Com curiosidade em saber o que não podes perder na Ilha do Sal em Cabo Verde? Vem daí!
Quando ouvimos falar em Cabo Verde a primeira imagem que nos ocorre é a de praias com água quente e um areal a perder de vista. Mas há muito mais para não perder.
Antes de mais nada, quer estejas a pensar passar os dias à beira mar, ou passear pela ilha, não te esqueças que é fundamental contratar o teu seguro de viagem. Contacte-nos e informa-te sobre qual o seguro mais adequado à tua viagem.
Contents
10 experiências que não perder na Ilha do Sal
Há mais para ver e fazer na Ilha do Sal para além das praias e de ficar deitado na toalha a apanhar sol. Deixamos-te 10 experiências que podem tornar a tua estadia na ilha ainda mais interessante.
Praia de Santa Maria
A Ilha do Sal é também a ilha do vento. E se queres passar uns dias à beira mar, a praia de Santa Maria é a menos ventosa porque tem a cidade a fazer de barreira. O mar nesta praia também é de um azul turquesa mais intenso. A não perder mesmo.
Povoação e Pontão de Santa Maria
Fazer um Passeio na Vila de Santa Maria e uma visita ao Pontão, são duas experiências que não podes perder se queres ter uma visão do dia-a-dia dos habitantes locais. No Pontão juntam-se pescadores, turistas e muitas crianças. É daqui que partem barcos de pesca, e os barcos que fazem os passeios turísticos. Por volta das 10 horas da manhã podes ver pescadores a prepararem as redes de pesca e outros pescadores e mulheres a prepararem o peixe.
Este é o cenário perfeito para umas fotos fantásticas. Aqui assiste-se ainda aos saltos das crianças para a água. Enquanto outras vendem búzios.
Salinas de Pedra Lume (Boiar nas salinas)
As salinas deram o nome à ilha devido ao papel importante que tiveram na extração do sal, e da importância deste último na economia da ilha. Hoje em dia é possível tomar banho nas salinas. Devido à elevada concentração de sal na água é impossível ir ao fundo, e difícil mesmo vai ser saír da água, pois voltar a colocar os pés no chão não vai ser tarefa fácil. A entrada é paga, e se quiseres tomar banho de água doce nos balneários depois do banho nas salinas tens de pagar um valor à parte, que não está incluído no preço do bilhete para entrar nas salinas. Ao entrar no mar tens de ter muito cuidado para evitar a água salgada nos olhos.
No fim da visita vais ficar com o corpo cheio de sal!
Ver os Tubarões na Baía da Parda
E se te disséssemos que podes ter uma experiência com tubarões? Na Baía da Parda vais ter a oportunidade não só de ver, como de estar muito perto deles. Os tubarões-limão. Aqui convém alugares uns sapatos de borracha para entrares na Baía. O chão rochoso faz com que seja preciso andar com cuidado até ao ponto onde se conseguem ver os tubarões.
Atenção que podes vir a estar dentro de água com os tubarões! É certo que vais ter a água pelos joelhos, e os maiores não nadam em águas tão baixas, mas os mais pequenos sim. A água na Baía da Parda é muito quente.
Miragens em Terra Boa
É em Terra Boa que fica o bairro mais pobre da ilha. Há uma associação, que se chama AACTB, Associação Apoio a Crianças em Terra Boa e é um projeto independente de assistência à infância na ilha cabo-verdiana de Sal. Se quiseres levar alguns bens como roupa de criança, fraldas ou comida não perecível, podes entregar na AACTB que acolhe crianças enquanto os pais vão trabalhar.
Em Terra Boa a paisagem é árida e não existe vegetação, além disso a sensação é que estamos no deserto. E até temos direito a miragens.
Buracona
A Buracona é uma piscina natural, no meio das rochas. Estas rochas são de origem vulcânica e a força do mar permitiu a formação desta piscina natural. A entrada para a Buracona é paga, e tens de seguir um conjunto de regras, uma vez que é uma zona protegida. E por forma também a garantir a tua segurança.
Olho azul
O Olho Azul fica na zona das piscinas naturais e é uma gruta com água, onde o reflexo do sol na água parece um olho de um azul intenso. Por outras palavras, podemos considerar uma das experiências a não perder na Ilha do Sal em Cabo Verde!
Vila de Palmeira
Palmeira é uma vila piscatória e onde fica o principal porto da Ilha. É através do porto de Palmeira que entram a maioria dos produtos consumidos na ilha.
Espargos
Espargos é a capital da Ilha do Sal. E é onde se concentram a maioria dos serviços. O aeroporto internacional Amílcar Cabral fica a poucos minutos.
Murdeira
Por último, mas não menos importante temos a Murdeira. Em Murdeira temos a Reserva Natural de Baía da Murdeira, essencial para a proteção de algumas espécies de tartarugas marinhas. E parte do habitat natural de algumas aves marinhas únicas.
Já tínhamos falado anteriormente sobre o inesquecível que podem ser umas férias na Ilha do Sal e este artigo ajuda a corroborar o que foi dito, não achas? 😉
Então, o que achas das nossas 10 experiências a não perder na Ilha do Sol? Conta-nos tudo. E, por fim, não te esqueças de fazer o teu seguro de viagem para viajares com toda a tranquilidade e segurança.
SIMULAR O MEU SEGURO DE VIAGEM PARA CABO VERDE
Autora: Sónia Jsuto, Lovely Lisbonnerok
4 comentários no “10 Experiências a não perder na Ilha do Sal, Cabo Verde”
Este longo texto ajudou a conhecer melhor a ilha do Sal, mas tudo se paga.
A nível de perigo, temos que fazer cuidado ? Ou basta não « provocar a pobreza » ?
Na Ilha do Sal a população é muito simpática e acolhedora porém nós sempre recomendamos atenção.
nao gosto de nada disto
Estou curiosa para conhecer em breve