Planear uma viagem por si só já pode ser stressante, quaisquer que sejam as circunstâncias. Então, quando pretendes incluir o teu animal de estimação nos planos da viagem, há uma quantidade de coisas adicionais que tens que te preocupar, incluindo levar o equipamento certo, verificar a política do hotel para animais de estimação, e certificares-te de que o teu animal de estimação cumpre os critérios de viagem para o estado ou país que estás a visitar. Se estiveres consciente dos passos que precisas de dar, viajar com o teu animal de estimação é uma experiência muito positiva para todos. A IATI elaborou este guia com 8 dicas para viajares com o teu animal de estimação, em segurança.
Sem mais demoras fica connosco e descobre as melhores dicas para a tua próxima viagem com o teu fiel companheiro!
Contents
- 1 Viajar com animal de estimação
- 1.1 1. Mantém o teu animal de estimação confortável numa caixa de viagem
- 1.2 2. Não enchas a caixa do teu animal de estimação com brinquedos
- 1.3 3. Assegura-te de que tens toda a papelada correcta
- 1.4 4. Facilita a procura do teu animal de estimação se ele se perder
- 1.5 5. Salta uma refeição antes da viagem
- 1.6 6. Mantém o teu animal de estimação hidratado
- 1.7 7. Nunca deixes o teu animal de estimação sozinho no carro
- 1.8 8. Escolhe alojamentos pet-friendly
- 1.9 10. Faz com que o teu animal se sinta minimamente em casa
- 1.10 12. Contrata um seguro de viagem
Viajar com animal de estimação
1. Mantém o teu animal de estimação confortável numa caixa de viagem
Podes sentir-te tentado a dar ao teu animal de estimação muito espaço em longas viagens de carro, mas a melhor opção para ele é dar-lhe um espaço próprio, onde ele possa ficar, como uma caixa de transporte apropriada para tal. É muito mais seguro deixares o teu animal na sua caixinha do que a deslizar no banco de trás do carro. Não te esqueças do cinto de segurança!
2. Não enchas a caixa do teu animal de estimação com brinquedos
Podes querer manter o teu companheiro entretido, mas dar muitos brinquedos não é opção. O espaço da caixinha deve ser exclusivo para ele, para que não se sinta preso, pois os brinquedos vão ocupar espaço que devia estar livre. Se a caixa de transporte estiver muito cheia, pode ser impossível para o teu animal mover-se e ficar na melhor posição.
3. Assegura-te de que tens toda a papelada correcta
Se estiveres a planear uma longa viagem com o teu animal de estimação, não irás muito longe sem a papelada em ordem. Muitos sítios exigem que os animais de estimação tenham um certificado sanitário atualizado, assinado por um veterinário. Antes de assinar os documentos, os veterinários confirmarão que o teu animal de estimação é saudável e tem as vacinas exigidas pelo estado, país receptor, atualizadas. Se estiveres a planear uma viagem de avião, contacta a companhia aérea para ver se necessitas de outros papéis especiais para levares o teu animal contigo.
4. Facilita a procura do teu animal de estimação se ele se perder
Um local desconhecido a quilómetros de distância de casa é o pior local para perderes o teu animal de estimação, mas infelizmente essas situações podem acontecer. Antes da tua viagem, certifica-te de que o teu animal tem um microchip debaixo da pele para que se algo acontecer o possas procurar. Colocar o teu nome e número de telefone na coleira também é uma ótima opção – dessa maneira é mais provável que o teu animal seja devolvido por alguém que o encontrou. Sabemos que a situação de perderes o teu animal é muito triste, então se estiveres de férias ainda mais desesperante se pode tornar, por não conheceres os sítios, não saberes onde procurar ou a quem te dirigir. A IATI, a pensar nessas situações, incluiu uma cobertura para animais de estimação no seguro IATI Escapadinhas, ou seja, se o teu animal de estimação se perder vamos-te reembolsar as despesas com a publicidade necessária para localizá-lo. Se não for possível devolvê-lo de forma imediata, também te reembolsamos as despesas de alojamento, caso sejas obrigado a prolongar a tua estadia no destino, também te reembolsamos as despesas correspondentes, se o animal sofrer um acidente que exija vários dias de imobilização ou tratamento e tu tenhas que prolongar a estadia prevista inicialmente no destino da viagem, também te vamos reembolsar as despesas. Estas e muitas outras coberturas estão incluídas no teu seguro de viagem IATI Escapadinhas, protege-te a ti e ao teu fiel companheiro, sabe mais na sua página de contratação.
5. Salta uma refeição antes da viagem
Podes sempre esperar por alguma ansiedade da parte do teu animal de estimação, sítios novos, cheiros diferentes e pessoas que nunca viu. Veterinários afirmam que derivado deste stress pode acontecer uma diarreia – que é a última coisa com que vais querer lidar numa longa viagem de carro ou de avião. Mesmo que o teu animal de estimação não pareça stressado antes da viagem, um enjoo pode perturbar o estômago do teu animal muito rapidamente. Recomendamos assim que o alimentes um pouco menos do habitual, antes da viagem para evitares futuros acidentes. Isto não significa que não devas dar comida ao teu animal de estimação, basta apenas saltar ou diminuir a última refeição que normalmente lhe darias antes de iniciar a viagem.
6. Mantém o teu animal de estimação hidratado
Um dos conselhos mais importantes! Verifica se o teu animal tem acesso a água, de maneira a evitar desidratação durante a viagem. Podes tentar colocar uma tigela no interior da caixa de transporte (já há várias opções próprias), essa estratégia é a ideal, mas se não for possível, pára frequentemente para dares água ao teu animal. Finalmente, outra forma de o manteres hidratado é alimentá-lo com comida húmida em vez de seca, devido à agua presente neste tipo de ração.
7. Nunca deixes o teu animal de estimação sozinho no carro
Esperemos que isto já seja um dado adquirido por todos, mas é muito importante referir a importância de não deixares o teu animal de estimação sozinho, principalmente nos meses de verão.
8. Escolhe alojamentos pet-friendly
Sabemos que muitos sítios não aceitam animais de estimação, no entanto, são cada vez mais os alojamentos que permitem que o teu animal se acomode contigo. No momento de reserva do teu hotel/Airbnb verifica junto da entidade e se não tiver explícito no site da reserva, telefona e pergunta.
10. Faz com que o teu animal se sinta minimamente em casa
A caixa do teu animal de estimação pode não ser o melhor lugar para todos os seus brinquedos, mas isso não significa que não devas levar alguns dos seus brinquedos preferidos para a viagem. Trazer os seus brinquedos favoritos pode fazer com que o teu animal de estimação se sinta um pouco mais em casa e cheire algo que lhe é familiar e, para além disso, pode ajudar a diminuir a ansiedade.
12. Contrata um seguro de viagem
Então, a última dica que te damos, mas não menos importante, é contratares um seguro de viagem. Um seguro de viagem para animais de estimação, com assistência médica em caso de acidentes, responsabilidade civil e muito mais.
No conforto da nossa casa estamos descansados – se o nosso animal de estimação tiver algum problema, temos um veterinário de confiança disponível para o receber e perceber o que se passa com ele. Quando viajamos, o caso muda de figura e não sabemos o que poderá acontecer, desde ansiedade, diarreia, perder o animal… São muitas as hipóteses que infelizmente podem acontecer. Ao contratares um seguro de viagem estarás protegido tu, e o teu animal de estimação, e tudo isto por um preço incrível.
Qual é então melhor seguro para viajar com o meu animal de estimação?
A IATI integrou no seu seguro IATI Escapadinhas uma cobertura especial para animais de estimação. O que inclui o seguro para o teu animal?
- Assistência veterinária em caso de acidente
Como viste, são muitas as coberturas incluídas neste seguro, com cobertura especial e específica para o teu animal.
Ora, não percas mais tempo, viaja em segurança com o teu animal de estimação!
Um comentario no “10 dicas para viajares com o teu animal de estimação”
Seguro viagem + Seguro pet