Hoje em dia, Cartagena das Índias é um dos sítios que leva muitos turistas a visitar a Colômbia, sendo um dos sítios mais famosos do país e da América do Sul em geral. Conhecida pelas cores vibrantes que predominam no Centro Histórico da cidade e também na região de Getsemaní. Ninguém fica indiferente a esta cidade e escrevemos este artigo para te inspirar a visitá-la, e se o fizeres não te esqueças de levar o seguro de viagem indicado!
Descobre Cartagena das Índias e as suas ruas coloridas
Na verdade, segundo o Ministério do Comércio, foram estas cores e a arte urbana em geral que levaram esta cidade onde está hoje, como a cidade mais visitada do país, após a capital.
O centro histórico de Cartagena, pertencente ao património histórico nacional da Colômbia desde 1959 e ao património mundial da UNESCO desde 1984, está cercado por 13 quilômetros de muralha. Mas, basta dar um passo dentro da muralha e somos surpreendidos pelas ruas estreitas e as praças cheias de cor, calor e música!
A cor vem de todo o lado!
- Das casas com as suas varandas floridas e as fachadas de todas as cores (verde, laranja, cor de vinho, azul, vermelho, amarelo, cor-de-rosa);
- Dos vestidos das palanqueras, mulheres africanas descendentes de escravos, que vendem fruta vestidas com uns vestidos típicos de franjas e cores.
- E ainda das frutas, vegetais e doces vendidos nas ruas.
Passear a pé pelo Centro Histórico e deixar-se maravilhar por tudo isto é algo que aconselhamos. Podes fazê-lo por ti ou podes acompanhar uma das free tours. Estas tours são à base de gorjeta e são acompanhadas por um guia local que irá revelar todos os segredos da cidade!
A poucos passos do Centro Histórico, a cor continua em forma de arte e protesto. O bairro Getsemaní, que foi outrora um bairro muito pobre e inseguro da cidade de Cartagena, é agora também dos sítios mais conhecidos e animados.
Este bairro, tal como vários outros por todo o país, conseguiu erguer-se através da arte urbana! Principalmente após um festival de grafitis em 2013, as ruas de Getsemaní encheram-se de arte urbana, e isso chamou a atenção e trouxe bastantes visitantes ao bairro.
Cada imagem significa e retrata situações sociais e políticas como: gentrificação, racismo, heróis esquecidos e a população indígena. Mas, seja qual for o significado por trás, as cores vibrantes características estão sempre presentes.
Ainda neste bairro, todos os domingos, na praça principal, Plaza de la Trinidad, junto à igreja, Iglesia de la Santísima Trinidad, acontece uma aula de Zumba. Mas não é uma aula qualquer! São 90 minutos de pura diversão e energia típica dos Colombianos que consegue encher esta praça de estrangeiros e locais, homens e mulheres, prontos a mexerem-se! Mesmo que dança não seja algo que te fascina, este espetáculo é algo a não perder!
E agora fica a pergunta no ar, será esta cidade marcada por tanta cor e felicidade providente de um povo tão amável e animado, ou será isto resultado de viverem num sítio fascinante e colorido? Seja qual for a razão inicial, estes dois elementos estão inteiramente conectados!
É impossível visitar-se Cartagena e não se sentir animado, feliz, sonhador… Por isso faz um favor a ti próprio/a, começa a planear a tua ida a Cartagena.
Autor: TravelB4Settle