Paris é procurado anualmente por milhares de turistas e as razões estão à vista de todos: uma cultura rica, uma história revolucionária, um povo apaixonado, tradições que se mantiveram inalteradas com o passar do tempo e claro, não poderia faltar, a sua gastronomia. Como tal, o que te parece receber algumas sugestões de pratos típicos de Paris, que não podes mesmo perder? Fica connosco!

A gastronomia francesa é considerada uma das melhores do mundo, fazendo de Paris uma das capitais gastronómicas mais conhecidas do mundo.

Na IATI Seguros, líder de seguros de viagem online, queremos que aproveites ao máximo a tua próxima aventura, por isso deixamos-te aqui alguns pratos típicos de Paris! Vamos a isso?

Pratos típicos de Paris

  • Foie gras

Foie Gras é literalmente fígado de ganso ou de pato. O nome na realidade significa “fígado gordo”. As suas origens remontam aos antigos egípcios, que notaram que os seus gansos comiam grandes quantidades de comida durante o Inverno, o que resultou na expansão dos seus fígados.

  • Sopa de Cebola

A sopa de cebola gratinada é muito conhecida na cozinha francesa. Antigamente o prato era considerado “comida de pobre”, já que as cebolas eram fáceis de plantar e cresciam em abundância na Europa.

Normalmente a sopa é servida como uma das opções de entrada nas “fórmules” (combos) de almoço ou jantar nos restaurantes.

  • Boeuf Bourguignon

Receita clássica francesa que é apenas um picadinho de carne com vinho, cebola, cogumelos e bacon, um clássico francês, que nasceu caseiro na região da Borgonha.

  • Escargots

Os famosos caracóis. Este parto costuma ser servido acompanhado de cerveja e torradas. Não é algo estranho para nós, correto? Em França é usualmente servido como entrada. Sabiam que em França se consomem 10 quilos de escargots por segundo? Ou seja: 15 mil toneladas por ano. É um mercado que movimenta incríveis 100 milhões de euros por ano.

  • Croque-monsieur

Uma sanduíche quente feita com queijo e presunto. O prato teve origem nos cafés e bares franceses como um lanche rápido. Para uma opção mais rápida, é sempre uma boa opção.

  • Quiche Lorraine

O nome Quiche Lorraine vem do alemão quiche – kuchen (bolo) e do nome da região onde foi criada, a Lorraine no nordeste da França. Consiste numa tarte salgada feita com ovos e a receita original leva bacon e noz moscada. Há já muitas opções desta quiche.

  • Coq au vin

Feito à base de carne de galo (opcionalmente frango) com legumes cozinhados em vinho.

  • Pot-au-feu

Guisado de carne de vaca com legumes.

  • Brioche

Doce feito com ovos, levedura, leite, manteiga e açúcar.

  • Tarte Tatin

Torta de maçã onde as maçãs são caramelizadas.

  • Crepe

Não poderíamos deixar os crepes para trás, este doce é na verdade um bolo de farinha de trigo e parece uma panqueca bem fininha, que pode conter tanto ingredientes doces como salgados. Se gostas de doces, fica connosco e vê a secção deste artigo que dedicamos à pastelaria francesa.

  • Ratatatouille

O prato que dá nome ao famoso filme da Disney. Ratatatouille leva beringela, tomate, abobrinha, pimentos e manjericão.


prato tipico de Paris

Queijos franceses

A França é um dos principais países produtores de queijo do mundo, estar em Paris é estar na Ville des Fromages, a cidade do queijo. França é conhecida como “o país dos mil queijos”, terias que passar muito tempo em França para conseguires provar todos os queijos.

Ao caminhares pelas ruas e mercados vais ficar surpreendido pela quantidade e qualidade dos queijos em França. Há mais de 400 tipos diferentes de queijo produzidos em França. Existem oito categorias de queijos em França, chamados, les huit familles de fromage, e cinquenta e seis dos 1.000 do país (isso é uma aproximação… ainda não experimentámos todos) são queijos classificados, protegidos e regulados pela lei francesa. A maioria é Appellation d’Origine Contrôlée , o nível mais elevado de proteção.

Algumas iguarias que tens que provar (se fores apreciador de queijo, claro):

  • Camembert
  • Brie de Meaux
  • Roquefort
  • Reblochon
  • Munster

Se queres saber mais sobre os queijos franceses, a sua origem, intensidade, entre outros, não deixes de consultar este artigo de blog.

queijos típicos frança

Pastelaria francesa

Como já te dissemos, a cozinha francesa é muito popular, mas para além de popular, a gastronomia francesa é uma forma de arte, e é considerada como uma das cozinhas mais respeitáveis e prestigiadas a nível mundial.

Os mais gulosos não podem deixar de provar:

  • Macarons

Sabias que originalmente os macarons, chamavam-se “maccherone”, uma sobremesa que surgiu em Itália na Idade Média e foi importada por Catarina de Medici em Ardèche em 1581 para o casamento de alguém da nobreza.

Foi em 1830 que os pasteleiros parisienses reinventaram a receita para criar os atuais macarons, uma iguaria mundial.

  • Profiterole

No século XVI, o profiterole era uma recompensa especial dada aos criados por um bom serviço. Esta recompensa era um bolinho de pão cozido em cinzas e frequentemente utilizado em sopas profiterole.

Em 1690, o profiterole era conhecido como um pão de forma oco, recheado com pedaços de carne fina.

Foi o pasteleiro, Antonin Carème, que tornou possível a versão dos profiteroles tal como os conhecemos hoje, graças à sua massa de choux.

Os profiteroles são folhados de massa de choux recheados com gelado de baunilha e cobertos com um molho de chocolate quente. Tornaram-se um dos grandes clássicos da pastelaria francesa.

  • Religieuse

Este bolo foi inicialmente criado por volta de 1856 no café Frascati em Paris. A Religieuse consiste num folhado de creme recheado com creme de pastelaria e coberto com um coulis do mesmo sabor do referido creme.

  • Pain Au Chocolat

É uma pastelaria vienense inventada pelos austríacos August Zang e Ernest Schwarzer. É de facto uma versão de chocolate do croissant, derivada dos primeiros croissants que venderam entre 1837 e 1839 na sua padaria vienense em Paris.

  • Mille Feuille

O conhecido mil folhas, que não tem mil camadas de massa folhada como o seu nome indica, mas as camadas que apresenta fazem deste doce uma iguaria muito popular e muito procurada. Não deixes de provar.

  • Éclair

O éclair pode ser recheado com baunilha, café, chocolate, mousse de fruta, chantilly… há opções para todos os gostos.

  • Madeleine

A Madeleine é originária da cidade de Commercy, na região de Lorraine, localizada no nordeste da França. O bolo tornou-se conhecido no ano de 1755 depois de ser oferecido em um jantar real na corte do Rei Stanislaw Leswczynski.

2 eclairs

Horário das refeições

Em geral, os franceses tendem a almoçar e a jantar mais cedo do que estamos habituados em Portugal. A maioria dos restaurantes em Paris estão abertos das 12:00 às 15:00 e das 19:30 às 23:00.

No entanto, não te preocupes, Paris é uma cidade muito turística e não terás problemas em encontrar um lugar para comeres a qualquer hora do dia.

Preços

Sabemos que Paris não é uma cidade barata e como tal, o preço dos restaurantes poderão ser um pouco mais elevado do que estás habituado mas, há opções para todas as carteiras e certamente que irás encontrar algo que se adeque ao teu orçamento.

Como dissemos, dependendo do teu orçamento para comeres em Paris, podes provar os pratos mais especiais e vanguardistas nos restaurantes mais chiques da capital, ou poderás desfrutar de um menu de dois pratos com sobremesa a partir de 25 euros.

Melhores zonas para desfrutares das tuas refeições

Restaurantes podem ser encontrados em todos os cantos da cidade, mas se procuras passar algum tempo de qualidade a apreciar a cozinha francesa, estes são os melhores locais para comer em Paris:

  • O Bairro Latino

O Bairro Latino é a área a norte do Panteão. Nesta área encontrarás restaurantes nacionais e internacionais, sendo um dos locais preferidos de todos os viajantes para comer. No Bairro Latino podes encontrar preços mais baratos.

  • Montmartre

Montmartre oferece uma multiplicidade de restaurantes de qualidade a bons preços. Podes aproveitar o passeio para visitar a Basílica do Sacré-Coeur. A atmosfera da zona, especialmente a Place du Tertre, é muito mais acolhedora à noite do que durante o dia.

Sugestões de restaurantes para provares pratos típicos de Paris

  • La Méthode de Paris (Bairro Latino)

É um restaurante com pratos típicos de Paris (franceses), localizado a 2 minutos do Panteão, no Bairro Latino. Conta com um terraço coberto típico dos restaurantes franceses. O serviço ao cliente costuma ser excelente, e a comida é muito elogiada.

O preço do menu ronda os 19 euros por pessoa mais bebidas à parte.

  • La Fontaine de Mars

Abriu em 1908 tornando-a um dos bistrôs mais antigos de Paris. Conta com pavimentos em mosaico, toalhas de mesa vermelhas e brancas e o um serviço simpático que te vai fazer sentir num Paris de outrora. São conhecidos pelo seu incrível Escargot de Bourgogne “Fontaine de Mars”, frango assado com puré de batata (uma especialidade dominical), e uma incrível carta de vinhos. Quando o tempo está bom, o restaurante também tem um terraço maravilhoso. O preço por pessoa ronda os 30-40 euros.

Tens mais sugestões? Deixa nos comentários.

Estás desejoso de rumar a Paris? Antes de partires não te esqueças de consultar estes artigos que a IATI preparou para ti:

Antes de embarcares na aventura, não te esqueças de contratar o melhor seguro de viagem para Paris.

melhor seguro de viagem para Paris