Comecemos pelo óbvio: há tanto para visitar na Austrália que planear uma viagem a este canto do mundo pode ser um pouco avassalador. Para teres uma ideia, a Austrália é o sexto maior país do planeta e tem mais de 15 vezes do tamanho de Portugal. Além disso, a sua geografia é extremamente diversificada, com ecossistemas que vão desde as montanhas cobertas de neve dos Alpes Australianos e da Tasmânia até aos vastos desertos, florestas tropicais e temperadas e pradarias sem fim.

É por isso que na IATI, especialistas em seguros de viagem e amantes da Oceânia, vamos ajudar-te a decidir quais os destinos a visitar na Austrália, dizendo-te porque é que eles são tão apelativos. Nem todos são iguais, por isso o importante é fazeres um pouco de pesquisa para veres o que se adequa à tua viagem.

Acompanha-nos e descobre as principais coisas para ver e fazer na Austrália.

Quantos dias são necessários para visitar a Austrália?

Com as informações acima, provavelmente já estás a pensar que é preciso uma vida inteira para riscar da lista todos os lugares para ver na Austrália. Isso pode ser verdade, mas ainda podes desfrutar e obter uma boa impressão deste fabuloso país em muito menos tempo.

A não ser que estejas no Sudeste Asiático ou na Nova Zelândia, chegar aqui requer tempo e dinheiro, por isso diríamos que 20 dias é uma boa quantidade de tempo para visitar a Austrália. Obviamente, se conseguires arranjar mais tempo, quanto mais melhor! Se só tiveres 15 dias, ainda podes fazer muito na Austrália se otimizares o teu itinerário.

Para facilitar a tua vida, reunimos os melhores itinerários de 15 e 20 dias para a Austrália, com diferentes variações.

Qual é a melhor época para conhecer a Austrália?

Dada a dimensão do país, podemos falar de diferentes zonas climáticas e, por conseguinte, de diferentes alturas para visitar a Austrália. Poderíamos fazer uma dissertação sobre este assunto, mas, em termos gerais, de abril a outubro é a melhor altura para visitar a Grande Barreira de Coral, a Floresta Daintree, Whitsundays, a Ilha Fraser, Darwin, Broome e o Parque Nacional Karinjini. De novembro a março: Sydney, Jervis Bay, Uluru, Rottnest Island, Ningaloo Reef, Melbourne, Great Ocean Road e Tasmânia.

surfistas na gold coast vistos de cima no mar

1. Sydney

Não é a capital, mas é a mais conhecida de todas as cidades australianas e, a menos que seja a tua segunda viagem, seria um pecado não a visitar.

O ícone de Sydney é a fabulosa Opera House, desenhada pelo arquiteto dinamarquês Jørn Utzon e Património Mundial da UNESCO. No entanto, a cidade tem tantas outras atrações culturais e naturais que precisarás de, pelo menos, três ou quatro dias inteiros para a apreciar. Na verdade, grande parte do sua atratividade é simplesmente desfrutar e ver o dia a dia dos seus habitantes porque, não por acaso, tem sido considerada um dos locais onde se obtém a melhor qualidade de vida.

Há muito para fazer em Sydney, mas recomendamos que não percas o passeio de Bondi Beach e Coogee Beach, duas das mais belas praias da cidade. Além disso, a partir de Sydney podes desfrutar de outra das áreas naturais mais impressionantes para ver na Austrália, as Blue Mountains, localizadas a apenas 20 quilómetros do centro da cidade. Também classificadas como Património da Humanidade, podes fazer uma viagem de um dia às Wentworth Falls, às Three Sisters e ao Katoomba Scenic Railway, declarado o caminho de ferro mais íngreme do mundo.

2. Melbourne, outra cidade imperdível em Sydney

Ninguém duvida que Sydney é uma cidade imperdível na Austrália, mas Melbourne, a capital do estado de Victoria, é uma concorrente à altura, e raro é o viajante que não fica encantado (ou mesmo com vontade de ficar e viver) lá depois de a visitar.

O seu distrito financeiro compacto, facilmente percorrível a pé, a sua arte de rua, os pinguins de Saint Kilda Quay e bairros encantadores como Fitzroy são algumas das atrações a ver em Melbourne, mas também podes desfrutar de outros locais interessantes para visitar na Austrália. O primeiro deles é a agradável Brighton Beach, famosa pelas suas casas de banho coloridas. Outro muito especial é Phillip Island, que tem belas praias e dá-te a oportunidade de testemunhar a Penguin Parade, um “desfile” de pequenos pinguins azuis que regressam aos seus ninhos a cada pôr do sol.

pessoas a passear numa rua com grafittis em melbourne na australia

3. Great Ocean Road

Se for a tua primeira viagem à Austrália, não deixes de fazer a icónica Great Ocean Road, sem dúvida uma das melhores viagens rodoviárias do mundo. Ao longo dela, poderás desfrutar de paisagens costeiras de cortar a respiração, incluindo belas praias, muito surf e a possibilidade de avistar coalas e cangurus em estado selvagem a uma curta distância de ti.

Já ouviste falar dos Doze Apóstolos? A Great Ocean Road também passa por este incrível marco natural, por isso recomendamos que conduzas ou faças uma viagem de carrinha de campismo ao longo dela durante a tua viagem à Austrália.

A rota começa em Torquay e termina em Allansford, mas a maioria dos viajantes começa em Melbourne. É melhor passar pelo menos duas noites aqui para teres uma ideia do que se trata.

4. Uluru e Kings Canyon

No coração da Austrália está Uluru, também conhecido como Ayers Rock. Esta formação rochosa de uma cor avermelhada intensa devido à sua composição de arenito, com 348 metros de altura, 9 quilómetros de contorno e 2,5 quilómetros subterrâneos, é um dos maiores monólitos do mundo, mas também um lugar sagrado para os aborígenes australianos. Por isso, é essencial visitar primeiro o Centro Cultural Uluru-Kata Tjuta, onde podes aprender mais sobre a cultura e a história do povo local.

Embora já não seja possível escalar o Uluru, o melhor é inscreveres-te num dos passeios guiados à sua volta, especialmente ao nascer e ao pôr do sol, quando adquire aquela tonalidade vermelha que o torna tão especial. O Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta também abriga as montanhas Olga ou Kata Tjuta, igualmente cruciais para a cultura aborígene.

Já que tiveste que investir tempo e dinheiro para chegar a esta parte do país, recomendamos que adiciones o Kings Canyon, a apenas 3 horas de carro de Uluru, à tua lista de coisas para fazer na Austrália. Com paredes verticais de até 100 metros de altura e uma vida selvagem única no mundo, há várias trilhas ao redor do canyon que te deixarão de boca aberta.

monumento natural de uluru na australia

5. A Grande Barreira de Coral, um ponto de visita obrigatório na Austrália

Esta seleção de locais a visitar na Austrália estaria incompleta sem a Grande Barreira de Coral, que é o maior recife de coral do mundo. Localizada ao largo da costa de Queensland, no nordeste do país, estende-se por cerca de 2.600 quilómetros e pode ser vista do espaço.

Como deves imaginar, é um paraíso para os amantes do mar. Devido à sua diversidade biológica (mais de 600 tipos de corais, mais de 1.600 espécies de peixes, mais de 130 espécies de tubarões e raias…), às suas águas cristalinas e quentes e à facilidade de acesso, é fácil inscreveres-te em excursões de snorkelling ou de mergulho a partir de Cairns, Townsville ou Port Douglas, de onde partem diariamente. Também é incrível vê-la pelo ar, por isso, se o teu orçamento permitir, reserva um passeio de helicóptero e realiza um sonho de toda a vida.

6. Tasmânia

Sabias que a Tasmânia é a 26ª maior ilha do mundo? Localizada no sul da Austrália, diz-se que a Tasmânia é uma pequena Nova Zelândia, um Éden para os amantes da natureza e de recantos tranquilos. Lar do esquivo diabo-da-tasmânia, desfrutarás de paisagens de cortar a respiração, como os Alpes da Tasmânia e a Baía de Wineglass, e o melhor é fazê-lo durante 5 dias ou mais num carro ou carrinha de aluguer.

Bay of Fires com água cristalina na australia

7. Ilhas Whitsundays e Praia de Whitehaven

Se, como nós, és um amante de ilhas e praias paradisíacas, outro ponto imperdível na Austrália são as Ilhas Whitsundays. Estas estão localizadas no estado de Queensland, na Grande Barreira de Coral, e são um grupo de cerca de 70 ilhas de areia branca e fina, banhadas por águas cristalinas e adornadas por uma vegetação exuberante que as torna ainda mais especiais.

Entre as suas praias, a mais conhecida é a Whitehaven Beach, considerada uma das mais belas do mundo. A sua areia é composta por 98% de sílica, o que lhe confere uma cor branca intensa e uma textura farinhenta apetitosa.

Para visitar este canto da Austrália, o melhor é chegar a Airlie Beach e fazer uma excursão a partir daí. No entanto, se tiveres tempo livre e o orçamento não for um problema, não percas a oportunidade de passar a noite numa das ilhas.

8. Daintree Rainforest, um parque nacional deslumbrante para ver na Austrália

Como podes ver, entre os lugares a visitar na Austrália não faltam parques com uma natureza chocante. Outro que não podes perder é a Daintree Rainforest, também localizada na costa de Queensland, a norte de Cairns.

Com 1.200 quilómetros quadrados, é a maior floresta tropical da Austrália e uma das mais antigas do mundo. Acredita-se que tenha cerca de 180 milhões de anos, o que a torna aproximadamente 10 milhões de anos “mais velha” do que a Amazónia. Para aproveitar ao máximo, o melhor é fazeres um passeio ao longo do rio Daintree, repleto de crocodilos, parar nos vários miradouros, fazer caminhadas, dar um mergulho no maravilhoso desfiladeiro Mossman (uma piscina de água límpida rodeada de vegetação) e, claro, passear por Cape Tribulation, que talvez tenha uma das praias mais selvagens e bonitas da Austrália.

Vista aérea da Daintree Rainforest na austrália

9. Darwin e Parque Nacional de Kakadu

O Parque Nacional de Kakadu é outro Património Mundial a visitar na Austrália. Nos seus mais de 20.000 quilómetros quadrados (uma área semelhante à de Israel), podemos encontrar uma enorme variedade de ecossistemas e, portanto, fauna e flora muito diferentes. No entanto, o mais espetacular são as suas planícies de inundação, repletas de crocodilos marinhos e crocodilos de Johnston.

Além disso, Kakadu é um local sagrado para os aborígenes australianos e podem encontrar-se interessantes pinturas rupestres em Ubirr, Nourlangie e Nanguluwur, que se acredita terem sido continuamente habitadas por humanos durante mais de 20.000 anos. Assim, o parque oferece múltiplas oportunidades: passeios de barco, caminhadas pela natureza, mas também sítios culturais e cascatas…

Nota que não é recomendável visitar durante a estação das chuvas (outubro a abril), uma vez que muitas áreas são inacessíveis.

10. Ilha Kangaroo

A terceira maior ilha a visitar na Austrália é um “jardim zoológico sem jaulas”, um paraíso para os amantes dos animais que querem apreciá-los da forma como devem ser apreciados: em estado selvagem. De facto, um terço da ilha foi declarado parque nacional ou área protegida e encontrarás cangurus, coalas, leões-marinhos, golfinhos e até um ornitorrinco ocasional.

Também a incluímos nesta lista de coisas para fazer na Austrália por causa das suas praias de areia branca, ideais para nadar. A mais impressionante é Vivonne Bay, sempre no topo das praias mais espetaculares do país. É também um local ideal para fazer caminhadas ou simplesmente desfrutar de uma confortável e agradável viagem de carro.

A ilha Kangaroo é acessível por via aérea, com um aeroporto, ou por ferry a partir de Cape Jervis, a duas horas de Adelaide. A melhor maneira de explorar a ilha é de carro alugado e recomendamos que passes pelo menos 3 a 4 dias aqui.

Kangaroo junto ao mar na Ilha Kangaroo na Australia

11. Visitar Byron Bay, algo especial para fazer na Austrália

Este pequeno canto de Nova Gales do Sul é mundialmente famoso pelo seu ambiente hippie e surfista e nós encorajamo-te a ir e ver (e desfrutar) por ti próprio. Não que haja muito o que fazer em Byron Bay, mas isso é parte do seu apelo. É simplesmente um lugar para vivenciar num ritmo tranquilo.

Desfruta do mar, inscreve-te para uma aula de surf, passeia e procura arte de rua, ouve uma banda ao vivo, vê o pôr do sol… Além disso, se for entre maio e novembro, podes ter a sorte de avistar uma baleia.

12. Ilha Rottnest

Como podes ver, há mais do que algumas ilhas para visitar na Austrália e cada uma tem algo que as caracteriza e as torna atraentes. A Ilha Rottnest tem alguns habitantes encantadores: os quokkas, pequenos marsupiais rechonchudos pelos quais temos a certeza que te vais apaixonar.

Existem várias rotas de ciclismo ao redor da ilha que te levam ao longo das belas praias de areia branca, muitas oportunidades de mergulho com snorkel e é uma viagem de um dia muito fácil a partir de Fremantle ou Perth.

baía com agua azul turquesa junto ao mar na ilha de Rottnest na Australia

13. Austrália Ocidental

Acabámos por fazer um resumo geral, mas não queríamos deixar de mencionar a região da Austrália Ocidental, especialmente se gostas de lugares menos conhecidos e de viagens de estrada. Assim, entre as coisas para fazeres na Austrália, sugerimos uma rota entre Perth e Esperance que te levará a descobrir praias paradisíacas desertas (e uma onde os outros banhistas serão cangurus, como em Lucky Bay), estradas intermináveis (cuidado com as emas), parques nacionais e aldeias curiosas, praticamente desertas.

Resumindo, é uma oportunidade para conhecer esta “Austrália profunda” e para colecionar experiências que nunca mais esquecerás. Se puderes alugar uma carrinha e pernoitar em parques de campismo, prometemos que vais gostar ainda mais.

kangaroos na praia na australia ocidental

Se ficou algo por dizer ou se tiveres alguma pergunta, podes deixar nos comentários e nós respondemos!