Todos os dias quase 2 milhões de pessoas embarcam em aviões para viajar para destinos distantes das suas casas. Muitas dessas pessoas atravessam vários fusos horários, desembarcando em lugares cujo momento do dia é muitas horas à frente ou atrás da hora que o viajante estaria habituado.
Tendo em conta a Humanidade, as viagens rápidas são uma realidade muito recente, e a composição biológica das pessoas ainda tem algumas dificuldades para se adaptar.
A IATI, líder em seguros de viagem online, explica-te o que é o Jet Lag e como amenizar os seus efeitos, sem destruir os primeiros dias das tuas férias.
O que é o Jet Lag?
De forma resumida, e tentando não ser muito técnicos, o Jet Lag é uma condição fisiológica que perturba o sono devido a viagens rápidas em vários fusos horários (geralmente 2 ou mais) e causa um desequilíbrio no ritmo circadiano, que é um relógio biológico que regula os nossos sonos.
Este ritmo circadiano também influencia outros fatores biológicos, como a temperatura corporal, digestão, hormonas ou renovação das células.
Então o que acontece é que, ao viajares longas distâncias em curtos períodos de tempo, o teu ritmo circadiano demora para se ajustar aos novos ciclos de luz do dia e escuridão. O teu corpo quer dormir quando é noite em casa.
Ou seja, o teu relógio interno está dessincronizado com o relógio do país onde estás.
Sabias que…?
O Jet Lag só ocorre se viajares para oeste ou para leste e depois de passares 2 ou mais fusos horários de distância. Não ocorre ao viajar para o norte ou para o sul (mesmo em longas distâncias), se não passares 2 ou mais fusos horários. Podes ir de Helsínquia a Joanesburgo, demorar mais de 24 horas e chegar lá impecável!
Sintomas do Jet Lag
Os sintomas do Jet Lag podem variar devido a fatores como a direção da viagem e quantos fusos horários são atravessados. E cada viajante sente de forma diferente, pois depende também de fatores como a idade, saúde e alimentação.
Os viajantes mais novos adaptam-se rapidamente, e não sentem a maioria das vezes nada mais do que sonolência “fora de horas”.
No entanto todos nós podemos experienciar sintomas de Jet Lag, fica atento a: insónia/sono, fadiga diurna, dificuldade em concentrar, dores de cabeça, irritabilidade, problemas de estômago ou intestinais, desconforto geral e letargia.
A isto muitas vezes junta-se algum desconforto muscular consequência das horas na mesma posição no avião, e desidratação devido ao ambiente pressurizado da cabine.
Felizmente para a maioria dos viajantes, o Jet Lag é uma condição temporária que pode ser rapidamente corrigida e raramente requer intervenção médica profissional.
O mais fácil é seguir estas 5 dicas já comprovadas
1- Beber mais água
Parece óbvio mas as pessoas esquecem, especialmente quando viajam para um país mais frio e a sensação de calor não existe. Com a azáfama de chegar a um novo lugar, este ato precioso de beber água fica para trás.
2- Procura a luz do sol.
Sai e expõe-te à luz natural o máximo tempo possível no primeiro dia da viagem. A luz do sol é estimulante e diz ao teu corpo que é dia (hora de estar acordado!) e impede-o de produzir a melatonina, a hormona que te faz dormir.
3- Evita o álcool ou os comprimidos para dormir no voo
Os efeitos do álcool em altitude irão aumentar o cansaço e causar desidratação, tornando mais difícil vencer o Jet Lag.
Por outro lado, tomar pílulas para dormir em voos de longa distância também é uma má ideia. Vai ajudar a dormir profundamente durante o voo numa má posição e irás acordar confuso e cheio de dores musculares.
Um chá de ervas naturais pode substituir ambos. Pede a água quente ao tripulante.
4- Tem uma boa noite de sono antes do voo
Os viajantes muitas vezes dormem apenas algumas horas antes de um longo voo, seja devido à excitação ou numa tentativa deliberada de cansar-se para dormir durante o voo. É um grande erro. Ter uma boa noite de sono antes do voo vai deixar-te melhor preparado para lidar com o Jet Lag. Elimina a cafeina e come uma refeição nutritiva.
5- Escolhe o tipo de avião
Os aviões do modelo A350 e A380 são dois dos melhores aviões para viajar quando se sofre com Jet Lag. Os sistemas de humidificação e purificação (a cada 2 min) de alta tecnologia ajudam o ar a reter a humidade necessária para o nosso corpo não sentir diferenças.
Os sistemas de iluminação LED chegam a ter 16,7 milhões de tons de cores, simulam as fases naturais do dia (nascer e pôr do sol, estrelas e escuridão, etc) ajudando a evitar o Jet Lag.
Bons Passeios!
Artigo escrito por: Onde Andam os Duarte?