A Indonésia é um paraíso imperdível para os amantes de mergulho. Geograficamente estas ilhas situam-se naquele que é conhecido como o triângulo de coral, a região que abriga a maior variedade de espécies marinhas do mundo. Além disso os preços para esta prática são também bastante apetecíveis. A Indonésia é mesmo considerada como o lugar mais barato para obter a certificação PADI, que depois te dará maior autonomia para explorar a vida subaquática.
Neste artigo apresentamos-te os melhores locais da Indonésia para fazer mergulho. Mas antes, não te esqueças de contratar um seguro de saúde internacional para desfrutares da vida marinha com a máxima segurança.
Contents
Os melhores locais para mergulhar na Indonésia
A Indonésia está já bem preparada a nível de escolas de mergulho e de instrutores profissionais, quer para iniciantes como para experts.
Caso esta seja a tua primeira vez terás de assistir a uma curta aula onde te serão apresentados os princípios básicos para a prática de mergulho. De seguida farás o batismo de mergulho em piscina e só depois estarás habilitado para ir para o mar. O preço para o batismo e primeiro mergulho no mar ronda em torno de 1 000 000 IDR. Se pretendes obter o certificado PADI existem já vários pacotes de cursos com aulas teóricas e práticas, tanto em piscina como no mar. Estes cursos têm, em média, uma duração de 3 dias com cerca de 4 a 5 mergulhos no mar a diferentes profundidades, desde os 10 aos 30 metros.
Os cursos custam cerca de 5 000 000 IDR. Se, por outro lado, já tiveres o certificado poderás fazer diretamente mergulho no mar quantas vezes quiseres. Cada diving custará cerca de 500 000 IDR.
Amed, Bali
Na ilha de Bali, Amed é, sem dúvida, o melhor lugar para a prática de mergulho. A praia de Jemeluk é o spot principal já que aqui se encontram centenas de corais e peixes tropicais e moluscos como os tridacnas, nudibrânquios e até mesmo o peixe leão.
Mas não é só vida marinha que poderás encontrar por aqui. Ainda na praia de Jemeluk existe um templo submerso cercado de corais e numerosos cardumes. Nas proximidades existem também dois barcos naufragados da Segunda Guerra Mundial que atraem a atenção dos turistas, o USS Liberty e o Japanese Shipwreck.
A melhor escola de mergulho em Amed é a Adventure Divers Bali.
Ilhas Gili
As ilhas Gili são também um paraíso para os amantes de mergulho já que é aqui que fica o famoso turtle point que, por recolher certas condições naturais, alberga dezenas de tartarugas marinhas. Poderás ver desde tartarugas-de-pente, de couro, amarelas e verdes. Além disso a posição geográfica destas ilhas é ótima para a prática de mergulho já que a corrente é praticamente inexistente e por isso a visibilidade é excelente.
A zona tem também paredes de corais onde podes até conseguir ver alguns tubarões de pequeno porte.
A Blue Marlin Dive e a DSM Dive são algumas das escolas mais famosas em Gili Trawangan.
Nusa Penida
Nusa Penida é uma pequena ilha perto de Bali também muito aconselhada para a prática de mergulho. Especialmente porque é aqui que se localiza o chamado manta point cleaning station. São locais típicos do oceano onde pequenos peixes e parasitas se reúnem e se alimentam da pele morta de mantas e tubarões, sendo, portanto, regiões onde podemos ver estes seres vivos em abundância. Num único mergulho poderás ver dezenas de mantas sendo que estas pode chegar até aos 5 metros de comprimento. Já entre Maio e Outubro é também possível avistar o gigante peixe-lua.
Octopus Dive, Blue Corner Dive e Nusa Penida Watersport são algumas das escolas presentes nesta ilha.
Flores
A ilha das Flores, bem perto da ilha de Komodo, faz também parte dos melhores lugares para fazer mergulho na Indonésia.
Aqui a corrente é mais forte, o que traz os nutrientes necessários para alimentar as mais de 1000 espécies de peixes presentes no Parque Nacional de Komodo. Por este motivo, todos os peixes, mantas e tubarões que encontrarás aqui serão de maiores dimensões face às outras zonas. Aqui poderás encontrar mantas, cavalos marinhos, golfinhos, tubarões e até o polvo-de-anéis-azuis.
A biodiversidade aqui é imensa, já foram catalogadas cerca de 3200 espécies de peixes e 600 espécies de corais. E ainda hoje se continuam a encontrar novas espécies.
Algumas escolas de mergulho na ilha das Flores incluem a Divine Diving e a Dive Komodo.
Raja Ampat
Raja Ampat tem, oficialmente, o ambiente marinho mais rico e variado de todo o mundo já que fica exatamente no centro do triângulo de coral. Aqui existem cerca de 1 500 espécies de peixes, 500 tipos de corais e mais de 700 espécies de moluscos.
Mas Raja Ampat não é para todos. Pouco importa se tens muita ou pouca experiência em mergulho já que aqui, o que realmente importa, é ter dinheiro. Esta ilha fica a noroeste da Nova Guiné e faz já parte da província da Papua Ocidental. Por este motivo, fica extremamente caro voar até lá. As facilidades da ilha não são comparáveis às restantes o que também torna tudo relativamente mais caro. Porém, se for para a tua carteira, certamente terás uma das melhores experiências subaquáticas da tua vida.
Outros artigos interessantes sobre a Indonésia:
- É seguro viajar para a Indonésia?
- Roteiro de 7 dias por Bali
- Bali, a ilha dos deuses ou das multidões?
- Conhece o lado menos turístico de Bali
- Locais a não perder no Sudeste Asiático
Autora: Patrícia Carvalho