É seguro viajar para o Japão? Embora este fantástico país tenha a reputação de ser calmo e pacífico, talvez tenha dúvidas sobre a segurança ao planeares a tua viagem devido aos desastres naturais que ocorreram nos últimos anos. Na IATI, especialistas em seguros de viagem para o Japão, não queremos que ninguém perca os seus maravilhosos templos, paisagens naturais e bairros onde a tradição e a modernidade se misturam na perfeição, entre muitas outras atracções. Queremos contar-te tudo sobre a segurança no Japão e dar-te algumas dicas para aproveitares ao máximo a tua próxima aventura.
Contents
O que diz o Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre se é seguro viajar para o Japão?
A primeira fonte a quem recorrer quando queremos informação oficial sobre se é seguro viajar para o Japão é o Ministério dos Negócios Estrangeiros. As recomendações do mesmo sobre segurança no Japão indicam que, em geral, é um país muito seguro, porque os assaltos, roubos e furtos são muito raros. No entanto, realça o risco de sofrer um acidente devido a catástrofes naturais tais como tufões, chuvas torrenciais, inundações, erupções vulcânicas ou terramotos.
Embora a maioria dos terramotos não sejam sentidos e o Japão tenha um bom sistema de prevenção de danos, evacuação e preparação para catástrofes, é aconselhável verificar previamente com a Agência Meteorológica do Japão. É seguro viajar para o Japão, mas se o fizeres durante os meses de Julho a Outubro, tem em mente que é época de tufões e, portanto, deves estar ciente dos avisos, que também são publicados nesta secção do seu website.
O Ministério dos Negócios estrangeiros coloca especial ênfase na secção da saúde. A este respeito, o Ministério indica que “ao viajar para o Japão, é altamente aconselhável viajar com a cobertura de seguro mais abrangente possível para qualquer incidente (problema de saúde, acidente de trânsito com um carro alugado, cancelamento de viagem, etc.), uma vez que lidar com tais incidentes no Japão pode ser extremamente dispendioso. Pela mesma razão, recomenda-se que a apólice do seguro que subscreves não exija que o segurado pague os custos em adiantado.
A infra-estrutura médica no Japão é muito boa e encontrarás hospitais e clínicas na maioria dos locais que visitares. O problema é que muitos médicos não falam inglês e as clínicas para estrangeiros tendem a ser mais caras. Portanto, embora seja seguro viajar para o Japão, é essencial que se faça um bom seguro médico como o IATI Estrela, com até 500.000 euros de cobertura médica. Em caso de acidente, dar-te-emos o apoio necessário para ir ao hospital ou clínica de que necessitas.
Mas afinal é seguro viajar para o Japão ou não?
O Ministério dos Negócios Estrangeiros deixou mais ou menos claro, mas será seguro viajar para o Japão? Sem hesitação, sim, mas claro, como em qualquer outro país, sem deixares prudência e senso comum em casa.
O Japão é conhecido por ser um país muito seguro. A taxa de criminalidade é muito baixa e, de facto, não é raro ver mulheres e crianças sozinhas a andar ou andar de metro ou de comboio em quase todas as alturas do dia. É também muito comum que, se te esqueceres de algo, o encontres no mesmo local onde o deixaste, mesmo várias horas depois, ou que alguém o tenha deixado numa esquadra (a koban) para que o possas recuperar. Claro que, em áreas muito turísticas ou em bares a altas horas da noite, podem ocorrer alguns roubos, mas não é uma ocorrência frequente. Não é por acaso que é um dos países mais seguros do mundo.
Ao avaliar a segurança no Japão, é verdade que o arquipélago está sujeito a catástrofes naturais todos os anos. As chuvas torrenciais são frequentes nos meses de Verão e, embora não causem normalmente grandes danos, é aconselhável estares informado e seguir as indicações prescritas pelas autoridades japonesas.
Por outro lado, na sequência do acidente na central nuclear de Fukushima em 2011, é aconselhável manteres-te afastado das chamadas zonas 1, 2 e 3 perto da central.
Embora seja muito seguro viajar para o Japão, é claro, também podes ter um acidente ou adoecer. Considerando que os cuidados de saúde privados no Japão são um dos mais caros do mundo, é essencial que viajes com uma cobertura de seguro abrangente. Se tiveres de ir para o hospital, podes arcar com contas de milhares de euros. Para além disso, como muitos médicos não falam inglês, terás o apoio logístico de profissionais que se assegurarão de que consegues entender perfeitamente tudo, durante a tua consulta ou hospitalização. Contrata agora a tua política da IATI Estrela e viaja para o Japão com paz de espírito que mereces.
Por outro lado, ter em conta que no Japão a posse e consumo de qualquer tipo de drogas, incluindo a marijuana, não é permitida. Por outro lado, se estiveres a pensar conduzir um carro ou uma mota, terás de obter uma carta de condução internacional. E se quiseres usar o teu drone, fica ciente de que não é permitido na maioria dos locais turísticos no Japão. É portanto aconselhável verificares com as autoridades locais antes de o pilotares.
Em suma, viajar para o Japão é seguro e encorajamos-te a fazê-lo em qualquer altura do ano. Se quiseres evitar o calor e possíveis chuvas de tufões ou depressões tropicais no Pacífico, tenta viajar em meses que não sejam Julho, Agosto, Setembro e Outubro. Em qualquer caso, recomendamos-te que viajes sempre para o Japão com cautela e respeito.
É seguro viajar sozinho para o Japão?
Se estás ansioso por viajar sozinho para o Japão ou não queres esperar que outra pessoa te acompanhe, não hesites! Viajar sozinho para o Japão é totalmente seguro e ficarás contente por o ter feito.
Embora a nossa língua e cultura sejam completamente diferentes, os japoneses são muito úteis para os turistas e vão-te ajudar de todas as formas possíveis. Sentires-te-á muito à vontade para te deslocares sozinho porque, de facto, a sociedade japonesa é muito individualista e tudo está concebido para viagens a solo. Ninguém ficará surpreendido por te ver caminhar sozinho na rua à noite ou comer num restaurante desacompanhado porque todos o fazem. Como mulher, embora a taxa de violência baseada no género seja muito baixa, ficarás satisfeita por saber que existe alojamento e transporte especificamente concebido para mulheres.
Algumas dicas para uma viagem segura ao Japão
Como se pode ver, é muito seguro viajar para o Japão, mas nunca fez mal seguir algumas recomendações, como:
- É essencial que se faças um bom seguro de viagem. Como o Ministério dos Negócios Estrangeiros salienta, certifica-te de que tens uma ampla cobertura e, se possível, que inclui o repatriamento para o teu país. Na IATI oferecemos-te o mais abrangente do mercado. Não só isso, graças ao nosso seguro, estarás também coberto contra perda, atrasos e danos na bagagem, ligações aéreas perdidas e outros possíveis acidentes que possas ter no Japão. Aqui tens mais informações sobre o seguro mais recomendado para viajar para o Japão: IATI Estrela;
- Embora não precises de visto para viajar para o Japão, verifica se o teu passaporte é válido para a duração da tua viagem e se está em bom estado. As autoridades japonesas são exigentes ao examinar passaportes estrangeiros;
- É aconselhável registares-te na aplicação “Registo Viajante“ antes de viajar;
- Se viajares para o Japão no Verão, fica ciente de que as temperaturas são elevadas e a humidade é elevada. Leva protector solar, procura lugares sombrios e mantém-te hidratado;
- Se quiseres conduzir, fica ciente de que precisarás de uma carta de condução internacional;
- Tem em conta que no Japão se conduz no lado esquerdo da estrada, por isso pratica de antemão! Certifica-te de que tens um bom seguro de condução, pois um acidente pode ter consequências graves e resultar em responsabilidade civil ou criminal, por muito grave que seja;
- É seguro viajar para o Japão, o uso e a posse de drogas é um crime e não queres ser apanhado em processos criminais;
- E, como sempre, viaja para o Japão em segurança e com bom senso.
Seguro de viagem para o Japão
Como podes ver, viajar para o Japão é muito seguro. No entanto, lembra-te que uma das chaves para que tudo seja perfeito é fazê-lo com um bom seguro de viagem 100% concebido para uma viagem com estas características. No caso do Japão, o IATI Estrela é a tua melhor opção, uma vez que tens uma enorme cobertura que garantirá que antes de qualquer contratempo sanitário ou, por exemplo, roubo ou perda de bagagem, estarás totalmente protegido.
Não esperes mais e obtém já o teu seguro de viagem para o Japão: