Aproxima-se o grande momento, tens quase tudo pronto e procuras as melhores dicas de viagem para a Tailândia. Para te ajudar a fazer desta grande aventura um verdadeiro dez de dez. Bem, vieste ao sítio certo!
Na IATI amamos este país. Já lá estivemos inúmeras vezes e graças à nossa experiência vamos dar-te informações práticas para viajares para a Tailândia que te vão facilitar muito as coisas. Praias, vida selvagem, selva, templos… Há coisas espantosas para ver e asseguramos-te que graças a estas dicas de viagem para a Tailândia, vais tirar o máximo partido delas.
Contents
- 1 Conhecer os requisitos de entrada do país
- 2 Saúde e vacinações
- 3 Tem cuidado ao alugar uma mota na Tailândia
- 4 Não precisas de levar muito dinheiro
- 5 Obter um cartão SIM tailandês para teres internet no país
- 6 Considerar o clima
- 7 Não participes em atividades com animais
- 8 Informa-te mais sobre o país antes de preparares o teu itinerário
- 9 Aprende algumas palavras tailandesas
- 10 Outras dicas para viajar para a Tailândia
Conhecer os requisitos de entrada do país
Em primeiro lugar, e é por aí que temos de começar a lista de dicas de viagem para a Tailândia: os requisitos de entrada do país. Em circunstâncias normais, a Tailândia sempre foi um país que nunca foi demasiado complicado para entrar. Se tivesses um passaporte válido durante pelo menos seis meses após a entrada no país, receberias o chamado visa on arrival, o que te permitia passar 30 dias no país.
Após o início da pandemia, o país foi completamente fechado e, após alguns longos meses, reabriu. As medidas de acesso têm vindo a evoluir, tornando-se cada vez mais fáceis de cumprir, e estamos constantemente a atualizá-las neste guia: Requisitos para viajar para a Tailândia e documentos obrigatórios. Para te dar uma ideia, estes são alguns dos requisitos:
- Seguro de viagem para a Tailândia: é agora um documento obrigatório para entrar no país e tem de cobrir a tua estadia e mais 10 dias. O melhor para este destino é o IATI Mochileiro, com enormes coberturas, incluindo desportos de aventura, roubo, repatriamento…
- Thailand Pass, Formulário T8, App Morchana
- Resrva de uma noite (ver condições no artigo de requisitos)
Como se pode ver, está a tornar-se cada vez mais fácil viajar pelo país e espera-se que nos próximos tempos mesmo estas restrições desapareçam. Na IATI, estamos constantemente a atualizar o guia de documentos obrigatórios, por isso não hesites em ficar de olho nele, porque talvez quando estiveres a ler isto seja ainda mais fácil.
Saúde e vacinações
Atualmente não existem vacinas obrigatórias para viagens à Tailândia para viajantes de Portugal. No entanto, os viajantes provenientes de países onde a febre amarela é considerada endémica terão de apresentar provas de vacinação contra esta doença através do cartão internacional de vacinação.
Embora não existam vacinas obrigatórias, o conselho básico para viajar para a Tailândia ou qualquer país deste tipo inclui sempre uma consulta de viajante para conheceres as vacinas para a Tailândia recomendadas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, que neste caso inclui as vacinas para a hepatite A e B, encefalite japonesa e tétano. Se estás a planear ser vacinado, fica ciente de que algumas destas vacinas requerem duas doses com vários dias de intervalo e devem ser administradas com bastante antecedência – não deixes isso para a última hora.
Nas principais cidades da Tailândia, como Banguecoque e Chiang Mai, existem hospitais e centros médicos de primeira categoria, mas o custo dos cuidados de saúde pode atingir milhares de euros para os turistas. Por esta razão, o Ministério dos Negócios Estrangeiros sempre insistiu na importância de ter um seguro de viagem para a Tailândia para assegurar a tua proteção desde o início até ao fim da tua aventura. Agora, além disso, este seguro tornou-se um requisito obrigatório para a entrada no país.
O IATI Mochileiro é o melhor seguro para este destino. Graças a ela, terás acesso aos melhores especialistas do país sem teres de pagar nada do teu bolso. Além disso, estarás coberto por roubo, mergulho/snorkelling/trekking, problemas com a tua bagagem, incidentes de voo e, entre muitos outros casos, repatriamento.
Não arrisques na Tailândia e obtém agora o seguro concebido para este grande destino:
Tem cuidado ao alugar uma mota na Tailândia
Esta dica para viajar para a Tailândia é na verdade mais importante do que se pensa – não saltes para a próxima se estiveres a planear conduzir no país.
