Já sabes o que dizem, “nunca passou por mau tempo a chuva da primavera”. O bom tempo e o aumento das horas de sol tornam-nos mais ativos, saímos mais de casa e, claro, aumenta o desejo de viajar. Além disto, a primavera é uma excelente época para visitar outros lugares, tanto do nosso país como do mundo. As temperaturas são mais agradáveis para explorar, mas também trazem cor à paisagem, tornando tudo mais bonito. Na IATI, especialistas em seguros de viagem e amantes de tudo o que a palavra “viagem” implica, vamos recomendar 7 destinos espectaculares para visitares na primavera.
Continua a ler e descobre quais os destinos únicos a ir nesta primavera.
Contents
1. Japão
Não podíamos começar noutro lugar que não o Japão. É simplesmente, o destino mais espetacular para visitar na primavera. Embora seja impressionante durante o ano todo, esta estação do ano adapta-se particularmente bem ao Japão e os habitantes locais são os primeiros a celebrar em grande estilo. Entre o final de março e o início de abril, os milhões de cerejeiras em flor espalhadas pelo país começam a florescer. O Japão é tingido numa multidão de tons de rosa e branco e os japoneses saem para celebrar. Hanami, que se traduz literalmente como “ver ou observar flores”, significa também o início de uma nova estação de renovação e vitalidade.
Todos os parques espalhados pelo Japão estão repletos de grupos de amigos, familiares e colegas de trabalho que fazem piqueniques debaixo das árvores de cerejeira, tens ainda muitas barracas de comida ou como se diz no Japão yatai. Nestas alturas, existem horários especiais de abertura para visitares templos, castelos (o Castelo Himeji é especialmente bonito) e parques. Alguns destes parques até abrem à noite para que possas desfrutar da yokazura ou “flores de cerejeira à noite”. Se estiveres de passagem por Tóquio, não deixes de dar um passeio por Nakameguro, um dos bairros mais trendy da capital e conhecido pelas centenas de cerejeiras ao longo das margens do rio Meguro. Contrata já o teu seguro para o Japão aqui.
Se o Japão está no topo da tua bucket list de destinos a visitar na primavera e quiseres programar a tua viagem para coincidir com o florescimento do sakura (flor de cerejeira), não adies mais. As últimas previsões da Agência Meteorológica do Japão indicam que o pico da flor de cerejeira em 2022 foi por volta de 30 de Março em Tóquio, e por volta de 2 de Abril em Quioto e Osaka.
2. Valle del Jerte, Extremadura, Espanha
Não é preciso ires muito longe para encontrares lugares espetaculares para visitar na primavera. Um dos mais conhecidos, e com razão, é o Valle del Jerte na Extremadura. Todos os anos, desde meados de Março até meados de Abril, milhares de cerejeiras florescem em todo o vale para regalo dos habitantes locais e dos visitantes. É quase uma obrigação visitar todas as aldeias da área, desde as de menor altitude, onde as cerejeiras florescem primeiro, até às mais altas ou mais frias, onde florescem mais tarde.
O Festival da Flor de Cerejeira ou Fiesta del Cerezo en Flor foi declarado de Interesse Turístico Nacional e inclui não só visitas guiadas, mas também concertos, desfiles, workshops e passeios culturais pelas diferentes aldeias da região.
3. Aitona, Lleida
Corre para Lleida! Embora esteja quase a terminar, um dos lugares mais bonitos a visitar no início da Primavera é Aitona. Em meados de Março florescem as centenas de pessegueiros e outras árvores de fruto (particularmente pêssegos, nectarinas e plátanos), proporcionando um espetáculo cor-de-rosa que não vais querer perder. Podes explorar os campos a pé, de bicicleta ou mesmo em moto quatro, mas o mais interessante é seguires um dos roteiros oferecidos pela Câmara Municipal de Aitona, que agora até oferece roteiros virtuais. O “turismo de fruta” tem vindo a tornar-se moda e agora também podes sobrevoar o chamado “mar rosa de Aitona” num balão de ar quente.
4. Michoacán, México
Estamos apaixonados pelo México e agora vamos dar-te uma ótima razão para incluíres o país norte-americano entre os teus destinos a visitar na primavera. Todos os anos, no final de Março, no estado de Michoacán, ocorre um fenómeno natural impressionante. Um pouco mais de mil milhões de borboletas-monarca percorrem entre 2.000 e 4.500 quilómetros entre o México e as florestas do Canadá e dos Estados Unidos. Durante o Inverno, as borboletas hibernam nas florestas mais quentes de oyamel, pinheiros e cedros de Michoacán, mas quando chega a Primavera, voltam a voar para norte. Se visitares os santuários de El Rosario e Sierra Chincua nesta época do ano, vais poder ver centenas ou milhares delas a voar livremente.
5. Córdova, Espanha
Já não é nenhum segredo: Córdova é um dos melhores destinos a visitar na Primavera. Não só as temperaturas amenas são convidativas, como também a cidade é muito apreciada em Abril e Maio. Desde milhares de vasos nas ruas, casas e pátios, cravos a gitanilas coloridas que florescem, tudo isto promete alegrar tanto a vida dos locais como dos turistas. As festividades começam no final de abril com a Prova de Vinhos Montilla-Moriles e quase coincidem com as Cruzes de Maio, que enchem a cidade de esculturas florais e, claro, de música e dança.
Depois das cruzes vem o grande protagonista: o Festival dos Pátios de Córdoba, declarado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2012. Dezenas de habitantes locais abrem os pátios das suas casas ao mundo para mostrar aquilo de que carinhosamente cuidaram ao longo dos séculos. Faz o teu próprio percurso pelos pátios dos bairros de San Basilio, Santa Marina ou do Bairro Judaico e, quando a fome levar a melhor, não terás outra escolha senão provar um delicioso salmorejo numa das inúmeras tabernas. Para terminar, também podes visitar a Feira de Córdoba, onde a festa é garantida até às primeiras horas da madrugada.
Se já te convencemos e estás a planear a tua próxima viagem a Córdova, vê este itinerário detalhado para um fim-de-semana nesta encantadora cidade.
6. Países Baixos
Não há imagem da Holanda que seja mais icónica do que a de um moinho de vento rodeado de tulipas, certo? É por isso que os Países Baixos não podiam estar ausentes desta lista de lugares a visitar na Primavera. Encontra um voo barato para Amesterdão em abril e passa pelo menos alguns dias em digressão pela cidade e aproveita para desfrutares do famoso Festival da Tulipa. Vais encontrar plantações de tulipas em mais de 85 locais na capital. Depois, recomendamos o aluguer de um carro para visitares os campos de flores mais famosos e bonitos da Holanda. Um dos mais impressionantes é Keukenhof, localizado em Bollenstreek, chamada a “região das flores”. Keukenhof é um parque com 32 hectares onde mais de 800 variedades de tulipas são plantadas todos os anos. Podes passar um dia inteiro a passear e, se tiveres sorte, assistir a um dos muitos eventos que se realizam todas as primaveras. O mais conhecido é a Keukenhof Flower Parade, que em 2024 se realizará a 20 de abril.
Outra zona da Holanda a visitar na Primavera é Flevoland e, dentro dela, o município de Noordoostpolder. Aqui vais encontrar mais de 5.000 hectares de campos de tulipas salpicados de encantadores moinhos de vento e, claro, o seu próprio Festival da Tulipa. Percorre os maiores campos de tulipas da Holanda a pé, de carro, de bicicleta ou mesmo de helicóptero!
Nota: a melhor altura para desfrutar da primavera nos Países Baixos é de meados de março a meados de maio.
7. Luoping, China
Encerramos este passeio dos destinos mais impressionantes para visitar na primavera na China. Luoping, a 240 quilómetros de Kunming, a capital da província de Yunnang, está repleta de turistas entre fevereiro e meados de abril. Isto é normal, pois é quando a colza está em flor e centenas de milhões de flores amarelas dão cor aos campos, salpicados de montanhas de cor carvão, o que torna o contraste ainda mais impressionante. Os melhores sítios, em termos de paisagem, para ver este espectáculo natural são Luosi Field, Jinji Peak e Hundred Thousands Hills.
Contrata já o teu seguro de viagem!