Embora quando ouvimos falar do Halloween todos pensamos na celebração americana em que as abóboras e o famoso “doçura ou travessura” são as personagens principais, existem centenas de lugares e formas de celebrar esta festividade em todo o mundo. Hoje vamos conhecer alguns dos mais curiosos. O Japão, o México e a Roménia estão à tua espera para se divertirem muito na noite de 31 de Outubro. Mas não te esqueças de fazer um bom seguro de viagem para que estejas coberto por qualquer coisa que possa acontecer nesta noite misteriosa.
Contents
México
Dizer que o México tem uma das mais espetaculares celebrações do Dia das Bruxas seria possivelmente iniciar esta lista, ofendendo muitos mexicanos. No México, as celebrações do “Dia dos Mortos” começam no dia 31 de Outubro. Durante os 3 dias deste feriado, muitas ruas do país estão cheias de altares onde as famílias prestam homenagem aos seus falecidos. Estes contêm geralmente fotografias e objetos do falecido, bem como alguns dos seus pratos favoritos. Ao contrário do que se possa pensar, não é uma celebração triste, mas um tributo à vida.
Uma das características que fazem do “Dia dos Mortos” uma das celebrações de Halloween mais coloridas é a maquilhagem “Catrina” que muitas pessoas usam. Se visitares cidades como Mérida nesta data, não entres em pânico, encontrarás multidões de pessoas com as suas caras feitas como caveiras.
Derry, Irlanda
O Halloween como tal nasceu na Irlanda sob o nome ‘Samhain Night’ e se procuras as celebrações mais autênticas do Halloween não deves perder a Irlanda. Esta data marcou o fim da colheita e o tempo em que os dias começaram a ser mais curtos. O início da chamada “metade escura” do ano foi associado ao tempo em que o mundo dos mortos estava ligado ao mundo dos vivos.
Na cidade irlandesa de Derry, este festival dura nove dias sob o nome “Banks of Foyle”, durante os quais há desfiles aterradores, fogo-de-artifício, excursões a “casas assombradas” e atividades culturais para toda a família.
Tóquio, Japão
As celebrações de Halloween no Japão começaram relativamente recentemente. O Japão tem três celebrações durante o ano dedicado aos mortos, por isso, quando absorveram o Halloween, ficaram apenas com a parte colorida. Tóquio é a cidade onde se pode experimentar a maior expressão destas férias no Japão. Em bairros como Shibuya e Shinjuku, podes experimentar a noite do dia 31 no seu auge. Milhares e milhares de pessoas reúnem-se nas ruas para usar os seus trajes mais extravagantes e divertirem-se durante horas.
Festival de Cinema Fantástico de Sitges, Espanha
Fizemos batota, este evento tem normalmente lugar alguns dias após as celebrações oficiais do Dia das Bruxas. Todos os anos, para dar início ao Festival de Cinema Fantástico de Sitges, o mais importante do seu género no mundo, realiza-se a famosa Sitges Zombie Walk. Dezenas de maquilhadores profissionais preparam centenas de zombies que depois caminharão juntos pela cidade, criando uma atmosfera aterradora. Não é uma celebração de Halloween em si, mas o tema e a proximidade das datas de Halloween atrai muitos dos seus fãs todos os anos.
Transilvânia, Roménia
A Transilvânia é, para muitos, o lugar mais aterrador do mundo. Uma vez local de nascimento do Conde Drácula, esconde uma riqueza de lendas, contos e mistérios ainda por desvendar. A cidade apercebeu-se do grande potencial turístico que tem e, nos últimos anos, começou a criar uma indústria em torno das celebrações de Halloween. Se decidires viajar para a Transilvânia nesta altura do ano, terás a oportunidade de fazer visitas especiais à cidade com uma atmosfera ainda mais aterradora.
Edimburgo, Escócia
Tal como na Irlanda, a Escócia também celebra a “Noite de Samhain” como parte das celebrações do Halloween. A cidade de Edimburgo está cheia de diferentes atividades e propostas para passares uma noite aterradora. Para além dos clássicos desfiles de trajes, as noites escocesas escuras de Outubro são acompanhadas pelas atrações de excursões misteriosas que te levarão através de cemitérios e masmorras assustadoras. Atreves-te?
Paris, França
Podes estar a perguntar-te o que faz uma cidade como Paris numa lista de lugares para celebrar um tipo diferente de Halloween. Normalmente associamos a capital francesa com “a cidade do amor” ou mesmo “a cidade das luzes”, mas o seu subsolo esconde escuridão. As catacumbas de Paris são o lar de nada menos do que os restos mortais de 6 milhões de cadáveres que foram retirados dos seus cemitérios. Um lugar verdadeiramente aterrador que até Edgar Allan Poe mencionou no “Barril de Amontillado”.
Tens conhecimento de outras celebrações de Halloween que mereçam fazer parte desta lista? Diz-nos nos comentários e nós vamos adicioná-los a este artigo para que outros também o possam desfrutar. Se decidires conhecer algum deles, partilha as tuas fotos no Instagram com a hashtag #iatipelomundo.