Falar de Roma é falar de cultura, de história, de cinema, de gastronomia, de futebol e de muito mais. Tal como diz o ditado popular “Em Roma Sê Romano”, e a melhor forma de o fazer é visitar as atrações da cidade, provar a sua gastronomia e misturares-te com as suas gentes. Antes de partires em viagem aconselhamos uma maratona de filmes italianos, que te vão deixar ainda com mais vontade de conhecer a cidade.
Para que a viagem corra sem percalços, não te esqueças de fazer o teu seguro de viagem. Na Iati ajudamos-te a escolher qual o seguro que melhor se adapta ao tipo de viagem que vais fazer. Contacta-nos e esclarece todas as tuas dúvidas.
Contents
5 atrações a não perder em Roma
Diz-se que uma vida não basta para conhecer Roma. A cidade é um enorme “museu” a céu aberto. De entre Monumentos, Estátuas, Igrejas, Praças e Fontes há muito por onde escolher. Já para não falar da gastronomia, Pastas, gelados e pizzas são obrigatórios numa visita à cidade.
Estas são as atrações que aconselhamos numa primeira visita à cidade. Mas Roma é uma cidade para voltar muitas vezes, e em cada uma das visitas descobrir novas atrações e redescobrir as que já visitaste.
Museus do Vaticano
Os Museus do Vaticano são uma das atrações mais visitadas de Roma, e na nossa opinião com todo o mérito. São vários museus reunidos no Vaticano, e por isso são os museus do Vaticano, no plural, e não o Museu do Vaticano.
Deixamos-te algumas dicas para a tua visita:
- Comprar o Bilhete antecipadamente – A fila para comprar bilhete chega a ter mais de uma hora de espera, por isso é aconselhável comprar o bilhete online. Podes fazê-lo através dos vários sites de venda de bilhetes para atrações turísticas que existem ou no site dos museus de vaticano.
- Atenção à Roupa – Lembra-te que estás num local sagrado. É proibido entrar com calções, mini-saia, decotes, ombros à mostra, e chapéus.
- Objetos Proibidos – Na entrada tens de passar pelo detetor de metais. Por isso tudo o que não passa no detetor de metais não vale a pena levares contigo. Outros objetos proibidos são chapéus de chuva e selfie sticks.
- Áudio-guia – Podes alugar o áudio-guia à entrada dos museus, ou fazê-lo também antecipadamente aquando da compra do bilhete online. O áudio-guia tem um sistema de reconhecimento das obras de arte e não necessita de ligação à internet.
- Terraço – Antes de iniciar o percurso pelos museus fica o terraço, que pode passar despercebido aos mais distraídos. Daqui podes ter uma vista magnifica dos jardins do Vaticano. E tirar fotos fantásticas.
- Ir com tempo – Aconselhamos a reservar pelo menos umas três horas do teu dia para esta visita. Os museus requerem uma visita com tempo.
Capela Sistina
No fim do percurso dos museus do Vaticano fica a entrada para a Capela Sistina. Aqui é proibido fotografar e filmar. A proibição é seguida de perto pelos seguranças, e caso alguém seja apanhado a fotografar ou filmar é obrigado a apagar as fotos ou gravações no local. Não vale mesmo a pena arriscar. Estás num local sagrado, por isso recomenda-se silêncio.
No último domingo de cada mês a visita é gratuita.
Provar a Gastronomia Típica de Roma
A gastronomia de Roma tem por base o que a população mais pobre comia. Uma vez que não podiam dar-se ao luxo de comer os produtos mais caros, encontraram formas criativas de aproveitar os alimentos a que tinham acesso.
- Carciofi (alcachofras) – Estas são confecionadas de várias formas. As carciofi são as alcachofras grandes e as carciofini são as mini alcachofras.
- Pratos de Coda (rabo de boi) ou tripa (dobrada)
- Filetes de baccalà frito (bacalhau frito)
- Bruschetta – Pão ligeiramente torrado e barrado com alho. Pode ser guarnecido com tomate ou patés.
- Nas pastas destacam-se o spaghetti carbonara e all’amatriciana
É habitual nos restaurantes, enquanto esperam serem servidos, oferecerem limoncello, um licor de limão tipicamente italiano. Uma refeição completa é composta por três pratos. A entrada (antipasto), primeiro e segundo pratos, que podem ser acompanhados por salada (insalata) ou guarnição (contorno). No final não pode faltar a sobremesa e o café.
Normalmente o primeiro prato é composto por pastas e o segundo por carne ou peixe.
Piazza di Spagna
A Piazza di Spagna (Praça de Espanha) é conhecida pela sua escadaria que nos leva até à Igreja Trinità Dei Monti. A praça deve o seu nome à embaixada de Espanha, que se encontra na praça desde o século XVII. É nesta escadaria que se realiza o famoso desfile de moda “Mulheres sob as Estrelas” (Donne Sotto le Stelle).
Basílica de São Pedro
A Basílica de São Pedro é um dos edifícios religiosos mais importantes para a religião católica. É aqui que fica a Santa Sé. E é aqui que o Papa celebra as mais importantes liturgias. O primeiro Papa da história está enterrado na basílica, que a ele deve o nome. De entre as várias obras que estão no seu interior destacamos a La Pietà de Michelangelo.
Autora: Sónia Justo – Lovely Lisbonner