Estás à procura de um lugar diferente e ainda pouco conhecido? A IATI leva-te de forma segura ao monte Medilianum localizado na província de Leão que antigamente foi palco de exploração e extração de ouro. Agora é um dos trilhos mais bonitos e desconhecidos do norte de Espanha que tem vindo a atrair os mais curiosos e apreciadores da natureza.
O passeio por Las Médulas é tranquilo e adaptado a toda a família, mas se as vai visitar inseridas numa viagem maior, aconselhamos que compres um seguro de viagem online e passeie descansado.
Contents
Como conquistar a Rota do Ouro e visitar Las Médulas?
Conhecido agora como Las Médulas, estão declaradas como património da humanidade. Este monte tem como cor predominante o laranja com o contraste dos Castanheiros e Carvalhos típicos da zona que permitem um trilho bastante agradável e de baixa dificuldade.
As Las Medulas além do trilho têm também grutas e um miradouro com vista panorâmica para o monte.
Trilho
O trilho é circular com cerca de 6km, denomina-se como Senda de Las Valiñas e tem o seu início na aldeia de Las Médulas que tem também um painel informativo mesmo ao lado do ponto de turismo. É um trilho de fácil realização sem zonas acidentadas e vertiginosas o que permite ser realizado também com crianças.
Durante o trilho é possível apreciar a magnitude da galerias denominadas de “La Cuevona” e da “La Cueva” que foram no passado passagem para dentro da terra para retirar o ouro, agora estão protegidas e vedadas devido ao risco de desabamento. Se quiserem podem também fazer o trilho com visita guiada, podem informar-se no ponto de turismo da aldeia.
Miradouro de Orellán
No que diz respeito ao Miradouro de Orellan, este pode ser visitado dentro do circuito do trilho ou podem ir lá de carro, a estrada de acesso é um pouco sinuosa mas bastante acessível, apenas têm de ter mais precaução durante os invernos rigorosos devido ao nevoeiro que se instala.
O miradouro tem uma vista panorâmica sobre Las Médulas e pode ser visitado em qualquer hora do dia, apesar de que na hora do pôr-do-sol é um espetáculo a não perder, pois as cores do sol potenciam a cor laranja.
Grutas
Por fim, temos as grutas que podem ser visitadas todos os dias da semana e a sua entrada é feita mesmo ao lado do Miradouro de Orellan. Têm um custo de 3€ que inclui uma touca e um capacete e aconselhamos a levaram luz para explorarem de forma segura as grutas. Quando entrarem vão poder sentir o frio e a humidade das grutas e no final vão poder estar numa varanda/miradouro que tem uma perspectiva diferente da vista para o monte.
E se procuram onde dormir, a IATI aconselha o Palleiro del Forno. A cerca de 2km do miradouro de Orellan, o Palleiro del Forno é uma casa de turismo rural com uma decoração associada à natureza e com uma sala onde vão poder no inverno se aquecerem enquanto convivem. Também vão poder ter a oportunidade de degustar de pratos tipicamente romanos que são confecionados na hora pela própria dona da casa. Aproveitem, vão adorar os petiscos.
Extra da IATI para uma caminhada segura:
- Adequem a vossa roupa e calçado ao tempo, um calçado adequado é fundamental para um passeio agradável e seguro;
- A caminhada é adequada a adultos e crianças, mas não deixem de ter precauções com os mais pequenos, levem sempre agua e snacks para poderem beber/comer durante o trilho;
- Se levarem amigos de 4 patas repitam o processo em cima mencionado;
- É essencial viajar sempre em segurança e onde poderão encontra-la será através da IATI Seguros que vos permite adaptar o seguro de acordo com o tipo de viajante que vocês são, protejam-se a vocês e aos vossos pequenos.
Boa caminhada!
Autores: Tworistas