És um viajante que gosta de explorar o mundo a bordo de um navio de cruzeiro, nunca o experimentaste antes e estás a pesquisar por onde começar para a tua primeira vez? Estás com sorte! Trazemos-te este guia completo dos melhores destinos de cruzeiros para que possas encontrar aquele que melhor se adapta à tua viagem de sonho. Verás que, nestas cidades flutuantes onde não faltam restaurantes, cinemas, teatros e piscinas, é possível visitar os mais diversos locais. Embarca connosco nesta viagem que te levará das mais belas praias das Caraíbas aos impressionantes fiordes noruegueses, passando pelos mares gelados da Antátida.

Antes de levantar âncora, é importante saber que a assistência médica a bordo de um navio de cruzeiro é muito cara. Por esta razão, os próprios operadores turísticos recomendam sempre que se faça um cruzeiro com o melhor seguro de viagem que cubra este tipo de viagem. O IATI Estrela é o preferido dos cruzeiristas e, para além de te cobrir até 500.000 euros, inclui coberturas como a “Perda de ligações”, que no caso de não conseguires chegar ao teu cruzeiro devido a um atraso no voo anterior, te permite embarcar na escala seguinte. Faz já o teu seguro de viagem de cruzeiro e desfruta destes destinos sem preocupações.

Cruzeiros nas ilhas gregas

Não é preciso ir muito longe para encontrar um dos melhores destinos de cruzeiro, pois os cruzeiros pelas ilhas gregas são um dos mais populares do mundo, atraindo milhares de cruzeiristas todos os anos. Durante este belo passeio, verás alguns dos melhores recantos do Mar Egeu e apreciarás os tesouros da Grécia de uma forma muito mais intensa do que numa viagem tradicional. Santorini fará com que te apaixones pelas suas encostas íngremes cheias de casas brancas e telhados azuis; Mykonos dar-te-á as boas-vindas com os seus moinhos de vento “Kato Myli” e cativar-te-á com o seu ambiente único e atmosfera de aldeia piscatória. Não podes deixar este pequeno paraíso sem desfrutar de um copo de vinho na pitoresca Little Venice enquanto as ondas rebentam perto de ti.

Claro que seria um “crime” fazer um cruzeiro pelas ilhas gregas e não parar no porto do Pireu, em Atenas. Berço da antiga civilização grega, a tua visita à capital é imperdível, com a Acrópole, o Templo Olímpico de Zeus e a Ágora Romana. Queres desfrutar das melhores vistas de Atenas antes de regressares ao teu cruzeiro pelas ilhas gregas? Apanha o funicular até ao topo do Monte Lycabettus e maravilha-te com este panorama único.

Estes tipos de cruzeiros oferecem muitos mais destinos, dependendo do número de dias em que embarcares. Outras ilhas, como Patmos ou Heraklion, fazem frequentemente parte do itinerário, incluindo por vezes paragens em portos de Itália ou da Turquia. As ilhas gregas são, sem dúvida, um dos melhores destinos de cruzeiros do mundo!

esplanada junto ao mar com casas brancas e azuis em mykonos na grécia

Cruzeiro nas Caraíbas

Para muitos, as Caraíbas não são apenas um dos principais destinos de cruzeiros do mundo, mas uma obsessão. Com dezenas de portos de escala, um cruzeiro nas Caraíbas é sinónimo de longas praias de areia branca, filas intermináveis de coqueiros e águas cristalinas que nunca mais quererás deixar. Cada companhia oferece diferentes itinerários de cruzeiros nas Caraíbas, desde alguns dias a semanas no mar, mas estes são os principais destinos para este cruzeiro:

  • Curaçao: Este território autónomo do Reino dos Países Baixos irá surpreender-te, não só pelas suas praias de águas turquesa, mas também pela evidente influência holandesa na sua arquitetura, gastronomia e língua. Passeia pelo centro de Willemstad, Património Mundial da UNESCO, e não deixes de visitar locais imperdíveis como o pitoresco Mercado Flutuante e a Riffort Village, um antigo forte que protegia a ilha e que hoje funciona como centro comercial.
  • Aruba: Aqui, para além de desfrutares de belas praias como Palm Beach, recomendamos que passes algum tempo em algumas das suas principais atracções turísticas. Visita o antigo Farol da Califórnia e conhece a sua história enquanto desfrutas de vistas panorâmicas sobre a ilha; conhece as misteriosas Formações Rochosas de Ayo e tenta descobrir como foram parar ali aquelas enormes massas de pedra; ou perde-te no Parque Nacional Arikok entre curiosos lagartos verdes, catos e paisagens que provavelmente não esperavas encontrar neste destino de cruzeiros. O Parque Nacional Arikok ocupa 20% da ilha!
  • Bonaire: Se os teus passatempos incluem mergulho ou snorkeling, bem como a descoberta de novos destinos de cruzeiro, inclui Bonaire no teu itinerário pelas Caraíbas. Este lugar oferece uma oportunidade única de mergulhar e descobrir um incrível sistema de cavernas que te deixará de boca aberta (e não apenas porque estás a usar um regulador) com as suas espetaculares estalactites e estalagmites.

cruzeiros e veleiros junto a uma praia com agua azul turquesa em Saint Lucia nas Caraíbas

Cruzeiro nos fiordes da Noruega

Um destino de cruzeiro nem sempre tem de andar de mãos dadas com o turismo de praia, e o cruzeiro pelos fiordes da Noruega é um ótimo exemplo disso. Com cada vez mais pessoas a visitarem-no todos os anos, este é um dos itinerários mais populares e está no topo dos principais rankings deste tipo de turismo. Se és um amante da natureza, ficarás fascinado com as espetaculares línguas que se estendem do mar e percorrem as encostas quilométricas e labirínticas dos seus picos íngremes.

Águas cristalinas, glaciares e vales verdejantes são apenas algumas das diferentes paisagens que encontrarás ao aproximares-te do mítico Círculo Polar Ártico, mas este maravilhoso destino de cruzeiro também te aproximará de belas cidades e aldeias norueguesas que te farão apaixonar por este país vibrante. Bergen irá hipnotizar-te com o seu colorido bairro Bryggen (Património Mundial da UNESCO), as suas montanhas próximas (Fløyen, Ulriken e Løvstakken) de onde poderás desfrutar de incríveis vistas panorâmicas e monumentos históricos como a Fortaleza Bergenhus, a Torre Rosenkrantz ou a bela Igreja Fantoft, uma réplica em madeira da construída em Fortun em 1150.

Tromsø é outra paragem obrigatória no teu cruzeiro pelos fiordes noruegueses. Esta cidade, ideal para apreciar as luzes do norte e o sol da meia-noite, tem a única catedral norueguesa construída em madeira, o muito interessante Centro de Ciência do Norte da Noruega, ideal para quem está a desfrutar de um cruzeiro nos fiordes noruegueses com a família, ou ruas como Storgata, de onde se pode apreciar a vida quotidiana e a arquitetura de uma das principais artérias da cidade.

fiordes na noruega vistos de cima

Cruzeiro no Nilo

Passámos de praias deslumbrantes a paisagens montanhosas, e agora o nosso leme segue o rumo de um dos rios mais mágicos do mundo – vamos fazer um cruzeiro no Nilo. Como o rio tem mais de 6.000 quilómetros de comprimento, há muitos lugares para descobrir, mas a secção de Luxor a Assuão tende a ser a mais popular. Para além de desfrutares da travessia do que foi outrora a base de toda uma civilização, farás várias paragens durante os 3/4 dias para ver algumas das mais importantes ruínas e templos do Antigo Egito. Um dos pontos altos deste inesquecível destino de cruzeiro será, sem dúvida, o Templo de Luxor. Construído por volta de 1.400 a.C. em honra do deus Amun, deixar-te-á sem palavras com o estado de conservação de algumas das suas jóias e com os enormes gigantes que o guardam. Recomendamos que contrates os serviços de um dos guias oficiais que aí encontrarás, para que possas aproveitar ao máximo este tesouro durante a tua visita.

Outra visita obrigatória durante o teu cruzeiro no Egito são os templos de Abu Simbel, esses famosos complexos esculpidos na rocha que já terás visto em tantas fotografias. Se tiveres a sorte de visitar os Templos de Abu Simbel no dia 22 de fevereiro ou de outubro, poderás desfrutar do espetáculo que atrai milhares de turistas todos os anos ao mesmo local: a entrada do sol no interior do templo para iluminar as estátuas dos deuses Ra e Amun.

O cruzeiro no Nilo, infelizmente, fica muito longe de uma das principais atrações do Egipto, as pirâmides de Giza, pelo que é normalmente um complemento de uma visita completa ao país.

Cruzeiro Disney

Se há um cruzeiro que consegue convencer os mais novos da família a “embarcar” numa viagem com estas características, é, sem dúvida, o Cruzeiro Disney. Aqui, o protagonista principal é o navio e não os destinos visitados, pois este enorme navio de cruzeiro está totalmente inserido no universo da fábrica da Disney. Tanto as cabines como o convés, bem como os diferentes restaurantes, são baseados nos filmes mais famosos da empresa, e é bastante normal encontrares diariamente o Pluto, o Mickey, o Jack Sparrow ou até um cavaleiro jedi da Guerra das Estrelas.

O destino mais famoso dos cruzeiros Disney são as Bahamas, com paragem em Castaway Cay, a ilha privada da Disney. Aqui, para além de praias escandalosas onde podes mergulhar entre “misteriosos tesouros do cinema”, há centenas de atividades para entreter toda a família, desde insufláveis para os mais pequenos a salões de festas para os adultos.

Cruzeiro na Antártida

E terminamos esta lista dos melhores destinos de cruzeiros com outra paisagem excecional e totalmente diferente das anteriores: o continente gelado. Um cruzeiro na Antártida é uma aventura para os corajosos que queiram conhecer esta terra inóspita onde há mais pinguins do que humanos e que surpreende todos os que a visitam com os seus enormes glaciares e, claro, o frio extremo. É possível fazer um cruzeiro antártico entre novembro e março, pois são os meses menos rigorosos em termos climatéricos, mas é importante reservar o teu lugar com antecedência, pois tendem a ser muito procurados apesar do seu elevado custo. Desertos de gelo, colónias de aves autóctones, baleias, canais gelados e até banhos “refrescantes” ao largo das remotas Ilhas Shetland do Sul garantirão um regresso a casa que marcará um antes e um depois no teu currículo de viagem.