É seguro viajar para o Egito? Infelizmente, há alguns anos, o país viveu alguns acontecimentos violentos em certas partes do país, fazendo com que muitos viajantes ainda se questionassem se é seguro viajar para o Egito. No entanto, se estiveres interessado em ver algumas das maravilhas do mundo localizadas no Egito, não te deves contentar com um simples “sim” ou “não”. Na IATI, líderes em seguros de viagem para o Egito, queremos dar-te toda a informação para que possas decidir por ti próprio se é seguro viajar para o Egito neste momento. No final, encontrarás algumas dicas para uma viagem segura ao Egito.
Continua a ler para saberes tudo sobre segurança no Egito.
Contents
O que diz o Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre a segurança no Egito?
O website do Ministério dos Negócios Estrangeiros desaconselha viajar para o Egito, a menos que viajes por necessidade ou se a tua viagem se limitar às zonas e centros turísticos do Cairo, Luxor, Alexandria, Assuão, a costa continental africana do Mar Vermelho e Sharm el Sheikh. Estas são as áreas classificadas como de risco médio.
O Ministério salienta que é melhor viajar para o Egito com uma agência de viagens e que as viagens rodoviárias devem ser limitadas. Evidentemente, não recomenda ir a lugares remotos ou viagens de aventura. Além disso, considera as viagens no norte do Sinai e na Faixa de Gaza como “extremamente perigosas”.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros conclui que a situação de segurança no Egito melhorou nos últimos anos, mas que o risco de ataque terrorista permanece. Mesmo assim, o último grande ataque perto de um local turístico teve lugar em agosto de 2019.
Por outro lado, em termos de cuidados de saúde, é indicado que o país possui um nível aceitável de infra-estruturas para tratar doenças menores. Nos casos graves e/ou que exijam cirurgia, o Ministério dos Negócios Estrangeiros recomenda ser tratado em Portugal. Os centros de saúde, além disso, exigem geralmente um pagamento adiantado e os serviços prestados são normalmente muito elevados. Por esta razão, “é especialmente recomendado fazer um seguro médico de viagem antes de viajar para o Egito”.
Mas será seguro viajar para o Egito em 2024?
As imagens dos motins e manifestações que tiveram lugar no Egito em 2011 deram a volta ao mundo e levaram a uma queda drástica no turismo num dos destinos preferidos dos viajantes do mundo. É lógico que as embaixadas reagiram desta forma e desaconselharam as viagens ao Egito.
Desde então, têm ocorrido vários ataques. Um dos mais importantes aconteceu em abril de 2017, o que levou o Egito a decretar o estado de emergência durante 3 meses. No entanto, com o passar do tempo, conseguiu estabilizar e recuperar a importância que o turismo tem para a sua economia.
Há muitos viajantes que continuaram e continuam a viajar para o Egito e que regressam espantados depois de visitarem lugares tão incríveis como as pirâmides de Giza, Abu Simbel, os templos de Luxor ou os fundos marinhos do Mar Vermelho. Em blogs e redes sociais encontrarás centenas de testemunhos que te mostrarão como é seguro viajar para o Egito. Todos eles indicam que as principais atrações turísticas estão muito menos congestionadas, que os preços são ideais para os orçamentos mais apertados e que o acolhimento dos egípcios é incrível.
Além disso, viajar para o Egito está na moda. Cada vez mais viajantes estão a ir sem uma agência, e estão a apreciá-lo imensamente. Com a chegada de plataformas tais como Uber, Booking, Civitatis ou Skyscanner, organizar uma viagem ao Egito por conta própria é mais fácil do que nunca e, mais importante ainda, seguro.
Viajar para o Egito é seguro, desde que se use o bom senso e se sigam algumas precauções básicas. Planeia a tua viagem pelos principais destinos turísticos, mantém-te informado e, claro, adquire um bom seguro de viagem para assegurares a tua tranquilidade. O melhor seguro de viagem para o Egito é o IATI Mochileiro, com um as melhores coberturas.
Viajar sozinho para o Egito – é seguro?
Queres viajar sozinho para o Egito ou estás farto de esperar que alguém se junte a ti? Compreendemos perfeitamente.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros é muito claro sobre este ponto: “como medida de precaução, as mulheres são aconselhadas a não viajar sozinhas, sem agência de viagens e/ou fora dos circuitos turísticos, e sugere-se que seja observada especial cautela no contacto com estranhos”. Mas será realmente perigoso viajar sozinho no Egito? Para sermos honestos contigo, o Egito não é o país mais fácil de viajar sozinho, mas isso não significa que não seja seguro.
A verdade é que viajar sozinho no Egito atrairá mais atenção do que viajar com outras pessoas. É quase impossível evitar os olhares curiosos e os comentários ocasionais. No entanto, se fores paciente e tomares precauções básicas, é provável que nada corra mal.
Não há proibição de vestuário, mas é verdade que, sendo um país predominantemente muçulmano, atrairás menos atenção se te vestires de forma discreta. Para as mulheres, vais-te sentir mais confortável se não usares roupa justa e cobrires os ombros e pernas, especialmente quando visitares locais de culto, mercados, zonas rurais ou durante o mês do Ramadão. Não é necessário cobrir o cabelo, embora por vezes seja necessário quando se visita mesquitas. As mulheres com fatos de banho ou biquínis são comuns nas zonas turísticas ao longo do Mar Vermelho.
Algumas dicas para viagens seguras no Egito
Como viste, viajar para o Egito é seguro, mas aqui estão algumas dicas que gostaríamos de ter lido antes da nossa primeira aventura:
- Vai protegido com o melhor seguro de viagem para o Egito, o IATI Mochileiro.
- Leva sempre contigo os teus documentos. É normal encontrares controlos policiais frequentes nas tuas viagens. Isto é normalmente feito para acompanhar a localização dos turistas em caso de possíveis conflitos.
- Viaja para o Egito com o entendimento de que vais experimentar uma cultura totalmente diferente, por isso tenta aprender sobre os seus costumes. Respeita-os e age decentemente.
- Mantém-te informado sobre a situação de segurança no Egito a partir de fontes oficiais.
- Regista-te no Registo de Viajantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros para que possas ser alertado em caso de necessidade ou emergência.
- Evita locais onde os protestos e manifestações são comuns, tais como o Palácio Presidencial de Heliópolis, a Praça Tahrir, a Corniche, edifícios governamentais e a sede de partidos políticos.
- Outro conselho para uma viagem segura no Egito é não fotografar espaços públicos ou as frentes das organizações. Em caso de dúvida, é melhor perguntar a uma autoridade.
- Deves visitar um Centro Internacional de Vacinação muito antes da tua viagem ao Egito, a fim de obteres as recomendações médicas pertinentes e as prescrições de vacinas para uma viagem segura.
- Se fores vítima de crime no país, faz uma denúncia no Egito e guarda uma cópia do relatório para que possas ser acompanhado.
- Limita os atos de afeto com o teu parceiro/a em público. Embora a homossexualidade não seja um crime, os “atos homossexuais” em público não são legais e tem havido casos de prisão.
- Se decidiste alugar um carro no Egito, evita viajar na estrada durante a noite. Terás de obter uma carta de condução internacional antes de viajar para o Egito.
- Se quiseres beber álcool, fá-lo apenas em locais onde isso seja permitido.
- Protege-te bem contra o calor, especialmente se estiveres a viajar no Verão. Mantém-te bem hidratado e usa protetor solar. Usa roupa de cor clara e leve.
Mais dicas para uma viagem segura ao Egito
- Para evitar roubos ou assaltos, lembra-te de trancar as portas do teu alojamento, toma conta dos seus pertences. Há roubos ocasionais a partir de um veículo em movimento.
- Ser paciente nos mercados. É comum os vendedores serem um pouco agressivos, chamarem os clientes em voz alta ou fazerem gestos que parecem um pouco agressivos.
- Como já vimos, é seguro viajar para o Egito na maioria das vezes, mas cuidado com as burlas. As fraudes comuns na compra de jóias, têxteis ou outros bens de alto valor também ocorrem no Egito.
- A menos que tenhas uma licença do Ministério da Defesa Egípcio, os drones não podem ser utilizados.
- Tenta estar ciente do que comes e procura lugares com elevados padrões de limpeza alimentar, pois muitas pessoas têm problemas de estômago nas suas viagens no Egito.
- Evitar picadas de mosquitos utilizando repelentes de mosquitos, especialmente ao longo da costa do Mar Vermelho, onde a febre de dengue é comum.
- Queres ir mergulhar? Certifica-te de que os barcos e o equipamento da empresa que escolhes estão em boas condições. É também importante informares-te sobre as qualificações do pessoal e fazer um bom seguro que o cubra em caso de acidente de mergulho.
- Não contrates guias não-oficiais, especialmente em torno do Museu Egípcio no Cairo. Não é raro seres abordado por pessoas em redor de monumentos que dizem querer mostrar-te algo ou dar-te informações interessantes. Embora alguns deles possam ter intenções genuinamente amigáveis, encorajamos-te a confiar apenas naqueles que possam provar com identificação oficial que são guias turísticos.
- Cansado de regatear? Uber chegou ao Egito. Podes contornar as principais cidades utilizando a sua aplicação.
- Usa o bom senso, segue os teus instintos e não viajes com medo. É um país fascinante, e não te arrependerás, nem um momento de viajar para o Egito.
Seguro de viagem para o Egito
Decidiste viajar para o Egito? Esperamos que sim! Será uma viagem que nunca esquecerás. Para que só tenhas memórias positivas, contrata agora o teu seguro da IATI Mochileiro. Com as melhores cobertas médicas. Além disso, também estarás protegido contra roubo ou danos na bagagem, possíveis despesas de responsabilidade legal ou se algo te acontecer enquanto praticas desportos de aventura, como aquela viagem de snorkelling no Mar Vermelho com que tens sonhado durante algum tempo. Obtém o melhor seguro de viagem para o Egito com a melhor cobertura para este destino: