O México é um dos 20 maiores países do mundo, pelo que podes imaginar como é difícil fazer uma lista de lugares para ser ver no México em 15 dias. Cada estado tem paisagens e culturas diferentes e a escolha de determinada rota através de um ponto pode mudar totalmente a experiência da tua viagem.
Depois de dar uma boa vista de olhos ao mapa, a IATI, perita em seguros de viagem, encontrou a rota perfeita para a tua primeira viagem ao México. Aqui está uma rota que te deixará a quereres regressar ao México uma e outra vez para descobrires as suas muitas faces e tradições.
Contents
Viajar em segurança pelo país
Durante este itinerário de viagem através deste incrível país iremos levar-te a uma grande variedade de lugares onde muitas atividades te esperam. Por esta razão, e como o próprio Ministério dos Negócios Estrangeiros assinala, é essencial ter um seguro de viagem para o México para garantir a tua proteção em qualquer momento. O IATI Mochileiro é o seguro concebido a 100% para um destino como este e que te vai cobrir em questões de saúde, bem como por outros incidentes que possam ocorrer durante esta aventura. Não arrisques, protege a tua viagem e contrata já a tua apólice:
Visita de 15 dias ao México
Para a tua primeira visita ao México, pensamos que é ideal visitares a popular Riviera Maya. Sabemos que esta área não é exatamente a mais desconhecida do país, mas o que propomos é uma rota livre, sem hotéis com tudo incluído ou excursões sobrelotadas.
Ainda é possível desfrutar de uma autêntica Riviera Maya, e nós mostramos-te como. Mas antes de mais, gostaríamos de esclarecer algumas questões práticas:
- Para te deslocares na zona podes alugar um carro. Isto facilitará muito a tua viagem e dar-te-á toda a autonomia necessária para desfrutares da Riviera Maya por ti. No entanto, se não quiseres conduzir nas tuas férias, a península de Yucatan tem uma boa rede de transportes públicos que te levará a todos os lugares desta lista.
- Quanto ao tempo, é melhor evitares a estação do Verão, de Junho a Agosto, pois estes são os meses mais quentes e coincidem com a temporada alta. Mas como sabemos que por vezes é difícil marcares as tuas férias fora destes meses, recomendamos que se estiveres a viajar no Verão, reserva os hotéis com antecedência e organiza as excursões de manhã cedo para evitares o calor.
Agora sim, comecemos a nossa viagem através do México:
Dia 1: Cancún
Esta cidade cheia de hotéis, restaurantes e entretenimento é sempre o ponto de partida de qualquer viagem da Riviera Maya, uma vez que é fácil de ligar a outros lugares mais interessantes ao longo da costa das Caraíbas do México.
Se gostas de luxo, festa e tens mais de 15 dias para explorar o México, talvez queiras passar uns dias em Cancún, mas para uma viagem de duas semanas à Riviera Maya, pensamos que é melhor não passares mais do que um dia em Cancún e ir diretamente para uma ilha que te vai surpreender:
Dias 2, 3 e 4: Holbox
A menos de uma hora de Cancún fica o porto de Chiquilá. De lá, um ferry irá levar-te a um paraíso chamado Holbox, onde se estendem quilómetros de areia branca e águas turquesa.
Os veículos motorizados não são permitidos na ilha, mas isso não é um problema, pelo contrário, pois garante-te uma experiência tranquila e relaxante na ilha. Além disso, um passeio pela praia vai levar-te a locais incríveis como Punta Cocos e Punta Mosquitos, onde poderás desfrutar do pôr-do-sol, línguas de areia e estrelas-do-mar. Não é o início perfeito para um itinerário de 15 dias de viagem ao México?
Holbox tornou-se popular nos últimos anos para o snorkelling de tubarão-baleia. No entanto, tem em conta que as agências que oferecem esta atividade não praticam turismo responsável, permitindo que barcos e turistas se aproximem mais do animal do que o permitido. Por este motivo, não recomendamos esta experiência.
Dias 5 e 6: Cozumel
Para entrares gradualmente na atmosfera mais animada da Riviera Maya, faremos um salto de ilha para ilha: de Holbox para Cozumel. Em Cozumel deixamos para trás a tranquilidade de Holbox, mas começaremos a desfrutar de algumas das atividades estrela das Caraíbas: Mergulho e turismo arqueológico.
Se gostas de observar a vida marinha, em Cozumel terás a oportunidade de praticar algumas das melhores experiências de mergulho no México. Também se pode combinar as atividades marítimas com uma excursão cultural ao Templo da Deusa Ixchel. Este templo maia dedicado à fertilidade é um bom primeiro contacto com uma das mais enigmáticas culturas pré-hispânicas da Mesoamérica.
Esta ilha é também conhecida por Chankanaab, um Parque de Aventura localizado dentro do Parque Nacional de Arrecifes, que oferece atividades na natureza, mas também espectáculos de leões marinhos e atividades de golfinhos. A fim de não encorajar ainda mais o turismo irresponsável com animais e o ambiente, recomendamos que não percas tempo e dinheiro com este tipo de atividades nas tuas férias no México.
ALTERNATIVA: Se quiseres dar um toque mais cultural à tua viagem ao México em 15 dias, podes substituir a sua visita a Cozumel pela cidade de Valladolid. Esta Cidade Mágica de Yucatan vai fazer-te apaixonar pelas suas ruas coloridas e vai surpreender-te com a sua história revolucionária. A partir daí podes visitar a zona arqueológica de Coba e visitar alguns dos cenotes da Península de Yucatan.
Dias 7, 8 e 9: Tulum
Esta aldeia entre a selva e o mar tem sido um lugar que durante muitos anos tem atraído mexicanos e estrangeiros à procura de um modo de vida mais relaxado. Por conseguinte, o ritmo do Tulum é mais relaxado do que o da vizinha Playa del Carmen. Isto torna-o uma boa base para explorar uma das mais belas costas da Riviera Maya.
Três dias em Tulum são suficientes para se habituar à zona, relaxar numa das suas praias e ter uma experiência num dos seus famosos hotéis e restaurantes com vista para o mar. Mas também para conhecer um dos sítios arqueológicos mais especiais do México: a antiga cidade de Tulum.
O povo Maia de Tulum construiu os seus templos e casas numa localização privilegiada. Assim, a partir do sítio arqueológico de Tulum podes conhecer um pouco melhor como o povo Maia vivia na região e ao mesmo tempo desfrutar de uma das melhores vistas das Caraíbas mexicanas.
Dias 10 e 11: Lagoa Bacalar
Uma viagem de um dia à Lagoa Bacalar é possível desde Tulum, mas pensamos que vale a pena passar uma noite na aldeia para desfrutar de um dos amanheceres perfeitos que Bacalar normalmente oferece.
Esta extensão de água doce baptizada “A Lagoa das Sete Cores”, vai fazer-te pensar que nunca saíste do Mar das Caraíbas. A partir da cidade de Bacalar podes alugar caiaques e pranchas de remo para a explorar ao teu próprio ritmo, mas se tiveres pouco tempo, podes alugar uma viagem de um dia para ver os lugares mais especiais da lagoa.
Dia 12, 13 e 14: Tulum
E de Bacalar regressamos a Tulum. Desta vez para passares mais tempo com um fenómeno natural muito especial na América: os cenotes.
Na península de Yucatan (e noutros estados do México), Guatemala e Belize existem inúmeras cavernas onde a água subterrânea emerge das profundidades, algumas delas com mais de 300 metros de profundidade!
Perto de Tulum podes visitar alguns dos cenotes mais espetaculares em transportes públicos, com o teu próprio carro ou contratando os serviços de um táxi. Num dia podes organizar uma rota de cenotes e visitar algumas dos mais espetaculares, tais como: Choo-Há, Dos Ojos, Manatí e Carwash.
Antes de te despedires de Tulum e da tua visita de 15 dias ao México, recomendamos que organizes uma viagem de um dia ao famoso Chichén Itzá. Para visitares este sítio arqueológico no estado de Yucatán, podes reservar uma visita a partir de Tulum ou viajar por conta própria de autocarro. Recomendamos-te que chegues cedo para evitares o calor e as multidões.
Dia 15: Cancun
A viagem de carro de Tulum a Cancun não demora mais de duas horas, por isso, dependendo do teu tempo para o voo, poderás ter tempo para desfrutar do nascer do sol na praia de Tulum e visitar um último cenote. Esta seria uma boa maneira de dizer adeus à Riviera Maya, uma região que certamente te terá deixado desejoso de continuares a fazer uma digressão pelo México.
É seguro viajar livremente no México?
O México tem uma reputação imerecida como um país perigoso para se viajar. A sua história com o tráfico de droga, embora real, é frequentemente exagerada pela imprensa ao ponto de nos fazer acreditar que qualquer viagem ao país tem quase um final trágico garantido.
É por isso que muitas pessoas escolhem viajar para o México com pacotes com tudo incluído, e embora esta seja uma opção válida, a realidade é que o México, e especialmente a Riviera Maya, é um destino perfeito para explorares ao teu próprio ritmo. Os locais turísticos têm uma boa rede de transportes públicos e existem hotéis que se adaptam a todos os gostos e orçamentos.
Viajar nesta parte do México é não só fácil mas também bastante seguro. Com bom senso e tomando todas as medidas de segurança que tomas quando viajas em qualquer país estrangeiro, poderás desfrutar de praias paradisíacas, de uma gastronomia única e da hospitalidade e simpatia do povo mexicano.
Mas como em qualquer viagem, eventos e acidentes imprevistos podem também surpreender-te no México, especialmente se praticares atividades de aventura, snorkelling e mergulho. É por isso que recomendamos que viajes com seguro e com a tranquilidade de que não terás de te preocupar com nenhum imprevisto, apenas que desfrutes da tua viagem.
Para te ajudar a organizar a tua viagem, preparámos estes 3 guias essenciais que responderão a todas as questões que possas ter: