A ilha portuguesa da Madeira foi proclamada, inúmeras vezes, como o “Melhor Destino Insular da Europa” nos conhecidos World Travel Awards, os prémios mais conceituados do mundo do turismo. Mais uma vez batendo destinos como as Canárias, as Baleares, Malta, Sicília ou os Açores, a verdade é que aquele que é conhecido como o “Havai do Atlântico” é um destino incrível e sedutor que apaixona todos os que o visitam. Na IATI, líder em seguros de viagem, preparámos este guia do que ver e fazer na Madeira, com o qual não vais perder absolutamente nada deste destino que tanto nos orgulhamos.
Continua a ler, pois vamos levar-te numa viagem épica à Madeira, a ilha cheia de natureza, falésias, praias e lugares encantadores que não vais querer perder.
Contents
Funchal
Uma viagem à Madeira começa normalmente na capital da ilha, o Funchal. Aqui vivem nada mais nada menos que 110.000 pessoas, quase metade dos 260.000 habitantes da ilha. Isto significa que o Funchal é o local mais animado da Madeira, com muito para oferecer aos visitantes que passam alguns dias a deambular pelas suas ruas íngremes em busca de tudo o que a cidade tem para oferecer.
O Funchal merecia um artigo exclusivo onde te diríamos tudo o que podes fazer, mas se tivéssemos de resumir as coisas essenciais para fazer, estas seriam:
- Teleférico do Funchal: Uma ótima maneira de começar a explorar tudo o que há para ver na Madeira é apanhar o Teleférico do Monte para superar os mais de 500 metros de desnível até ao topo da cidade. Aqui, para além das incríveis vistas panorâmicas da cidade com o Oceano Atlântico como pano de fundo, existem alguns locais de visita obrigatória no Funchal, como a Igreja de Nossa Senhora do Monte, onde repousam os restos mortais do Imperador Carlos I da Áustria.
- Jardim Botânico da Madeira: A Madeira é também conhecida como a “Ilha das Flores”, graças à enorme variedade de flores que o clima único da ilha proporciona. O Jardim Botânico da Madeira, no Funchal, é o local ideal para as apreciar, num cenário único como a imponente Quinta do Bom Sucesso e a sua espetacular varanda com vista para o mar.
- Forte de Santiago: Construído no século XVII em frente ao mar, serviu para proteger a Madeira dos diferentes ataques sofridos pelos piratas.
- Rua de Santa Maria: Embora recomendemos que passeies pela parte antiga da cidade, não podes perder a rua mais famosa, a Rua de Santa Maria. Aqui encontras uma grande variedade de lojas, bem como arte de rua que pinta muitas das portas nesta rua.
- Mercado dos Lavradores: O principal mercado da Madeira merece uma visita enquanto estás no Funchal. Graças ao clima da ilha, aqui encontras um mosaico colorido da grande variedade de frutas disponíveis.
Santana
Santana é a segunda maior cidade do arquipélago e não pode faltar na tua lista de coisas para ver na Madeira. A principal atração desta cidade, que atrai milhares de viajantes, são as suas casas tradicionais. As Casinhas de Santana são conhecidas pela sua forma triangular e pelo seu aspeto namoradeiro, onde o telhado é feito de colmo seco e as flores rodeiam as janelas das fachadas coloridas. Apesar de ainda serem utilizadas como habitação, algumas delas estão abertas ao público como casas-museu e podem ser visitadas.
Depois de conheceres estas casas de arquitetura tradicional, vai ao Parque Temático de Santana. Aqui poderás conhecer a evolução, a história e os segredos desta zona da Madeira através de divertidas atrações. A não perder!
Se a tua visita à ilha for em julho, estás com sorte, pois poderás fazê-la coincidir com uma das mais conhecidas festividades do arquipélago: as “24 horas de dança”. Uma maratona histórica de danças folclóricas em que participam tanto os habitantes locais como os turistas. Estás pronto para isso?
Quer estejas a sair de Santana ou a caminho de lá, não podes deixar de parar nos vários miradouros das suas imensas falésias, é uma vista verdadeiramente espetacular!
Porto Moniz
Continuamos o nosso roteiro de locais a visitar na Madeira com mais um local pitoresco. A pequena vila de Porto Moniz, situada no noroeste da ilha, tem pouco mais de 3.000 habitantes, mas quando chega a época turística, as suas ruas e a sua costa enchem-se de turistas desejosos de aproveitar todas as suas possibilidades.
A principal atração no Porto Moniz são as suas famosas Piscinas Naturais. Estas estão totalmente equipadas para um banho seguro, com diferentes zonas onde te podes esticar e apanhar sol, tanto no chão como em espreguiçadeiras, bem como acessos em forma de escadas que facilitam o banho nestas incríveis águas azul-turquesa sem teres de te preocupar com o mar como acontece nas falésias próximas. O acesso está aberto das 9h às 17h/19h (inverno ou verão) e a entrada custa uns simbólicos 1,50 euros, que permitem também o acesso aos balneários e à cafetaria.
Sendo um local tão único, é normalmente frequentado pelos turistas que visitam a ilha, mas mesmo assim, vale definitivamente a pena visitá-lo. Se procuras uma alternativa menos concorrida, não muito longe dali podes encontrar as Piscinas Naturais Velhas, que apesar de terem menos infra-estruturas são também um local espetacular.
Não podes deixar o Porto Moniz sem apreciar as vistas panorâmicas do topo do Miradouro da Santinha, vale mesmo a pena!
Aldeias da Madeira para ver
Para além do Funchal ou de outras cidades que merecem uma visita, há várias pequenas vilas que não devem faltar num roteiro de locais a visitar na Madeira. Toma nota das seguintes e incluí-as no teu itinerário:
- Camata do Lobos: Esta pequena vila piscatória foi a primeira povoação da ilha, em 1430. Assim, aqui podes visitar alguns dos locais históricos mais antigos da Madeira. A Capela dos Pescadores ou o Convento de São Bernadino são dois exemplos. Passeia pela sua promenade apreciando as xavelhas e termina a tua visita no Cabo Girão, o segundo penhasco mais alto do mundo que oferece vistas de tirar a respiração.
- Machico: Aqui também encontras uma boa dose de edifícios históricos com mais de 450 anos, praias para um mergulho relaxante e uma escolha de trilhos a não perder se quiseres incluir caminhadas na tua viagem à Madeira.
- Caniçal: A terceira vila que sugerimos que visites na Madeira é nada mais nada menos que o Caniçal. Situada na zona mais vulcânica da ilha, foi um ponto-chave da indústria baleeira até à proibição da caça e comércio destes animais em 1981. No Museu da Baleia podes conhecer a sua história, mas nós fizemos-te vir aqui por outra razão, para fazeres um percurso até ao Miradouro da Baía d’Abra, um local onde as imensas muralhas da Península de São Lourenço se juntam ao mar.
Porto Santo
Se escolheste uma ilha como destino de viagem, é provável que um dos planos que tens em mente é deitares-te na praia e aproveitar o sol, o mar …., a areia? Se isso é uma necessidade para ti, temos boas e más notícias. A má notícia é que a Madeira não é uma ilha conhecida pelas suas praias de areia. São escassas e pouco marcantes, devido à sua origem vulcânica e orografia. A boa notícia é que podes ir ver as praias que queres na tua lista de coisas para ver na Madeira e também conhecer uma nova ilha.
A ilha vizinha, Porto Santo, é a outra ilha habitada do arquipélago e tem mais de 9 quilómetros de praia para aproveitares a praia à vontade.
Em Porto Santo, não podes perder a Vila Baleira com as suas casas caiadas de branco, o percurso pedestre até ao Pico do Castelo ou os diferentes miradouros que te darão uma vista ampla da ilha.
Uma vez que a viagem da Madeira para o Porto Santo demora duas horas de ferry, recomendamos que passes pelo menos uma noite no local para tirares o máximo partido da tua visita.
Caminhadas na Madeira
Não queremos fechar esta lista de coisas para fazer na Madeira sem mencionar uma das atividades estrela da ilha, as caminhadas. Se és um amante de caminhadas, há todo o tipo de trilhos para escolheres aqui.
O clima particular da ilha resulta em impressionantes florestas tropicais cobertas de fetos, tais como a Levada do Caldeirão Verde ou a Levada das 25 fontes, onde em muitas secções a vegetação luxuriante impedirá que o sol chegue até ti e terás de usar roupas quentes mesmo nos dias mais ensolarados.
No outro extremo, podes também caminhar por paisagens vulcânicas onde o clima será árido e o protetor solar será um aliado indispensável.
Qual é a tua escolha?
Temos a certeza que te vais apaixonar pela Madeira. Não vás embora sem ler este artigo: