Sempre sonhaste com uma viagem ao Hawai? Então bem-vindos a bordo deste navio ao paraíso. Frutas tropicais, praias, vulcões, tartarugas, rituais, história, flores de mil cores e camisas de flores de mil cores: quantas coisas sabes sobre o Hawai e quantas coisas pensas que te vão surpreender na tua viagem? Descobre tudo neste Itinerário de viagem para o Hawai.
Este arquipélago no Oceano Pacífico constitui, juntamente com a Nova Zelândia e Ilha de Páscoa, um dos vértices do chamado Triângulo Polinésio. É um dos cantos alcançados por uma das civilizações mais misteriosas da Terra, de navegadores experientes guiados pelas estrelas: os polinésios.
O Hawai é constituído por 124 pequenas ilhas desabitadas e 8 ilhas principais, o que dificulta a sua visita a todas elas em 10 dias. Mas na IATI Seguros queremos esclarecer as tuas dúvidas e propor-te uma viagem inesquecível. Assim, para uma primeira vez no outro lado do mundo, levamos-te a Oahu, Maui e Hawai (Big Island) neste itinerário de viagem para o Hawai.
Aloha, viajantes!
Dias 1 – 3: Oahu
Oahu é a ilha mais importante do Hawai, embora não seja a maior. É o lar do icónico Honolulu e lida com o tráfego aéreo nacional e internacional. Embora seja muitas vezes esquecida como a ilha principal, fica de olho nela porque é o lar de alguns recantos incríveis. Tem também a vantagem de ter The Bus, um sistema de autocarros que liga toda a ilha.
Dia 1: Honolulu, Pearl Harbor e Waikiki Beach
Honolulu é a maior, mais moderna, mais gastronómica e comercial cidade que irás encontrar na tua digressão pelo Hawai. Se precisares de trocar dinheiro, comprar lembranças ou sentires que fazes parte do Hawai 5.0, é o lugar certo para estares.
Pearl Harbor é um local obrigatório em Honolulu, e podes lá chegar com The Bus. A entrada básica é gratuita e inclui uma visita ao museu e à sala de conferências. O documentário em vídeo que mostram dá uma imagem mais completa dos terríveis acontecimentos que tiveram lugar nestas ilhas durante a Segunda Guerra Mundial, e onde, como geralmente acontece em todos os conflitos bélicos, os justos pagaram pelos pecadores.
Para terminar o primeiro dia da tua rota pelo Hawai, com pôr-do-sol incluído, aproveita para passear e nadar nas praias de Waikiki ou Moana. Música, bares de praia e um ambiente agradável e descontraído contribuem para a atmosfera destas praias urbanas com as suas águas turquesa.
Dia 2: Diamond Head, Baía de Hanauma e passeio costeiro
Diamond Head é outro dos pontos mais representativos de Oahu que não deves perder na tua viagem ao Hawai. A caminhada até à borda da cratera é bela e no topo podes desfrutar de vistas incríveis da caldeira e da cidade de Honolulu.
De lá, segue o trilho até à Hanauma Bay, uma praia popular onde tens de pagar uma taxa de entrada. O teu dinheiro ajuda a preservar espécies marinhas protegidas e podes mergulhar num aquário natural que não te deixará indiferente. Lembra-te, contudo, que o protetor solar que contenha oxibenzona é proibido no Hawai, uma vez que destrói os corais.
Após algumas horas na praia, continua ao longo da estrada costeira em direção à Waimanalo Beach. Aproveita as indicações dos miradouros para parares e apreciares as vistas. E para terminar o dia, outra sessão de praia em Waimanalo, um dos mais belos recantos de Oahu, com areia fina, águas turquesa e as montanhas a guardarem a retaguarda.
Dia 3: A famosa Northshore
A North Shore (Costa Norte de Oahu) é a antítese de Honolulu. Um lugar com um carácter muito mais descontraído, camiões de comida e uma vibração dos anos 70 onde os surfistas encontraram there place to be. Se fores no final de Novembro podes apanhar o Campeonato de Surf do Hawai, mas é sempre uma boa altura para ires às praias, tentares a tua sorte com as ondas ou fazeres apenas um mergulho. E claro, faz figas – quem sabe se lá encontrarás o Jack Johnson a comer, ou a cantar, banana pancakes? – é onde ele nasceu e onde ele vive!
Viajar em segurança no Hawai
Como sabes, este é um dos países mais caros do mundo quando se trata de cuidados de saúde. Uma simples visita ao médico aqui, para algo tão pequeno como uma entorse, poderia resultar em faturas de milhares de euros. É por isso que até o Ministério dos Negócios Estrangeiros insiste na importância de ter um seguro de viagem para os Estados Unidos que cuide de ti e se encarregue deste tipo de despesas. O IATI Estrela é o melhor seguro do mercado e foi concebido para destinos de topo como este. Para além de uma enorme cobertura para despesas médicas, também te cobrirá em casos como roubo, problemas de bagagem, transporte e mesmo repatriamento. Não esperes mais, viaja com a paz de espírito que mereces e obtém já o teu seguro:
Dias 4 – 6: Maui
A viagem ao Hawai continua com uma mudança de ilha: vamos para Maui! Esta ilha é famosa pelas suas praias e por ser um destino de férias muito exclusivo, mas não te preocupes, há sempre opções que se adequam a todos os orçamentos.
Dia 4: Excursão ao Oeste de Maui
Esta é uma rota altamente recomendada, que se estende entre Olowalu e Honolua Bay. Uma rota de miradouros perfeitos (dignos de cartão postal da ilha de Molokai) e praias que não esquecerás facilmente do teu itinerário para o Hawai. O nosso preferido: Kaanapali, uma enorme praia de areia dourada que se funde com a água turquesa. Toma nota!
Durante a tarde, mudamos de rumo e recomendamos uma caminhada até à cratera Haleakala, um vulcão com uma enorme caldeira a 3000 metros acima do nível do mar. Para entrares no Parque Nacional de Haleakala tens de reservar com antecedência se quiseres ver o nascer do sol, mas o pôr-do-sol é muito mais fácil de gerir e é também bonito. Basta trazeres roupa quente!
Dia 5: Road to Hana
A famosa Road to Hana é um must em qualquer rota pelo Hawai. Embora mereça realmente vários dias, se quiseres fazer tudo num só dia, espera passar mais de 8 horas ao volante e uma parte da estrada é perigosa. Está, no entanto, cheia de sítios icónicos e lendários.
Podes fazer a mesma viagem de ida e volta: Kahului – Hana – Kahului ou fazer uma rota circular pelo Maui do Sul, o que dá uma perspetiva mais completa (e mais longa). Esta segunda opção só é adequada se for num 4×4. Descobrirás locais incríveis como as cascatas de Makahiku e Waimoku, a Red Sand Beach (Kaihalulu) ou o Wainapanapa State Park.
Dia 6: Snorkelling no Molokini
Para o último dia da viagem do Hawai a Maui, uma aventura de snorkelling está no teu itinerário. O passeio de snorkelling a Molokini em Maui é uma das atividades mais famosas da ilha e fará feliz qualquer pessoa que ame o mundo subaquático.
Para além das paragens em Molokini, há outras paragens ao longo do dia e as seis horas a bordo do barco passarão a correr. Mais uma vez, lembra-te de ficar de olho no teu protector solar. Essa área de recifes não precisa de mais danos.
Dias 7 – 10: Hawai
A maior ilha do Hawai, que também é chamada Hawai (ou Big Island) é um tesouro em cada curva. É pouco povoada, tem 8 zonas climáticas diferentes e ostenta praias de areia preta, branca, dourada e até verde. Continuamos o nosso itinerário para o Hawai!
Dia 7: Rota de Waimea a Hilo
Começa a tua viagem em Waimea, a capital alimentar da ilha, onde encontrarás o famoso Tex Drive In, entre outros. A partir daí, continua até Waipio Valley, um dos locais sagrados do Hawai. Do miradouro terás uma bela vista, mas não deixes de fazer a caminhada até à praia. Se tiveres tempo suficiente, caminha para o vale, mas fica ciente de que algumas partes do vale são propriedade privada e algumas pessoas podem estar atentas aos turistas.
À medida que continuas ao longo do trilho, descobrirás o quão selvagem é esta parte da costa. Uma visita às Akaka Falls, ao Jardim Botânico e às Rainbow Falls é altamente recomendada.
Para terminar o dia: Hilo, a cidade mais chuvosa dos Estados Unidos. O local perfeito para visitares o Farmers Market e agarrar uma deliciosa poke bowl.
Dia 8: Vão para os vulcões!
Pela manhã, sobe à Mauna Kea, a montanha mais alta do mundo, contando do fundo do oceano, é um local sagrado. No seu cume, a mais de 4000 metros, encontra-se um importante observatório astronómico.
O centro de visitantes está a meio caminho e é obrigatória uma paragem técnica para a aclimatação à altitude. Será necessário um 4×4 para completares a missão com sucesso. Mas vale a pena, porque as vistas são inesquecíveis, especialmente ao pôr-do-sol.
A tarde será dedicada à visita ao Parque Nacional dos Vulcões. No caminho, podes conduzir ao longo de parte da costa oeste do Hawai e depois entrar no parque, onde podes ver a cratera de Kilauea primeiro de dia e, se tiveres sorte, com jorros de lava à noite. Este vulcão está em erupção há mais de 20 anos, pelo que poderás ter sorte.
Dia 9: Rota da Praias Hapuna Beach – Kiholo e Magic Sands Beach
Esta parte da ilha tem o melhor tempo, o que é bom para desfrutares de algumas das praias. Hapuna Beach é altamente recomendada se gostas de ondas e desportos como o body boarding. A Kiholo Bay, entretanto, é uma sucessão de enseadas com areia preta misturada com coral.
Para chegares à Makalawena Beach tens de caminhar por um caminho através de lava solidificada durante 40 minutos. Tem ondas incríveis e águas cristalinas.
Finalmente, Magic Sands Beach. Esta é uma praia urbana mais concorrida, mas também podes desfrutar das ondas e das tartarugas que nadam ao longo da costa – lembra-te de trazer o teu equipamento de mergulho!
Dia 10: Ciclismo e caminhadas pelos Kalapana Lava Fields.
Este é o último dia da viagem ao Hawai e é tempo de finalizar em grande estilo: em busca da lava perdida!
Conduza até Kalapana e no final da estrada visita uma das lojas de aluguer de bicicletas. Os senhores da loja vão dar-te indicações, mas andem durante cerca de meia hora até verem as fumarolas. Nesta altura, deixa a bicicleta e anda pela lava. Tem cuidado para não pisares lava não solidificada e não desesperes, podes ter de caminhar durante várias horas, por isso leva protetor solar contigo.
Coloca água na tua mochila e também um GPS para te lembrares do caminho de regresso, é mais fácil perderes-te do que parece… Se tiveres sorte, quando estiveres perto das fumarolas poderás ver a lava a irromper da terra, um momento irrepetível no teu itinerário de viagem para o Hawai. No entanto, pode ser uma proeza perigosa. Não vás sem seguro, e se tiveres medo de tais coisas, podes sempre reservar uma visita guiada. Há também passeios de barco para veres lava a cair no mar, mas dependendo da atividade vulcânica, estes nem sempre estão disponíveis.
A tua viagem ao Hawai terminou, mas as aventuras continuam, porque o arquipélago ainda está à tua espera para voltar e visitar outras ilhas. Preparámos para ti estes 3 guias, cheios de informações úteis que te ajudarão a organizar a tua viagem, não os percas!
- Requisitos para viajar para os Estados Unidos e documentos necessários
- É seguro viajar para os EUA?
- O melhor seguro de viagem para os Estados Unidos
Artigo escrito por Eva Abal, do blog Una ideia, un viaje