Se precisas de informações em primeira mão, do tipo que qualquer amigo te daria antes da tua viagem, vieste ao sítio certo. Aqui encontras as melhores dicas e informações úteis para viajar para a Albânia e tirares o máximo partido da tua aventura neste país excitante, onde o turismo se desenvolveu bastante nos últimos anos.
Quer estejas a fazer uma pequena paragem ao longo da costa ou a explorares o interior, aqui encontras dicas e informações úteis para viajares para a Albânia relacionadas com a documentação, segurança, saúde, clima e muitas outras dicas para te ajudar a planear o teu itinerário. Vamos começar!
Contents
- 1 Verifica o que a Albânia exige para entrar no país
- 2 Saúde e segurança na Albânia
- 3 Quanto tempo preciso para viajar para a Albânia?
- 4 Planear a tua viagem pela Albânia
- 5 Como chegar à Albânia
- 6 Como te deslocares na Albânia, dicas
- 7 Melhor altura para viajar para a Albânia
- 8 Dinheiro e cartão, de quanto dinheiro preciso para viajar para a Albânia?
- 9 Cartão SIM e Internet na Albânia, dicas
- 10 Língua na Albânia
- 11 Gastronomia na Albânia
- 12 Outras dicas para viajar para a Albânia
Verifica o que a Albânia exige para entrar no país
Parece muito óbvio, mas a primeira dica para viajar para a Albânia é verificar quais os documentos necessários para entrar no país sem problemas e para te deslocares. Na IATI temos muita informação de todo o mundo e, neste caso, vais encontrá-la toda atualizada em Documentos e requisitos para viajar para a Albânia.
Para começar, se fores cidadão europeu, basta teres o teu passaporte ou bilhete de identidade atualizado e certificares-te de que é válido durante, pelo menos, 3 meses a partir da data de entrada na Albânia.
Por outro lado, se pretendes alugar uma mota ou um carro durante a tua estadia, precisas da tua carta de condução portuguesa e da carta de condução internacional. Não te preocupes, é um procedimento simples.
Saúde e segurança na Albânia
Embora possa ter tido uma má reputação no passado, viajar para a Albânia é, de facto, muito seguro. Como em qualquer viagem, é necessário usar o bom senso e tomar precauções básicas, mas não precisas de te preocupar com isso.
O que deves saber é que a Albânia e Portugal não têm quaisquer acordos no que toca a saúde e que o Cartão Europeu de Seguro de Doença não é válido neste país. O Ministério dos Negócios Estrangeiros, nas suas recomendações para a Albânia, é muito claro e salienta: ” É aconselhável subscrever um seguro de saúde, pois a rede sanitária (principalmente a pública) pode revelar-se insuficiente, não estando apta para realizar intervenções mais complexas”.
É por isso que um dos melhores conselhos para viajar para a Albânia é viajar com uma boa apólice de seguro que te cubra em caso de necessidade. O melhor seguro para viajar para a Albânia é o IATI Standard. Com uma enorme cobertura para despesas médicas, a IATI está lá para ti noutras circunstâncias típicas de viagem, tais como perda ou roubo de bagagem, atrasos no transporte, a necessidade de repatriamento ou um regresso antecipado devido a algo tão importante como a hospitalização de um membro da família.
Faz já o teu seguro IATI e desfruta da Albânia com toda a tranquilidade:
Quanto tempo preciso para viajar para a Albânia?
Outra informação para viajar para a Albânia é quanto tempo preciso para conseguir aproveitar? Diríamos que deves passar pelo menos uma semana na Albânia, mas de preferência duas. Embora seja possível fazer uma viagem curta de 3 ou 4 dias (podes visitar Tirana e ir a Berat e Gjirokaster, por exemplo), uma semana vai te dar uma melhor ideia do que o país tem para oferecer. Isto é especialmente interessante se estiveres a planear visitar o país com tempo mais quente, pois poderás desfrutar mais das praias.
Planear a tua viagem pela Albânia
Há muito para ver e fazer na Albânia, por isso é uma boa ideia leres um pouco antes e veres qual o percurso que podes fazer. Como te explicamos a seguir, a melhor maneira de te deslocares pelo país é de carro alugado, para poderes percorrer mais terreno. Neste último caso, é possível fazer uma viagem mais improvisada, mas tem em conta que, no verão, a Riviera Albanesa se enche de outros turistas como tu, pelo que é boa ideia planeares o teu itinerário com um pouco mais de antecedência para o alojamento.
Concluindo, se tens uma semana para viajar para a Albânia, o nosso conselho é que te limites a Tirana, Berat e Gjirokaster e à Riviera Albanesa, com as suas praias de cor turquesa que te vão deixar boquiaberto. Se dispões de duas semanas, aconselhamos a que estendas o teu itinerário para norte, para Shköder (onde se encontra a chamada “Tailândia da Albânia”) e o Lago Skadar, e depois para os Alpes Albaneses, com as suas aldeias saídas de contos de fadas rodeadas de montanhas e interessantes trilhos para caminhadas.
