Estás a planear uma viagem de fim-de-semana para Londres? Vieste ao lugar certo porque na IATI, especialistas em seguros de viagem, estamos apaixonados pela capital britânica e vamos dizer-te dia após dia o que podes fazer nesta escapadela rápida, para a aproveitares ao máximo até ao último minuto.
Para além de um itinerário para um fim-de-semana em Londres, no final deste artigo vais encontrar algumas dicas que te ajudarão a aproveitar ao máximo esta viagem. Vamos lá!
Contents
O que fazer em Londres num fim-de-semana?
Comecemos com o óbvio: um fim-de-semana em Londres não te dá tempo para ver tudo. Nem mesmo várias semanas te darão a sensação de que conheces bem a cidade. Por isso, a primeira coisa a fazer é não ficar sobrecarregado e habituares-te à ideia de que vais desfrutar muito do tempo que tens e visitar o básico.
Londres tem museus impressionantes (com o British Museum no topo), lugares emblemáticos como a Westminster Abbey ou o Big Ben, mercados de rua fascinantes (Covent Garden ou Notting Hill são bons exemplos), restaurantes de qualquer cozinha que possas imaginar, miradouros, parques, lugares encantadores… É só citar!
Este itinerário de um fim-de-semana em Londres que preparámos para ti conta com a chegada à cidade na sexta-feira ao meio-dia/tarde e partida no domingo à tarde/noite, maximizando assim o teu tempo. Isto é o que a maioria dos viajantes tende a fazer, mas se tiveres mais ou menos tempo, podes facilmente adaptá-lo. Dependerá do número de horas que te restarem e, claro, dos teus gostos.
É também uma lista de coisas a fazer em Londres num fim-de-semana se estiveres a visitar a capital britânica pela primeira vez. Se for a tua segunda (ou enésima) visita, terás de substituir atrações ou bairros que já visitaste por outros.
Finalmente, já sabes que a cidade não é particularmente barata, por isso também te aconselhamos a dar uma vista de olhos aos nossos artigos sobre o que fazer em Londres por pouco dinheiro ou mesmo de graça.
Itinerário de um fim-de-semana em Londres: sexta-feira à tarde
O que podes fazer nesta tarde dependerá muito da hora que chegares a Londres, preparámos algumas sugestões simples para que não dependas tanto dos horários e possas aproveitar a oportunidade de andar pelas ruas de Londres. Aqui está, por ordem, o que poderias fazer no início do teu fim-de-semana em Londres:
- Camden Market: as lojas, num dos mercados mais famosos de Londres, estão abertas até às 19h e as barracas de comida até às 21h, por isso não durmas muito e dá um passeio por esta zona animada. Também podes jantar aqui ou comer qualquer coisa e sentar-te mais tarde num restaurante fixe em Soho.
- Piccadilly Circus: Apanha o metro até Leicester Square e caminha ao longo da Cranourn St. até chegares a uma das praças mais emblemáticas da cidade.
- Oxford e Regent Streets: estas são duas das ruas mais importantes de Londres. A primeira era uma antiga estrada romana e a entrada principal para a cidade, tendo sido essencial durante muitos séculos. Estão repletas de edifícios majestosos e, claro, de lojas.
- Neal’s Yard: depois de caminhares pela zona do Soho (talvez parar para jantar ou para tomar uma bebida/cerveja num dos speakeasy), podes ir a esta esquina emblemática escondida entre as várias ruas. Nas proximidades encontras o Cambridge Theatre, onde podes acabar a noite com uma peça de teatro ou musical.
- Opcional – Abbey Road: se fores fã de The Beatles, embora já seja tarde, encorajamos-te a incluir a famosa Abbey Road nesta tarde do teu itinerário de um fim-de-semana em Londres. Tem em mente que terás apanhar o metro ate à paragem St. John’s Wood passar lá um pouco mais de 30 minutos.
Dia 1 em Londres – Sábado
Após um caloroso pequeno-almoço britânico, recomendamos que te dirijas à paragem de metro Marble Arch para visitares alguns dos pontos turísticos mais emblemáticos do itinerário deste fim-de-semana em Londres. Aqui estão as paragens mais importantes:
- Hyde Park: este é um dos parques mais famosos de Londres, não só pela sua beleza (temos a certeza de que vais ver muitos esquilos) mas também porque é a casa do Speaker’s Corner. Há mais de 150 anos que pessoas de todo o tipo vêm aqui fazer discursos. Se caminhares pelo parque em direção ao Kensington Palace, vais passar pelo memorial da Princesa Diana e outro ao Albert of Saxony, o marido da Rainha Vitória. Também podes desfrutar do Lago Serpentine e dos jardins Kensington. O Kensington Palace é o lar do Príncipe Guilherme e Kate Middleton, o Duque e Duquesa de Cambridge.
- Harrods Department Store: mesmo que não gostes de compras, uma paragem obrigatória na tua viagem de fim-de-semana a Londres é visitares a loja de departamentos mais famosa da cidade. Abrem às 10 da manhã.
- Wellington Arch: na sua caminhada até aos estábulos reais, passarás por este arco em comemoração das vitórias inglesas sobre Napoleão. Este monumento separa o Hyde Park do Palácio de Buckingham.
- Royal Mews: aqui encontras um enorme museu de carruagens. Devido a limitações de tempo, não achamos aconselhável entrares, mas tem em conta que a Mudança da Guarda tem lugar de segunda a sábado às 11 da manhã e aos domingos às 10 da manhã.
- Buckingham Palace: quem não conhece este lugar mítico? É a residência de Charles III, o atual rei do Reino Unido. Embora só se possa visitar o interior em alturas muito específicas do ano, podes assistir à famosa mudança da guarda. É normalmente por volta das 11 da manhã, mas tem em conta que não é um acontecimento diário e varia consoante a época do ano.
- St. James’s Park: este é o mais antigo dos Parques Reais e é conhecido pelos seus cisnes e vistas do Buckingham Palace.
- Downing Street: 10 Downing Street é o lar das residências e escritórios oficiais do Primeiro Ministro e 11 Downing Street é o lar do Chanceler do Tesouro da Grã-Bretanha.
- Westminster Abbey: Temos a certeza de que não precisas de apresentação, mas este é o principal exemplo da arquitetura medieval de Londres. Recomendamos que entre para admirar e ver alguns dos túmulos e mausoléus de grandes personalidades britânicas como Darwin, Newton e Shakespeare.
- Big Ben, Westminster Palace e Westminster Bridge: não há lugar mais icónico em Londres do que Big Ben, certo? Passeia à sua volta, atravessa a Westminster Bridge e, se desejares, podes visitar o palácio com o mesmo nome reservando um bilhete (não podes fazer isto em qualquer altura).
- The London Eye: uma enorme roda gigante de 135 metros de altura com 32 cabines de vidro que oferece uma vista panorâmica de Londres e do The Thames. Se não tiveres tempo para subir, pode deixar esta visita para mais tarde e ver a cidade iluminada.
- Trafalgar Square: atravessa a Ponte Hungerford para chegar à espetacular praça construída em 1830 para comemorar a vitória do exército britânico sobre as marinhas espanhola e francesa na Batalha de Trafalgar. O que chama a atenção é a coluna de granito de quase 50 metros de altura sobre a qual repousa a estátua do Almirante Nelson. É a casa da National Gallery, na qual podes entrar se conseguires encontrar tempo. A entrada também é gratuita.
- Chinatown: uma das Chinatowns mais pitorescas do mundo, perfeito para parar para provar comida asiática autêntica a bons preços.
- Covent Garden: dependendo da hora a que terminas este primeiro dia completo em Londres, podes ir a este mercado coberto. Embora as lojas possam estar fechadas, há muitos restaurantes e pubs na zona.
Dia 2 em Londres (domingo)
Neste último dia do teu fim-de-semana em Londres podes começar por ir à Goodge Street, Russell Square, Tottenham Court Road ou Holborn. Decide em qual destes estás mais interessado, dependendo do local onde te encontra alojado. Do nosso ponto de vista, o que não deves perder é o seguinte:
- British Museum: um fim-de-semana em Londres não estaria completo sem visitar o museu mais importante e fascinante. A entrada é gratuita e contém uma das coleções mais completas do mundo. Tem em mente que abre às 10 da manhã e precisas de pelo menos 2 horas (3 se possível) para o veres devidamente.
- Tate Modern e Millennium Bridge: caminha ou apanha um autocarro de dois andares até Blackfriars para atravessares a curiosa ponte suspensa Millennium Bridge. Daqui terás uma bela vista da Tate Modern, uma antiga central elétrica que alberga uma impressionante coleção de arte moderna. A entrada é gratuita, mas encorajamos-te a visitar apenas se tiveres tempo extra.
- Shakespeare’s Globe: esta é uma reconstrução de um antigo teatro do século XVI. Há uma exposição permanente sobre a vida de Shakespeare.
- Borough Market: um dos mais antigos mercados e, sem dúvida, um dos mais belos a visitar durante um fim-de-semana em Londres. Se te der jeito podes sempre parar aqui para almoçar.
- Tower of London: depois do British Museum, pensamos que esta é a visita mais importante do teu dia na cidade. Esta fortificação foi construída durante o reinado de William I e, durante mais de 900 anos, foi utilizada como prisão e local de tortura para os traidores da Coroa.
- Tower Bridge: a mais famosa das pontes que atravessam o Thames, em estilo vitoriano neo-gótico e inaugurada em 1894. Atravessa-a e desfruta das vistas.
- City Hall: é um edifício moderno desenhado por Norman Foster. Podes vê-lo do exterior.
- HMS Belfast: este enorme navio de guerra, participante na Segunda Guerra Mundial e na Guerra da Coreia, vai chamar a tua atenção. Podes visitar o interior do navio, se ainda te restarem algumas horas em Londres.
- The Shard: termina o teu itinerário de um fim-de-semana em Londres com a vista do edifício mais alto do Reino Unido e do seu convés de observação. Se reservares com antecedência consegues obter grandes descontos.
Mapa da London Weekend Route
Para garantir que não te perdes, preparámos este mapa com as 3 roteiros de Londres num fim-de-semana. A sexta-feira está marcada a cinzento, sábado a azul e domingo a vermelho.
Podes ver o mapa do itinerário aqui.
Dicas para organizar um fim-de-semana em Londres
Esperamos que tenhas gostado do itinerário de um fim-de-semana em Londres que organizámos para ti. Aqui estão algumas dicas adicionais:
- Parece óbvio, mas tem um mapa à tua frente e planeia o itinerário de fim-de-semana em Londres, observando as distâncias e o tempo que demoras a chegar de um lugar ao outro. Tentámos otimizar o roteiro, mas se quiseres mudar alguma coisa, é melhor considerares este aspeto, uma vez que Londres não é propriamente uma cidade pequena.
- Tem cuidado, depois de Brexit, o Reino Unido já não é um membro da União Europeia, por isso não deixes o teu passaporte em casa e contrata um seguro de viagem para Londres. Não vais querer deparar-te com uma grande fatura se precisares de cuidados médicos. O Cartão Europeu de Seguro de Saúde não é válido.
- Verifica os horários de abertura e encerramento de tudo. Se quiseres ver a Mudança da Guarda em frente ao Palácio de Buckingham, tem em mente que os horários de abertura mudam dependendo da época do ano.
- Se já sabes o que vais visitar ou que espetáculo(s) queres ver, reserva os bilhetes com antecedência, pois poderás obter descontos. Também vale a pena considerar se está interessado em passes turísticos (London Pass, Go London Explorer Pass, London Merlin Pass…).
- Procura alojamento com boas ligações de transporte. Isto é essencial para um itinerário de um fim-de-semana em Londres, pois não tens assim tanto tempo e não o desperdiçar a procurar transportes.
- O que trazer para um fim-de-semana em Londres? Desde sapatos confortáveis e uma capa de chuva/guarda-chuva, não deixes o teu adaptador de tomadas em casa.
Esperamos ter respondido a todas as tuas perguntas quando se trata de planeares o teu itinerário para um fim-de-semana em Londres, mas se tiveres quaisquer perguntas ou sugestões, gostaríamos de ouvir nos comentários.
Não saias já! No blog da IATI temos todas as informações de viagem de que precisas para esta e outras aventuras. Estes artigos serão certamente do teu interesse: