Lagos de cores estranhas, lagos incrivelmente profundos e até mesmo lagos que estão dentro de um lago. Nesta lista apresentamos os 10 lagos mais famosos do mundo, graças às suas incríveis características.
Faz as malas, equipa-te com um bom seguro de viagem que te cubra nesta aventura e sai para desfrutar destes lugares únicos.
Contents
Os 10 lagos mais famosos do mundo
Lago Ness
Quem nunca ouviu falar do Loch Ness, na Escócia, e de Nessy, o seu monstro particular, na forma de uma criatura aquática. Desde Fort Augustus até Inverness, vale a pena percorrê-lo parando nas dezenas de castelos e aldeias encantadoras.
Lago Malawi
Este lago do Grande Vale do Rift africano é uma delícia de águas cristalinas para os amantes da fauna e flora aquáticas, e nele convivem cerca de 600 espécies diferentes de peixes endémicos; muitos deles apresentam características de rápida evolução, o que faz com que o seu estudo seja muito interessante para a comunidade científica.
Lago Titicaca
O Lago Titicaca está localizado entre o Peru e a Bolívia. É conhecido por ser o lago navegável mais alto do mundo, mas também tem muitas outras peculiaridades. O lado boliviano tem as Ilhas da Lua e do Sol (a maior neste vasto lago) e na sua parte peruana podes passear pelas Ilhas dos Uros, que são literalmente ilhas flutuantes de totora (um material semelhante ao junco). É claramente uma experiência muito peculiar.
Lago McDonald
Este lago com o nome de cadeia de fast food está localizado, como é óbvio, nos Estados Unidos, especificamente no estado do Nevada. A sua principal característica é que, através das suas águas claras, podes ver uma infinidade de pedras de todas as cores imagináveis. Não é em vão que é conhecido como o Lago das Mil Cores.
Lagoa Vermelha
Esta lagoa chilena atinge temperaturas de até cinquenta graus em alguns pontos e as suas águas são, como se pode deduzir pelo nome, de cor avermelhada. Acredita-se que essa tonalidade possa ser atribuída às pedras ou às algas localizadas nos seus pontos mais profundos. Os locais dão-lhe rasgos femininos e desempenha um papel importante nas lendas e superstições da área.
Lago Vitoria
Localizado na África, entre a Tanzânia, o Uganda e o Quénia, é o segundo maior lago de água doce do mundo e a principal fonte do rio Nilo, recebendo este nome porque o seu descobridor era um explorador britânico que queria homenagear a sua rainha.
Lago Taal
Este curioso lago está localizado nas Filipinas, e a sua principal característica é o vulcão com o mesmo nome encontrado na sua parte central. Ao mesmo tempo, dentro da cratera do vulcão podemos ver outro lago, por isso pode dizer-se que é um lago dentro de outro lago. Como se não fosse curioso o suficiente, dentro desse lago há outra ilha vulcânica chamada Point com outro lago no seu interior.
Lago Baikal
Conhecido como “O Olho Azul da Sibéria”, o Baikal domina a Rússia. É o lago mais profundo do mundo e a sua capacidade vai-te deixar de boca aberta. Contém 20% de toda a água doce da Terra! Estima-se que, se as suas águas dessem de beber a toda a população do planeta, poderia fornecer água durante 40 anos. Está rodeado por um espetacular ambiente montanhoso e foi declarado Património Mundial pela UNESCO em 1996.
Lago Hillier
As águas deste lago localizadas na Austrália e rodeadas por exuberantes eucaliptos são completamente rosa. Isto acontece porque, dada a sua alta salinidade, poucas espécies sobrevivem nesta água, embora existam várias bactérias ricas em betacarotenos (como as cenouras) e outras que absorvem a luz realizando uma espécie de fotossíntese. Ambas são responsáveis pela cor do lago, cuja água é perfeitamente potável.
Lagos de Plitvice
Este Parque Nacional da Croácia fascina qualquer um, seja no verão, quando ressaltam os seus verdes e turquesas, ou no inverno, quando a paisagem nevada maravilha qualquer um. Através de passarelas de madeira poderás caminhas pelas suas intermináveis cascatas e, com alguma sorte, ver algum urso polar.
Qual destes 10 lagos mais famosos do mundo te parece mais bonito?
Artigo traduzido por Susana Almeida