Como chegar à Albânia
Como cada vez mais pessoas querem viajar pelo país, é cada vez mais fácil chegar à Albânia de uma forma direta e económica. É difícil encontrar voos diretos do Porto e de Lisboa para Tirana. No entanto, existem normalmente combinações com companhias aéreas de baixo custo, como a Ryanair, com escalas noutros aeroportos europeus, como Londres ou Milão.
Se esta solução não te agrada, podes também procurar voos para Dubrovnik, que fica apenas a 150 quilómetros da Albânia, e alugar um carro lá. Esta é uma boa alternativa se tiveres mais tempo, pois também poderás explorar o Montenegro.
Por outro lado, também é possível chegar à Albânia a partir de Itália ou da Grécia por barco. Por exemplo, há ferries diários de Corfu para Sarandë. O mesmo acontece com Bari e Ancona, que vão até Durrës. De Brindisi, em Itália, há ferries para o porto de Vlorë.
Como te deslocares na Albânia, dicas
Apesar de, com o aumento do turismo, as coisas estarem a mudar, a verdade é que deslocares-te na Albânia em transportes públicos pode ser um pouco complicado ou, no mínimo, lento. É verdade que em quase todos os trajetos há várias empresas a operá-los, mas a gestão e os horários nem sempre são os melhores. Se juntarmos a isto o facto de, em algumas cidades, nem sequer existirem estações, mas sim paragens de autocarros no meio do nada, e haver pouca informação na internet, a coisa complica-se.
Se não quiseres alugar um carro, os autocarros e os miniautocarros são a tua melhor aposta. Mesmo assim, tem em conta que terás de te limitar aos locais mais populares.
Por isso, o melhor conselho para viajar na Albânia é alugar um carro. Desta forma, poderás deslocar-te para onde quiseres, quando quiseres, e não é tão caro como pode parecer. Se procurares com antecedência, é possível encontrares alugueres diários entre 20 e 35 euros, o que, se forem dois ou mais viajantes, é mais do que aceitável.
Tem em atenção que a condução albanesa pode ser um pouco imprudente. Se a isto juntarmos o facto de quase não existirem auto-estradas e de a maior parte das estradas serem estradas rurais, com muitas curvas e, por vezes, buracos e todo o tipo de animais e pessoas a passear, o mínimo que te podemos pedir é que tenhas muito cuidado e conduzas devagar. Para teres uma ideia, a Albânia é um dos países europeus com uma das mais elevadas taxas de mortalidade por acidentes rodoviários na Europa. Também não te preocupes demasiado, apenas conduz com mais cuidado.
Quanto aos preços da gasolina, prepara-te para os veres a níveis semelhantes aos de Portugal ou mesmo ligeiramente superiores.
Melhor altura para viajar para a Albânia
Tal como no resto da Europa, a Albânia também tem quatro estações, que variam de intensidade consoante a zona do país. Na costa, o clima mediterrânico oferece temperaturas mais amenas e moderadas do que nas montanhas, onde não é raro encontrar neve nos meses de inverno.
Sendo este um país muito apreciado ao ar livre, podes pensar que os melhores meses são os de verão, certo? No entanto, deves ter em conta que, com a sua crescente popularidade, julho e agosto são os meses mais movimentados para os turistas, especialmente nas praias. Se acrescentarmos a isto o facto de os próprios albaneses também viajarem nesta altura do ano, não é de admirar que sejam também os mais caros.
Assim, outra dica para viajar para a Albânia que te podemos dar é viajares, se possível, em maio, junho, setembro e outubro, quando o tempo ainda é agradável, mas quando está menos cheio de turistas. Esta é, para nós, a melhor altura do ano.
Dinheiro e cartão, de quanto dinheiro preciso para viajar para a Albânia?
A primeira coisa que precisas de saber é que a moeda oficial é o lek. Uma vez que os pagamentos com cartão não estão sempre disponíveis, o nosso conselho para viajar para a Albânia é que leves muito dinheiro. Embora alguns hotéis e restaurantes aceitem euros, a taxa de câmbio é geralmente elevada, pelo que é aconselhável trocar dinheiro nas agências de câmbio ou nos bancos (não dês ouvidos a quem te oferecer na rua) ou levantar dinheiro nas caixas automáticas.
Se optares por esta última opção, não te esqueças de que as caixas automáticas do Alpha Bank e do Credins Bank não cobram taxas locais pelos levantamentos, mas, para pagares menos ou nenhuma taxa, é sempre aconselhável levares contigo um cartão como os que constam da lista dos Best Travel Cards.
Os preços na Albânia são mais baratos do que em Portugal e em grande parte da Europa. É verdade que nos últimos anos os preços têm vindo a subir com o aumento do turismo, mas a Albânia é um país muito barato para viajar. Embora dependa muito de quanto se quer gastar e da zona, é possível viajares e divertires-te por cerca de 20 euros por dia.
Cartão SIM e Internet na Albânia, dicas
Embora haja wi-fi na maioria dos alojamentos, é sempre bom ter internet no telemóvel. Neste sentido, o primeiro conselho que te podemos dar é que desatives o roaming se não quiseres receber uma conta astronómica em casa.
Por esta razão, o melhor é comprares um cartão SIM local quando chegares à Albânia. Embora existam várias empresas, a Vodafone é a que tem a melhor cobertura. Para poupares algum dinheiro, recomendamos que não compres um cartão SIM no aeroporto, mas sim numa loja Vodafone na primeira cidade que visitares. Aí podes consultar os diferentes planos disponíveis, mas podes obter cerca de 35 GB de Internet por, mais ou menos 20 euros. Não te esqueças de que vais precisar do teu passaporte.
Língua na Albânia
A língua oficial da Albânia é o albanês e existem diversas variantes no país. É bastante difícil de compreender e até de pronunciar, pelo que é melhor desistires já dela, a menos que vás passar muito tempo no país.
Cada vez mais albaneses estão a aprender inglês, sobretudo os que trabalham no setor do turismo na costa. Se também não és fluente na língua de Shakespeare, não te preocupes, prometemos que os albaneses são muito simpáticos e que te vais dar muito bem. Ainda assim, aqui fica uma dica para viajar para a Albânia: aprende algumas palavras em albanês e conseguirás arrancar um ou dois sorrisos.
Gastronomia na Albânia
A comida na Albânia é saborosa, variada e barata. De facto, comer em restaurantes é muito mais barato do que fazer compras no supermercado, pelo que não há desculpa para saíres para comer em qualquer lugar. Se acrescentarmos a isso o grande número de frutas frescas e de bancas de comida de rua, é provável que voltes com alguns quilos a mais.
Assim, uma das nossas melhores dicas para viajar para a Albânia é experimentar os seguintes pratos típicos:
- Byrek: deliciosos pastéis recheados ou folhados. São normalmente vendidos na rua por cerca de 50 cêntimos.
- Perime ne Zgare: legumes grelhados.
- Fërgesë: uma espécie de creme feito com pimentos, tomate e queijo cottage, normalmente comido com pão.
- Tavë Kosi: o prato mais conhecido do país, é uma espécie de quiche com borrego, ovos e iogurte.
- Speça me gjize: pimentos multicolores recheados com arroz, queijo fresco e especiarias e depois cozinhados no forno.
- Kaçkavall: um tipo de queijo que é normalmente servido frito e como entrada.
E embora o peixe e a carne sejam muito consumidos, ser vegetariano na Albânia é muito mais fácil do que possas pensar. Já mencionámos alguns pratos vegetarianos acima, mas as saladas albanesas são super ricas e variadas – nada como uma triste alface e tomate. Ficarás surpreendido com a enorme quantidade de azeitonas de todos os tipos que vais encontrar por todo o lado.
Quanto às bebidas, não podes ir embora sem provar o raki, um licor típico dos Balcãs, e o café, que é normalmente de estilo turco e bastante forte.
Outras dicas para viajar para a Albânia
Já te demos muitas dicas para viajar para a Albânia, mas aqui estão mais algumas que não se enquadram nas secções anteriores e que temos a certeza que te serão úteis:
- O melhor conselho que te podemos dar é que viajes para a Albânia o mais depressa possível. É um país que está a ficar muito na moda e que se tornará cada vez mais turístico com o passar dos anos. Se puderes, aproveita o facto de ser ainda uma das grandes incógnitas da Europa e descubre-a o mais “intacta” possível.
- A Albânia é um país seguro, mas tem cuidado quando andares pelas cidades à noite. Por vezes, há pouca iluminação e alguns esgotos a descoberto, por isso tem cuidado!
- Fala ou interage com os albaneses tanto quanto possível. São de facto muito hospitaleiros e simpáticos para com os turistas. Se aprenderes algumas palavras básicas, irás certamente receber alguns sorrisos.
- Se te sobrar dinheiro albanês, troca-o antes de saíres do país, pois será muito difícil fazê-lo noutros locais.
- A tomada é igual à utilizada em Portugal.
- Desenvolve a tua paciência. Se vais com a ideia de que na Europa tudo funciona bem e é rápido, começa já a mudá-la. Na Albânia, as coisas são um pouco mais lentas e a pontualidade é notória pela sua ausência. No entanto, não te preocupes, tudo acaba por se resolver e as pessoas são tão simpáticas que te ajudarão sempre que tiveres um problema.
- Se alugares um carro, é aconselhável descarregar um mapa do Google Maps ou do Maps.me para o caso de ficares sem ligação.
- É aconselhável beber água engarrafada.
- A Albânia tem apenas 1 hora de diferença de Portugal, por isso esquece o jet lag!
- Se viajares para a Albânia no verão, o melhor conselho possível é reservar alojamento com antecedência, especialmente nas cidades costeiras.
- Viaja com o melhor seguro para a Albânia: IATI Standard. Terás a tranquilidade de saber que serás tratado nas melhores clínicas e hospitais do país, sem ter de pagar qualquer franquia ou dinheiro adiantado.
Esperamos que estas dicas para viajar para a Albânia te tenham ajudado a planear a tua próxima viagem a este país próximo mas enigmático. Se tiveres alguma sugestão ou pergunta, gostaríamos de te ouvir nos comentários.
Lembra-te que na IATI encontras toneladas de informação para as tuas escapadelas. Não te vás já embora e começa por aqui: