Se uma das tuas experiências de sonho é subir o majestoso Evereste, então prepara-te, pois escalar os 8848m da montanha mais alta do mundo não será o único desafio que terás de ultrapassar. Isto porque, para lá chegar, temos obrigatoriamente de voar para aquele que é conhecido como o aeroporto mais perigoso do mundo: o aeroporto de Lukla, no Nepal. Estamos a falar de um aeroporto com uma pista demasiado curta e inclinada onde radar ou torre de controlo, simplesmente não existem.

Neste artigo a IATI Seguros explica-te todo o mistério por detrás deste aeroporto, bem como o porquê de ser o aeroporto onde mais acidentes de aviação existem. Mas antes de encarar uma aventura pelos Himalaias não te esqueças de fazer o teu seguro de viagem com a IATI Seguros para que possas viajar com a máxima segurança.

Lukla: o aeroporto mais perigoso do mundo

O aeroporto de Lukla fica, tal como o nome indica, na aldeia de Lukla. Curiosamente esta aldeia só existe por causa do aeroporto e não o contrário, como costuma sempre acontecer. A aldeia é habitada por sherpas, um grupo étnico nepalês que vive há milénios sob as duras condições das montanhas dos Himalaias.

Na verdade, a história deste aeroporto recua até 29 de Maio de 1953. Nesta data, o neozelandês Edmund Hillary e o sherpa Tenzing Norgay atingiram o pico do Evereste, consagrando-se nos primeiros seres humanos a conquistar o pico da montanha mais alta do mundo. Depois deste feito, Hillary e Norgay decidiram investir no turismo e tornar a escalada ao Evereste acessível a toda a gente.

Construir um aeroporto foi o passo inicial dado que aquela zona dos Himalaias fica numa região do Nepal inacessível por outros meios de transporte. Hillary pagou assim 364 USD pelo único terreno que tinha uma área suficientemente plana para construir uma pista de aviação. Ainda assim, as características para construir um aeroporto não poderiam ser as piores. Afinal de contas tem uma pista demasiado curta e super inclinada, no meio de montanhas altíssimas, com um clima bastante imprevisível, num dos países mais pobres do mundo, com recursos precários para uma manutenção eficiente. Mesmo o piso do aeroporto só foi cimentado em 2001 pois até lá era literalmente feito de terra batida.

Aliás, há uma história engraçada que acompanha este acontecimento. Quando o aeroporto ficou construído Hillary viu que o piso em terra estava ainda demasiado fofo para aguentar o peso dos aviões sem ceder. Assim, decidiu dar uma festa e embebedar todos os sherpas, levando-os a dançar na pista do aeroporto, para que estes amassassem o solo.

Aeroporto terra batida Nepal

Apenas três aviões podem operar neste aeroporto: o britânico De Havilland Twin Otter, o alemão Dornier DO-228 e o checo LET L-410. Além disso, a pista tem apenas 527 m e uma inclinação de 7%. Embora, aparentemente, 7% pareça pouco significativo, tal indica que, uma das pontas do aeroporto está 64m mais alta que a outra ponta. Esta diferença corresponde à altura de um prédio de 21 andares.

Por outro lado, a aldeia de Lukla está no meio de montanhas altíssimas, e só numa das pontas do aeroporto há um precipício ao invés de mais montanhas. Por este motivo, todos os aviões têm de aterrar e descolar em direções opostas, algo que nunca acontece nos outros aeroportos. Em todos os outros a direção de aterragem e descolagem é sempre a mesma.

Aeroporto mais perigoso do mundo

Como se não bastasse, o aeroporto de Lukla fica a 2860 metros de altitude, uma altura demasiado alta onde o ar é já bastante rarefeito. Este é também um aeroporto sem torre de controle onde a única coisa que existe é uma sala de rádio que informa sobre as condições meteorológicas. Radar ou qualquer outro equipamento que auxilie à navegação são também inexistentes. Por isso, qualquer piloto que voa para Lukla tem de voar e aterrar por sua própria conta e risco. A aterragem é completamente visual e só pode ser feita de dia já que o aeroporto também não tem iluminação.

Não é qualquer piloto que pode voar até Lukla ou pilotar este tipo de aviões. O governo nepalês só autoriza àqueles que completaram pelo menos 100 hora de voo em condições STOL (Short Take Off and Landing), 1 ano de experiência a voar no Nepal também em condições STOL e já ter sido co-piloto em voos para Lukla pelo menos umas 10 vezes. Contudo, embora estas regras sejam bastante restritas, a fiscalização pura e simplesmente não acontece.

Nepal aeroporto nos Himalaias

No final de contas, todos os meses há, pelo menos, um acidente de aviação em Lukla, quase sempre sem vítimas mortais. Todos os dias há voos que aterram e descolam deste aeroporto. A verdade é que, apesar de todas estas condições precárias, centenas de pessoas chegam em segurança, o que demonstra o quão seguro é viajar de avião nos dias de hoje.

 

Artigo escrito por: Patricia Carvalho