Tens alguns dias disponíveis e gostarias de fazer uma viagem não muito longa e procuras dicas? Talvez um fim de semana para quebrar a rotina? Achamos que uma escapadinha em Bruxelas é perfeita para ti!
No entanto, deves viajar sempre seguro, mesmo em pequenas deslocações na Europa! E na IATI Seguros os seguros de viagem são sob medida para todo o tipo de viagem, assim, se costumas fazer várias viagens durante o ano, o que achas de fazer o seguro IATI Bloggers e Grandes Viajantes, que pode ser um Seguro de Longa Duração ou Anual Multiviagens? Fica a dica!
Contents
O que fazer em Bruxelas em dois dias
A cidade de Bruxelas não é excessivamente grande e os lugares que te sugerimos podem perfeitamente ser explorados em dois dias de viagem. É claro que poderíamos acrescentar outros sítios à lista, no entanto, achamos que estes são os imperdíveis numa viagem à capital da Bélgica.
Grand-Place
A Grand-Place é considerada o coração de Bruxelas. Como o nome indica, é uma grande praça que tem a particularidade de estar rodeada por edifícios belíssimos. Demora o tempo que precisares para absorver a energia deste lugar, para sentires a vibração das pessoas e para isso, nada melhor do que te sentares numa esplanada e observares o que acontece à tua volta.
Estátuas sui generis
Na categoria das estátuas sui generis divertidas vamos falar-te de três estátuas em particular, sendo que uma delas se tornou o símbolo de Bruxelas.
Manneken Pis
Fazem uma autêntica romaria para verem a estátua do Menino a fazer chichi. O Manneken Pis tornou-se icónico em Bruxelas e o cuidado à volta desta estátua em bronze é digno de nota.
Sabias que vestem a estátua regularmente com roupa diferente? Atualmente o Manneken Pis tem cerca de oitocentas peças de vestuário. Pode usar uma roupa diferente todos os dias que não vai repetir o outfit por mais de um ano!
Jeanneke Pis
A Jeanneke Pis é a versão feminina da estátua anterior. Não é tão famosa, é certo, mas podes encontrá-la no Impasse de la Fidélité 10-12, não muito longe do Manneken Pis.
Het Zinneke
Ora só faltava uma versão de um animal a fazer chichi, certo? Pois, o Het Zinneke é um cão que completa o trio de estátuas sui generis em Bruxelas. Vais encontrá-lo no número 35 da Rue des Chartreux.
Atomium
Imagina um cristal elementar de ferro ampliado 165 milhões de vezes! O resultado é o Atomium, um monumento com 103 metros que chama a atenção em Bruxelas.
Podes divertir-te a tirar fotografias no exterior ou podes visitar o interior onde costumam decorrer vários eventos.
Para te inteirares do que acontece quando estiveres em Bruxelas, recomendamos que consultes a agenda disponível no site oficial do Atomium.
Mini-Europa
Uma Europa em tamanho pequeno, mas com tanto pormenor e realismo que vais sentir-te um gigante a passear pelo continente.
No parque de diversões Mini-Europa vais encontrar réplicas de monumentos espalhados pela Europa, incluindo a Torre Eiffel, o Big Ben, a Acrópole, enfim, uma viagem por sítios magníficos europeus concentrados num único lugar.
Galerias Royales Saint-Hubert
Existem duas grandes alas com cerca de cem metros cada nas Galerias Royales Saint-Hubert. As galerias foram projetadas pelo arquiteto Jean-Pierre Cluysenaer e abriram ao público em 1847.
Portanto, facilmente percebes que em cada uma destas alas poderás encontrar história para além de boutiques requintadas.
Parque do Cinquentenário
O Parque do Cinquentenário é uma lufada de ar fresco na cidade belga. São cerca de trinta hectares de terreno com jardins, lagos, relvados e muito espaço para passear.
Centro Belga da Banda Desenhada
Quem nunca ouviu falar na personagem de banda desenhada do Tintin?
É verdade que poderás admirar várias representações da personagem criada por Hergé desenhadas em fachadas de edifícios espalhados por Bruxelas mas mesmo assim recomendamos que visites o Centro Belga da Banda.
Aqui poderás conhecer melhor o trabalho de outros autores de Banda Desenhada como Peyo, o criador dos Smurfs), André Franquin, o criador de Marsupilami e Morris, o criador de Lucky Luke.
Temos a certeza que em dois dias vais conseguir visitar todos estes lugares e vais ficar a conhecer o essencial de Bruxelas. No entanto, não ponhas de lado a hipótese de regressar à cidade belga pois o ambiente sofre alterações conforme a estação do ano!
A IATI Seguros deseja-te boas viagens!
Artigo escrito por: Passaporte no bolso