ilha a partir da Europa, muitos viajantes decidem combinar a sua viagem a Taiwan com outras cidades asiáticas, como Hong Kong ou Singapura. Passa 2 ou 3 dias em cada uma delas e terás uma aventura completa.
O que fazer em Taiwan: coisas a não perder
Surpreendentemente, ainda não há muita informação na Internet sobre tudo o que há para ver e fazer em Taiwan. Por isso, vamos pôr mãos à obra e falar-te das suas principais atrações. Começaremos pelas mais importantes ou essenciais e deixaremos para o fim aquelas que não costumam estar incluídas nos roteiros de uma primeira viagem ao país ou que consideramos valer a pena se tiveres mais de 10 dias.
Vem descobrir o que ver em Taiwan.
1. Descobrir Taipé, as melhores coisas para fazer em Taiwan
Se só tens uma semana para visitar Taiwan, recomendamos que te concentres em explorar a capital e os seus arredores. Taipé é uma cidade fascinante. Por vezes, vais senti-te como se estivesses na ordenada cidade de Tóquio ou Osaka, mas outras vezes vais sentir-te como se estivesses na caótica cidade de Banguecoque ou Saigão. Devido aos diferentes povos que por ela passaram, é uma mistura interessante que vale bem a pena descobrir.
Conhecer Taipé é passear pelos melhores mercados da Ásia, provar o famoso “tofu malcheiroso”, visitar templos espectaculares como o de Longshan, mergulhar na história no Chiang Kai-shek Memorial Hall, subir ao topo do Taipei 101 (que foi um dos edifícios mais altos do mundo até 2010), ver o pôr do sol na Montanha do Elefante ou passear pela Akihabara taiwanesa: o bairro de Ximending.
2. Caminhada no Parque Nacional de Taroko
Situado a noroeste da cidade de Hualien, o Parque Nacional de Taroko é uma das atrações obrigatórias de Taiwan e, naturalmente, um dos locais mais famosos.
As conhecidas Gargantas de Taroko foram formadas pela colisão da placa oceânica das Filipinas com a placa continental da Eurásia há mais de 6 milhões de anos, altura em que foram criadas as montanhas de pedra com mais de 3.000 metros acima do nível do mar que podemos ver atualmente. O rio Liwu também atravessa o parque, criando uma paisagem luxuriante pontilhada de pontes suspensas, quedas de água e trilhos escavados na rocha.
Embora normalmente seja melhor explorar o parque num dia de táxi (a melhor forma de evitar estar dependente dos horários) ou de autocarro a partir de Hualien, se puderes, é melhor passares pelo menos dois dias com calma naquilo que é conhecido como “rotas cénicas”. Se fores um entusiasta de caminhadas, poderás passar várias semanas aqui, porque há realmente caminhadas para todos os gostos.
3. Lago da Lua do Sol (Sun Moon Lake)
O maior lago para ver em Taiwan é o Lago da Lua do Sol, localizado em Yuchi. Mais do que pelo lago em si, que é lindo, recomendamos que o incluas no teu itinerário pelo que encontras nos arredores.
No cais de Shusishe há muitos hotéis e restaurantes com excelentes vistas, bem como locais para alugar uma mota ou bicicleta e passeares ao teu próprio ritmo, descobrindo locais como o Templo Wenwu, o Templo San Sheng, o Templo Longfeng e o Pagode Ci’en. Também se pode fazer um passeio de barco ou, se quiseres pôr as pernas a mexer, há vários trilhos para caminhadas à volta do lago.
4. Visite Kaoshiung, uma das cidades imperdíveis de Taiwan
A segunda maior cidade do país é Kaoshiung, mas rapidamente vais aperceber-te que o ambiente é muito mais descontraído do que o de Taipei. Embora talvez não seja tão encantadora como a capital, para nós, é uma cidade interessante que oferece a oportunidade de aprenderes mais sobre a cultura e a cozinha de Taiwan.
Para abrir o apetite, aqui estão algumas das coisas para fazer em Kaoshiung:
- Come alguma coisa no Mercado Noturno de Liuhe e no Mercado Noturno de Rueifong e continua a explorar a paixão taiwanesa pelos mercados noturnos – são fantásticos!
- Visita a Lagoa de Lótus e os seus curiosos templos, incluindo o Templo do Dragão e do Tigre e o Templo da primavera e do outono.
- Caminha pelo trilho da Montanha dos Macacos, aprecia as vistas do Pacífico a partir dos seus miradouros e, claro, cumprimenta os macacos.
- Fofoca no Pier-2 Art Center com murais de arte de rua e esculturas divertidas.
- Dirige-te ao Fo Guang Shan Buddha Museum: um recinto brutalista onde encontrarás uma enorme estátua de Buda, bem como pagodes. É um local muito venerado pelos budistas porque contém uma relíquia de Buda, um dos seus dentes.
- Dá um passeio ao longo do rio Love.
- Sobe à 85 Sky Tower, o arranha-céus mais alto de Taiwan antes de ser ultrapassado pelo Taipei 101.
5. Jiufen, uma das melhores coisas para fazer em Taiwan
Se não tens muito tempo para visitar Taiwan e vais concentrar-te em Taipé, uma das excursões mais interessantes que podes fazer é a Jiufen. Trata-se de uma antiga cidade mineira com ruas sinuosas repletas de casas de chá (a Amei Tea House é uma das mais conhecidas), restaurantes e lojas de recordações e de artesanato, sob um belo céu de lanternas vermelhas. Como está situada na encosta de uma montanha, tem uma excelente vista para o mar.
No entanto, tem em atenção que Jiufen não é um local secreto, pelo que não é raro encontrares muita gente. Por isso, evita os fins-de-semana e feriados ou tenta chegar o mais cedo possível.
A título de curiosidade, este local também inspirou algumas das cenas do filme de animação Spirited Away.
Uma vez que não vais demorar muito tempo a visitar, é uma boa ideia combinares Jiufen com outros locais como Nanya Rock, Jinguashi Gold Mine, Shifen ou Yehlui. Falaremos sobre alguns deles ao longo desta lista de coisas para ver e fazer em Taiwan.
6. Explorar Shifen e a sua queda de água
Diz-se que a cascata de Shifen é o “Pequeno Niágara de Taiwan” devido à sua forma semi-circular. Embora esta afirmação seja um pouco ousada, uma vez que a cascata não tem mais de 20 metros de altura, é um belo cenário natural não muito longe de Taipé, o que a torna um refúgio perfeito da azáfama da cidade.
A forma mais pitoresca de lá chegar é de comboio até à estação de Sandiaoling e depois uma caminhada de 20 minutos até à cascata. Esta estação foi construída para transportar carvão ao longo das antigas ruas de Shifen e agora existe um mercado animado para passear.
Mais coisas para ver em Taiwan se tiveres mais tempo
7. Parque Yehliu
O Geoparque Yehliu é outro local a visitar em Taiwan, localizado na costa norte do país. É uma estreita faixa de terra de quase 2 quilómetros para o Oceano Pacífico, onde se pode encontrar mais de 180 curiosas estruturas de pedra formadas pela erosão chamada hoodoo. Algumas delas têm uma forma tão bizarra que lhes foram atribuídos nomes como cabeça de rainha, cabeça de princesa, sapato de fada ou pedra de gengibre.
Tal como Jiufen, é também um local muito conhecido que pode ser extremamente concorrido. Por esta razão, aconselhamos a não ir aos fins-de-semana e a estar no portão logo que este abra às 8 horas.
Chegar aqui a partir de Taipé não demora mais de uma hora de autocarro e podes combinar a tua visita com Jiufen ou Shifen, por exemplo.
8. Parque Nacional de Kenting
Se tiveres saudades da praia, outro local a visitar em Taiwan é o Parque Nacional de Kenting, na ponta sul da ilha. Hengchun que será a tua base para desfrutares da costa taiwanesa com praias de areia dourada, como White Sand Bay e Little Bay Beach. Todas estas praias são populares entre os habitantes locais e os turistas nos meses de verão, mas se quiseres algo mais intacto, recomendamos a praia de Kenting.
A melhor maneira de percorrer a área é com uma mota de aluguer, embora existam também muitos trilhos para caminhadas que o levarão a pontos de interesse como a Seaview Tower e a Fairy Tower.
9. Tainan, a cidade mais antiga para visitar em Taiwan
Tainan, que significa “cidade do sul” em chinês, é também a cidade mais antiga do país, tendo sido fundada pelos holandeses para facilitar o comércio com os Países Baixos. Foi também a capital do país durante a dinastia Qing, pelo que não é de admirar que seja a capital religiosa, culinária e cultural.
Por uma questão de superlativos, estima-se que Tainan tenha o maior número de templos por metro quadrado do mundo. São mais de 1600, dois dos quais são os mais antigos da ilha. Por isso, recomendamos um passeio pela cidade velha, que é muito agradável de percorrer.
É também uma paragem fácil entre o Lago Sun Moon e Kaoshiung. É preferível passar pelo menos duas noites para descobrires a cidade à vontade.
10. Mergulhar no mundo do chá
É uma afirmação um pouco genérica, mas não deves perder a oportunidade de aprofundares mais um pouco a cultura do chá de Taiwan. Desde as casas de chá de Jiufen até às plantações de chá de Pinglin, passando pelos famosos bubble teas, que parecem ter sido inventados neste país. Um dos locais mais famosos para experimentar o famoso chá de leite é o Xing Fu Tang, no distrito de Ximen, em Taipé.
Qual é a melhor altura para viajar para Taiwan?
Uma das perguntas mais comuns a fazer quando se planeia uma viagem a Taiwan é a estação do ano, especialmente tendo em conta que pode ser afetada por tufões. A melhor época é, sem dúvida, de outubro a abril ou maio, quando não está tão quente e há menos risco de chuvas torrenciais. No entanto, não te esqueças de que a ilha tem um clima subtropical, pelo que é comum haver aguaceiros e temperaturas diurnas na casa dos 30 graus.
A época do ano mais fresca para viajar para Taiwan é entre dezembro e fevereiro, quando as temperaturas máximas não ultrapassam os 22°C e as mínimas não descem abaixo dos 14°C. Obviamente, nas zonas montanhosas é mais difícil chegar a Taiwan. No entanto, nas zonas montanhosas, é de esperar que os termómetros desçam abaixo de zero.
Esperamos que esta lista de lugares a visitar em Taiwan te tenha inspirado e que tenhas finalmente a coragem de descobrir este país asiático que acolhe cada vez mais viajantes. Se tiveres alguma dúvida ou sugestão, gostaríamos de te ouvir nos comentários.