Marrocos é o país com a cultura mais diferente da Europa. É incrível que apenas ao atravessar um estreito de 14,4 quilómetros chegamos a um lugar tão diferente e que, como todos os países árabes, tão acolhedor.
O melhor de visitar Marrocos é perderes-te nas medinas, conheceres as pessoas e regateares enquanto descobres gradualmente os cheiros que elas emitem. Por outro lado, há também paisagens espectaculares. Na IATI, queremos apresentar-te o que fazer em Marrocos: 9 planos que não podes perder e com os quais vais descobrir como aproveitar ao máximo esta viagem.
Contents
- 1 Dormir no deserto
- 2 Visitar a Medina de Marrocos e a Praça Jamaa el Fna
- 3 Comer em frente às cascatas de Ouzoud
- 4 Conduz pelas montanhas Atlas no teu próprio carro
- 5 Comer peixe no porto de Esaouira
- 6 Viajar ao longo da costa entre Esaouira e Agadir
- 7 Visitar os curtumes de Fez
- 8 Passear por Chefchaouen, a cidade azul
- 9 Alcazarquivir, uma cidade que recebe poucos turistas
Dormir no deserto
Podemos garantir que dormir no deserto é uma experiência única que vais recordar para o resto da tua vida. A imensidão, o silêncio e as estrelas vão fazer com que te sintas insignificante no meio do nada.
Se fores a Marrocos em casal e estiveres à procura de um acampamento tranquilo de antemão, pode ser uma experiência muito romântica. Em Marrocos, tudo é possível, por isso, aprimora as tuas capacidades de negociação e vais encontrar o lugar ideal.
Visitar a Medina de Marrocos e a Praça Jamaa el Fna
A medina de Marrakech é o oposto do deserto, um lugar que está constantemente a zumbir desde o início da manhã e onde, mesmo que não tenhas a mínima intenção de fazer compras, acabarás por ceder. Perderes-te nas ruas, onde encontras um vendedor atrás do outro, é sem dúvida uma experiência. Quando chegar a hora de saíres, pergunta-lhes e eles terão todo o gosto em ajudar-te.
Recomendamos que tenhas mais ou menos pensado no que queres comprar de antemão e que negoceies de forma responsável. Negociar em Marrocos é cultural e não há problema em fazê-lo, mas não é mau contribuir para o desenvolvimento do país pagando um preço mais elevado do que um local o faria.
Comer em frente às cascatas de Ouzoud
As Cascatas de Ouzoud ficam a meio caminho entre Marrocos e Fez. É um local muito bonito situado num terreno de barro onde também podes ver muitos rios, desfiladeiros íngremes e até pegadas de dinossauros e pinturas rupestres.
O passeio desde onde estacionas o teu carro até à melhor vista da cascata demora cerca de 20 minutos. Ao longo do caminho vais ver numerosos restaurantes onde podes provar o cous cous ou outra comida típica marroquina. Alguns destes restaurantes têm vistas espectaculares da cascata, por isso não pares no primeiro que vires, mesmo que estejas com fome.
Conduz pelas montanhas Atlas no teu próprio carro
As montanhas Atlas são a mais alta cadeia de montanhas de Marrocos. Vais ter de passar por ela se estiveres a fazer o teu caminho entre o deserto de Merzouga e Marrakech. As estradas serpenteiam através das montanhas e a paisagem é espectacular.
Se te atreveres a conduzir o teu próprio carro, deverás tomar mais do que as precauções habituais, especialmente com camiões. Não recomendamos fazer esta condução à noite, uma vez que as estradas não estão em muito bom estado.
Viaja protegido em Marrocos
Este é sem dúvida um país que vais adorar e no qual viverás um número infinito de experiências únicas. É por isso que, como o próprio Ministério dos Negócios Estrangeiros insiste, é essencial ter um seguro de viagem para Marrocos para garantir que estás totalmente protegido do início ao fim da tua viagem. Um simples deslize poderia resultar numa visita a centros médicos de qualidade duvidosa e custos muito elevados que poderiam pôr em risco a tua viagem. O IATI Mochileiro é o melhor seguro para este destino e, com a sua ampla cobertura de assistência médica e outras centradas no roubo, problemas com a bagagem – transporte e mesmo repatriamento, receberás sempre os cuidados de maior qualidade e não terás de pagar por isso do teu bolso. Portanto, viaja com a tranquilidade que mereces e obtém já o teu seguro:
Comer peixe no porto de Esaouira
Esaouira é uma bela cidade com muralhas junto ao mar, a pouco mais de uma hora de carro de Marrocos. Não percas um passeio pelas ruas onde ainda se pode ver a decadência do passado colonial da cidade.
Se deres um passeio pelo porto vais encontrar muitos restaurantes onde podes comer peixe e marisco a preços muito acessíveis. Todos eles têm grandes expositores à entrada para que possas escolher o que queres comer.
Viajar ao longo da costa entre Esaouira e Agadir
Estas duas cidades têm entre elas quilómetros e quilómetros de costa com grandes praias praticamente intocadas e quase despovoadas, o que faz delas uma zona ideal para passeares numa autocaravana, uma vez que podes dormir no meio da natureza.
Esta zona de Marrocos é bastante ventosa, pelo que os teus principais companheiros serão provavelmente surfistas de todo o mundo.
Visitar os curtumes de Fez
Fez é uma das cidades mais visitadas em Marrocos e tem uma medina lindíssima que pode ser realmente difícil de sair. Se tiveres problemas, encontras rapidamente alguém para te ajudar em troca de uma pequena gorjeta.
Mas sem dúvida o que todos nos lembramos são os curtumes onde o couro ainda é seco e tingido da forma tradicional. Um lugar colorido com um cheiro muito característico que é sem dúvida imperdível.
Passear por Chefchaouen, a cidade azul
Chefchaouen é normalmente a primeira aproximação a Marrocos, especialmente ao atravessar o estreito de Algeciras ou Tarifa por ferry. Isto não te deve confundir, pois é sem dúvida uma das mais belas cidades de todo o país com as suas casas caiadas de branco de uma cor azul inconfundível.
Se não quiseres ir de carro, há boas ligações entre Tânger e Chefchaouen, seja de autocarro ou num dos lendários táxis partilhados da Mercedes Benz azul. Estes carros são importados em segunda mão da Europa e podem durar décadas em Marrocos.
Alcazarquivir, uma cidade que recebe poucos turistas
Alcazarquivir é uma cidade que, apesar de estar próxima de outras cidades populares como o Chef Chauen, Asilah ou Larache, está completamente fora da correria típica do norte de Marrocos, o que significa que ainda conserva a autenticidade que se vai perdendo com o afluxo maciço de visitantes.
É um centro agrícola em que se destaca o bairro Bad el Qued com a Grande Mesquita e a Alcazaba de Gailan, lugares que se podem facilmente encontrar a pé no centro. A medina não é tão espectacular como outras em Marrocos, mas se lá fores vais ver que a relação com os comerciantes é muito diferente.
Agora que sabes tudo o que há para fazer em Marrocos, deves sempre respeitar a sua cultura durante a tua viagem. Um dos maiores benefícios de viajar é que aprender sobre outras culturas ajuda-te a tornares-te mais tolerante e, em última análise, uma pessoa melhor. Tira o máximo partido da tua viagem a Marrocos para fazer exatamente isso. É por isso que criámos estes 3 artigos essenciais para te ajudar a organizar a tua viagem: