Contents
Viajar durante o Carnaval é um bom momento se quiseres conhecer a tradição e a cultura de uma cidade ou país de um ponto de vista festivo. Reunimos alguns dos carnavais que não devemos perder e estes são os 5 destinos para celebrar o Carnaval que mais recomendamos:
Veneza
Os venezianos festejam na rua desde 1162, quando celebraram a vitória da República de Veneza, dançando na Praça de São Marcos. Tornou-se um feriado oficial em Veneza em 1296, e no seu auge no século XVII, as festividades duraram seis semanas, de 26 de Dezembro a Quarta-feira de Cinzas.
Hoje em dia, quase 3 milhões de pessoas viajam todos os anos para Veneza para o Carnaval para se juntarem a esta antiga celebração da liberdade com atuações de rua, trajes tradicionais, e os altamente esperados bailes de máscaras extravagantes. Se viajares em casal e pensares em ficar mais tempo na cidade, dá uma olhadela neste artigo: 5 atividades românticas a fazer em Veneza
Rio de Janeiro
Não podíamos deixar o carnaval no Rio de Janeiro de fora. O Carnaval no Rio de Janeiro é um dos mais conhecidos de todo o mundo. Nesta festa interminável todas os estratos sociais são esquecidos e a cidade inteira pára para festejar durante sete (ou mais) dias.
Muitos habitantes no Rio vivem para o Carnaval, praticam durante todo o ano para dançar com a sua escola de samba no altamente competitivo Samba Parade (evento onde as numerosas escolas de Samba da cidade disputam a posição de Grande Campeão). Estas escolas de Samba começaram a aparecer na década de 1920, mas eram demasiado caras para que todos pudessem participar, por isso, no Carnaval dos anos 30, foram para as ruas. Bairros e grupos juntaram-se para criar os seus próprios desfiles de rua elaborados, chamados blocos, que ao contrário do desfile de samba, eram gratuitos. Assim, nasceu o Carnaval da Rua.
Hoje, estas festas de rua continuam em todo o seu esplendor, com algumas das mais populares a começarem às 5 da manhã. Se queres uma verdadeira experiência, não podes perder o carnaval do Rio, é um dos melhores destinos para celebrar o Carnaval.
Portugal
Não precisas de ir para muito longe para desfrutar de uma boa festa de carnaval. Em Portugal muitas localidades festejam à grande esta festividade. Veste o teu disfarce favorito e ruma a umas destes locais:
- Torres Vedras – o conhecido – “Carnaval mais português de Portugal”, onde as “matrafonas”, são um dos símbolos fortes do Carnaval de Torres. Os grupos de “matrafonas”, homens mascarados de mulher, surgem por volta de 1926, segundo testemunho oral (Fonte: carnavaldetorresvedras.pt). Sabe mais sobre este carnaval aqui.
- Ovar – Como cita o webiste “A Vitamina da Alegria, constitui a maior e mais reconhecida festa da cidade e do concelho, assumindo-se como uma tradição marcante na cultura, no modo de vida e no sentir vareiro. O Carnaval de Ovar é formalmente organizado há mais de 65 anos”
- Loulé – Intitualam-se como o “Carnaval civilizado mais antigo de Portugal”, uma vez que a cidade celebra esta data há mais de 110 anos!
O Carnaval de New Orleans é o mais famoso dos Estados Unidos. Aterrou em solo americano graças aos exploradores franceses do século XVII Pierre Le Moyne d’Iberville e Sieur de Bienville, que chegaram à atual Louisiana a 3 de Março de 1699.
Desde então, a tradição do Carnaval cresceu para uma celebração milionária, que inclui tudo, desde desfiles de rua, a elegantes bailes da sociedade como em Veneza.
Recebem mais de 10 milhões de visitantes, esta celebração não é apenas uma festa espetacular – é um festival de cultura e tradição – onde sociedades secretas e dançarinos de fogo enchem as ruas durante semanas até à chegada da Quarta-Feira de Cinzas.
Preparado para o último destino para celebrar o Carnaval?
Celebrar o Carnaval na Venezuela é uma tradição que tem a sua origem na época colonial, quando a Venezuela era uma colónia de Espanha. No século XVIII, o Bispo de Caracas Díez Madroñero transformou as celebrações do Carnaval em três dias de orações, rosários e procissões. Anos mais tarde, o Presidente da Câmara da altura devolveu o seu significado original e retomou o Carnaval, mas com o que ele considerava elementos mais “refinados”. Desfiles, carros alegóricos e comidas tradicionais foram incluídos para tornar a festividade mais amiga das famílias.
Desde então, os venezuelanos têm usado toda a sua criatividade para criar uma atmosfera de alegria e diversidade, mesmo em tempos em que a crise social e económica do país lança uma sombra sobre a sua vida quotidiana. A maior parte deste esforço criativo pode ser vista em danças folclóricas, trajes grandiosos e música de inspiração africana.
O que achaste destes destinos para celebrar o Carnaval? Seja qual for o destino que escolheres, temos a certeza que te vais divertir muito. Já estiveste em algum deles? Tens um carnaval preferido? Diz-nos nos comentários para que possamos incluí-lo em futuros artigos. Partilha as tuas fotografias no Instagram com a hashtag #iatipelomundo para que as possamos partilhar com os nossos milhares de seguidores.