Em ilhas como Koh Tao ou em cidades como Chaing Mai, é muito comum, e recomendado, alugar uma mota para explorares a área por ti próprio. Mas, antes de o fazeres, é preciso teres em conta duas coisas: uma questão legal e um esquema.
A questão legal é a seguinte. Em Portugal, uma carta de condução de automóvel (B) dá-te permissão para conduzir motociclos até um determinado tamanho de motor. A carta de condução portuguesa não é válida na Tailândia e para conduzires terá de obter uma carta internacional. Aí vem o erro clássico! Quando estás na Tailândia com o carimbo da licença B na tua licença internacional, esta não é válida para motos, pois precisas do A. Isto faz com que muitos turistas recebam multas da polícia tailandesa se forem detidos por qualquer razão. Não é algo que aconteça sempre, mas é algo a ter em conta.
Agora vamos falar de um esquema muito recorrente em algumas áreas. Tem havido casos de empresas de aluguer de motos em que um dos requisitos é deixares o teu passaporte como depósito. Nunca o faças! Por um lado, mesmo que se veja em muitos lugares, não é legal. Por outro lado, podem usá-lo contra ti, como podes ver neste vídeo (está em Espanhol). Uma vez devolvida a mota, dizem-te que tem amolgadelas ou arranhões que antes não tinha e obrigam-te a pagar quantias desproporcionadas. Se recusares, não recebes o teu passaporte de volta. Assim, uma das dicas para viajar para a Tailândia a este respeito é não entregares o teu passaporte e que sempre que alugues uma mota deves levar sempre um vídeo da mota para que tenhas provas do seu estado, para que mais tarde não te possam acusar de danos pelos quais não és responsável.
Não precisas de levar muito dinheiro
Há anos atrás, uma das maiores preocupações ao partir para uma aventura como esta era “Quanto dinheiro devo levar comigo”, mas isso é uma coisa do passado. O protocolo clássico de ter de ir ao banco com semanas de antecedência para pedir moeda estrangeira emprestada ao país que estás a visitar é agora uma coisa do passado, graças à seguinte dica de viagem à Tailândia.
Há agora uma série de cartões bancários que não só são gratuitos, como também não cobram qualquer taxa pelo levantamento de dinheiro no estrangeiro. Desta forma, assim que aterrares, podes levantar dinheiro diretamente no aeroporto e não tens de te preocupar em viajar com uma quantia de dinheiro. Estes cartões têm normalmente um limite mensal para levantar dinheiro gratuitamente. Esta dica para viajar para a Tailândia vai poupar-te muito dinheiro!
Obter um cartão SIM tailandês para teres internet no país
Para além de não teres de gastar dinheiro a levantar dinheiro do banco na Tailândia, não se quer ficar falido utilizando a Internet. Ter acesso à Internet ajuda-te a verificar as tua contas ou a enviar fotografias da tua viagem à família e amigos, mas também é útil para reservar alojamento ou transporte e até para utilizar mapas.
Embora existam empresas que te vendem cartões de dados que podem ser entregue em tua casa para que possas ficar online assim que aterrares, gostaríamos de te avisar que é muito mais barato comprar um cartão tailandês à chegada. Demorará alguns minutos e terás de te informar sobre as diferentes empresas e tarifas, mas na realidade o custo é muito mais baixo e a quantidade de dados disponíveis é muito maior em comparação com a primeira opção.
Considerar o clima
Uma dica/conselho sobre o clima na Tailândia é imperativo. Quer tenhas datas fixas para esta viagem, quer estejas a considerar quando ir para coincidir com a melhor altura do ano, é algo que queres ter em mente. Embora, obviamente, dependendo do local do país onde te encontras, possa mudar (estar em Koh Lanta não é o mesmo que estar em Pai), distinguimos entre as diferentes estações climáticas:
- Época quente: Março a Maio. A média sobe tanto em temperatura como em humidade.
- Estação das chuvas: Maio a Outubro. Sim, como leste, a época das chuvas na Tailândia coincide com as datas em que muitas pessoas têm férias em Portugal: Verão. Isto significa que vais ter uma viagem chuvosa? De forma alguma, não entres em pânico! Embora possa haver alguns dias de chuva, não vai chover durante todo o dia. Pode haver fortes aguaceiros e depois, dentro de minutos, o sol voltará a brilhar. Além disso, nem sempre chove em todo o país e é fácil de prever onde vai chover.
- Época alta: Novembro a Fevereiro. Esta é a nossa época favorita e recomendamos viajar para a Tailândia neste momento, se tiveres dinheiro para isso. As temperaturas são muito mais agradáveis e as probabilidades de chuvas são muito reduzidas.
Não participes em atividades com animais
Infelizmente, este é um dos países onde é mais comum ser oferecido todo o tipo de atividades irresponsáveis com animais. Mais do que uma dica de viagem para a Tailândia, isto é um pedido. Por favor, não faças parte disto. Desde tirar fotografias com papagaios, macacos, morcegos ou lagartos acorrentados; subir em elefantes; tirar fotografias com tigres drogados, alimentar peixes… há tanto sofrimento e tortura por detrás de cada uma destas atividades que nem a fotografia nem a experiência valem a pena. Por favor, sê um turista responsável e evita tudo isto.
Falamos mais sobre o assunto aqui:
Informa-te mais sobre o país antes de preparares o teu itinerário
A viagem começa a partir do momento em que se começa a pensar no assunto. Criar a tua rota é uma parte muito importante da tua viagem, pois é em torno dela que toda a aventura vai girar. Portanto, leva o teu tempo e desfruta também deste processo.
Provavelmente já ouviste falar de centenas de lugares, mas não queres cobrir tudo numa só viagem. Menos é mais. É melhor desfrutares de alguns lugares do que quereres ver tudo e passares meia viagem em autocarros, comboios ou aviões.
Em seguida, estudar em profundidade os nossos artigos sobre a Tailândia. Lê, compara, decide o que queres na tua viagem e faz a tua pesquisa. Não te deixes levar pelas fotografias do Instagram e estuda bem cada destino.
E se tiveres alguma dúvida, pergunta-nos nos comentários para que te possamos ajudar.
Aprende algumas palavras tailandesas
Esta dica de viagem para a Tailândia pode ser aplicada a qualquer país: aprende algumas palavras na sua língua e irás colher muitos sorrisos. Não te estamos a dizer para aprenderes a falar tailandês antes da tua viagem, mas se memorizares algumas destas expressões comuns, certamente construirás pontes e aproximares-te-á dos tailandeses:
(Se fores um homem, terá de mudar o Ka para Krap).
- Obrigado: Kop Kung Ka
- Saudação (olá, bom dia, boa noite): Sabadee Ka
- Qual é o teu nome?: Kun Chai Arai Ka
- Pedir a conta: Check Bin Ka
- Pode colocar o taxímetro?: Chai Miter Dai Mai
- Quanto é?: Tao Rai
- Sem picante: Mai Pet
- Eu não como carne (sou vegetariano): Mang Sa Wee Rat
Outras dicas para viajar para a Tailândia
Estas são as melhores dicas para viajar para a Tailândia, mas antes de fecharmos este guia, vamos dar-te outras dicas que também serão muito úteis:
- A família real tailandesa: A família real é, por lei, “sagrada”. É proibido e punível com multa e prisão gozar ou menosprezá-los. Evita tirar fotos “engraçadas” de ti mesmo ao lado de cartazes ou imagens dos monarcas.
- Budismo: Respeita as imagens e templos budistas. Isto inclui vestires-te de acordo com as regras nos seus templos (nada de roupa sem alças, calções, decotes, etc.), não tocar nas cabeças de Buda (ou nas dos budistas) ou virar as costas às imagens de Buda.
- Compras: Em Banguecoque ou Chiang Mai existem grandes centros comerciais famosos por contrafações. Tem isto em mente quando fizeres compras. Levar uma T-shirt falsa como recordação pode não ter muitas consequências, mas com aparelhos electrónicos poderás ter uma surpresa desagradável.
- Electricidade: Na Tailândia utilizam diferentes tipos de tomadas, por isso, em muitos casos, será necessário um adaptador para carregares os teus dispositivos.
- Transportes: Circular pela Tailândia é fácil com uma rede eficiente de comboios, autocarros, ferries e aviões. Para algumas viagens, provavelmente irás considerar apanhar um táxi. Para tal, recomendamos-te que descarregues o aplicativo Grab. É o equivalente asiático de Uber e, para além da segurança das viagens controladas por GPS, garantes que não terás de lutar contra o excesso de carga pela tua viagem.
- Gastronomia: Experimenta tudo! A Tailândia é um dos nossos países favoritos quando se trata de cozinha asiática. Claro, comerás dezenas de Pad Thai, mas não pares por aí e explora mais. Sugerimos que proves outras iguarias tais como Kai Pad, Pad Krapau, Pad Siuw ou o delicioso Arroz de Manga Stick.
O que pensas destas dicas para a tua viagem à Tailândia? Estamos convencidos de que eles te ajudarão muito a desfrutar desta aventura. Além disso, para garantires que tudo corre na perfeição, preparámos estes 3 guias que não queres perder: