Quem não gosta de praias paradisíacas, águas azul turquesa, paisagens de cortar a respiração e de café e chocolate? Adivinhas-te! São Tomé e Príncipe é um dos destinos mais bonitos para viajar se gostas de natureza, aventura e praia. Situado na costa ocidental de África, no Golfo da Guiné, este país vai oferecer-te as férias inesquecíveis que andas à procura. Continua a ler e descobre quais as 6 experiências únicas que não podes perder em São Tomé.
Situado na linha do Equador, o clima é quente e húmido praticamente o ano todo. A língua falada é o português e, tendo em conta a simpatia e enorme acessibilidade do povo natural de São Tomé, deves aproveitar ao máximo este contacto mais direto com o a população local e a sua enorme cultura.
Vamos começar?
Contents
1. Cruzar a linha do Equador no Ilhéu das Rolas
Escusado será dizer que esta é uma paragem quase obrigatória nas 6 experiências únicas que não podes perder em São Tomé. Neste ilhéu, situado a sul da ilha de São Tomé, estão marcados os 0º da Linha do Equador e podes ter a experiência única de estar em ambos os hemisférios ao mesmo tempo. O Padrão do Equador é o monumento que assinala a passagem da linha equatorial e de onde podes ter uma vista incrível do ilhéu. Recomendamos também uses o teu tempo neste ilhéu sem pressas e que explores ao máximo a cultura, a vegetação, as praias maravilhosas e que dês um mergulho nas àguas azuis turquesa. Leva calçado confortável, água numa garrafa térmica (para não ficar quente), muito protetor solar e boa disposição.
2. Experimentar o café e o cacau
Mesmo quem nunca visitou esta ilha sem dúvida consegue sentir o cheirinho a café e cacau que paira no ar de São Tomé. Conhecida como a maior produtora de café e cacau entre o séc. XVIII e início do séc. XX, não podes perder a visita à roça de Monte Café ou Museu do Café. Aqui, vais poder experenciar a viagem pela história da cultura do café desde a sua plantação até ao produto final.
Se não és amante de café e preferes o sabor doce do chocolate não te preocupes! Podes sempre fazer uma visita à roça Diogo Vaz que dispõe de 420 hectares que foram totalmente replantados com cerca de 150.000 plantas de cacaueiro. Aqui, vais poder realizar passeios temáticos e provas de chocolate no seu estado mais puro.
A ilha de São Tomé dispõe de inúmeros museus relacionados ao café e ao cacau e é, sem dúvida, uma das 6 experiências únicas que não podes perder. Descobre mais aqui e começa já a planear a tua viagem.
3. Snorkling na Lagoa Azul
A Lagoa Azul é a praia mais emblemática do norte de São Tomé, caracterizada pela cor azul turquesa da sua água é um dos melhores sítios para fazer mergulho (para os mais aventureiros) ou snorkling. No entanto, é preciso ter em atenção que o acesso a esta praia é acidentado, aconselhamos a que tenhas cuidado a conduzir para lá e que leves calçado adequado, uma vez que é um solo bastante rochoso.
O esforço na condução e no acesso é 100% compensado quando pousas os pés no paraíso que é esta praia. Rodeada de vegetação típica da savana africana e água clara é um ótimo sítio para os amantes da vida marinha, uma vez que esta é bastante acentuada e fácil de observar devido à limpidez e transparência da água.
4. Desova da tartaruga
É verdade, leste bem! Podes assistir à desova das tartarugas em São Tomé e Príncipe, não é uma coisa que se veja todos os dias assim, se esta atividade é do teu interesse, a época em que deves viajar é de setembro a abril.
A tartaruga tronou-se um animal muito protegido na Ilha de São Tomé, o programa Tatô dedica-se à sua proteção e graças a eles podes observar estes animais no seu habitat natural acompanhado de guias e técnicos especializados no assunto e ter uma experiência verdadeiramente única.
5. Pico do Cão Grande
Situado no Parque Natural de Obô, este elemento natural vai com certeza chamar a tua atenção. Com 663 metros de altura, o Pico do Cão Grande é um impressionante monumento natural e é caracterizado por uma enorme rocha vulcânica que se ergue na vertical acima da floresta impenetrável. Para além desta vista maravilhosa, o parque Natural de Obô aloja também espécies raras, algumas delas em vias de extinção, tornando esta visita uma oportunidade definitivamente única!
6. Conviver com os habitantes locais
Por último, mas não menos importante, a razão pela qual todos os viajantes têm um carinho especial por São Tomé: a população local. Descritos como o povo mais amável, acessível e simpático podes contar com uma receção muito calorosa neste país. Como se não bastassem todas as vistas paradisíacas, seres recebido de braços abertos pelos habitantes locais coloca toda esta experiência num nível a cima. Esta é uma das 6 experiências únicas que não podes perder, vais poder ouvir sobre o seu dia-a-dia, partilhar ideias e a cima de tudo criar relações com este povo, considerado por muitos o mais puro e simpático de sempre
Ainda não estás convencido que São Tomé é o destino das tuas próximas férias? Descobre mais sobre esta ilha e começa a planear as tuas férias.