Contents
Descobre como ganhar dinheiro enquanto viajas!
Muitas pessoas passam meses e meses a viajar pelo mundo e a pergunta que muitos fazem é: como o fazem? Serão ricas? Preparámos um guia de como trabalhar e viajar pelo mundo, para que tu também possas fazê-lo se assim o desejares.
Algumas pessoas passam anos a poupar dinheiro e depois gastam-no a viajar pelo mundo, mas outras seguem outra estratégia: trabalham enquanto viajam. Neste guia, vamos explicar-te o que é mais comum e como podes conseguir um emprego no estrangeiro.
Cuidar de crianças (Aupair) em todo o mundo
Uma aupair é geralmente uma rapariga (também pode ser rapaz) entre os 18 e 30 anos de idade, com um bom nível de inglês e alguma experiência a cuidar de crianças, com estudos (é valorizado) e carta de condução, que vai para o exterior e que vive com uma família onde presta auxílio a uma família com as crianças.
As aupairs, geralmente, vão ao abrigo de um programa de intercâmbio, recebem uma mesada da família anfitriã. Os deveres e responsabilidades de uma aupair estão estritamente relacionados ao cuidado das crianças e ao trabalho doméstico leve em torno da área das crianças. Podes precisar de um visto, dependendo do sítio onde queiras ir. Muitos países oferecem um visto específico de AuPair.
É uma excelente maneira de ires para um lugar no mundo, poderes aprender uma língua nova ou aperfeiçoar, conheceres novas realidades e uma nova família. Se gostas de crianças, este intercâmbio é a tua oportunidade de viajares, cuidares das crianças e aproveitares o tempo livre para explorar.
Ao apresentares o teu atestado médico e a tua candidatura, podes começar a tua aventura vivendo em lugares como França, Irlanda, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Inglaterra, China ou Itália. Sabe mais informação aqui.
Nestes casos, a família encarrega-se da tua alimentação, alojamento e de uma mesada, como já referimos. Este valor varia, mas situa-se entre 120-150 euros por semana.
Também tens a possibilidade de procurar uma família quando estás no destino, por exemplo, nos Estados Unidos há agências que se ocupam disso, pagas a primeira semana de rendimentos e eles procuram-te uma família, estas famílias tendem a ser mais abastadas e podes obter um salário melhor, até 500 dólares por semana.
A última dica que te queremos passar é referente ao seguro. Se fores para um país da UE, não precisarás de um seguro adicional, ainda que seja altamente aconselhável, principalmente, dada a situação da pandemia. Em quase todos os outros casos, precisarás definitivamente de um seguro. Falaremos em mais detalhes posteriormente.
Colheita de fruta na Nova Zelândia
Muitos portugueses vão para a Nova Zelândia para apanhar fruta durante 12 meses e depois continuam a viajar a partir de lá.
O visto para trabalhar na NZ chama-se WorkingHoliday. Existem alguns pré-requisitos para a obtenção deste visto. É necessário ter um passaporte português válido e estar dentro da faixa etária de 18 a 30 anos. Ao obteres o mesmo, vai-te permitir que permaneças durante um ano a trabalhar no país e, durante a permanência, também podes estudar durante até seis meses.
A solicitação deve ser feita online, no site da imigração da Nova Zelândia, e são apenas 50 vagas disponíveis. A partir do website de emigração, vão-te informar em que dia tens de te candidatar. Fica atento e sê rápido, uma vez que as vagas esgotam muito rapidamente.
Nota: Podes ir e voltar do país quantas vezes quiseres, desde que esteja dentro do prazo dos 12 meses que te foram concedidos pela imigração. O visto possui múltiplas entradas.
Há outro visto temporário chamado Trabalho sazonal: para colher fruta em Otago, aqui está a página para solicitares o visto.
Este trabalho é muito bem pago. O dinheiro que ganhas depende da quantidade de fruta que colhes, num dia bom, quando não chove, podes receber mais de 200 euros. É por isso que muitas pessoas trabalham muito aqui durante o período que podem permanecer e depois viajam pelo mundo, especialmente, na Ásia.
Trabalhar em hotelaria no Reino Unido
Para trabalhar e viajar pelo mundo, há inúmeras hipóteses à tua disposição. Hotelaria é outro exemplo. É o mais fácil e mais comum entre os portugueses, uma vez que está perto de nós e é uma ótima oportunidade de aprender a língua mais falada no mundo.
No entanto, com a saída de Londres da União Europeia, a partir de 1 de outubro de 2021, os cidadãos portugueses não residentes (sem settled/pre-settled status) precisam de passaporte para entrar no Reino Unido.
No que toca a vistos, para exerceres qualquer tipo de trabalho, seja temporário ou não, precisas de um visto. Existem vários vistos temporários que podes solicitar, dependendo do tipo de trabalho que vais realizar. Se tiveres entre 18 a 30 anos e quiseres viver e trabalhar no UK por até 2 anos podes solicitar o visto Youth Mobility Scheme Visa. Há mais condicionantes que tens que ter em conta para solicitares este visto. Sabe mais no site oficial do governo do UK.
Professor de português
O português é uma das línguas mais importantes do mundo e uma das mais faladas, é por isso que na maioria dos países as escolas podem precisar de professores de português. Não estamos a falar apenas de países europeus, podes fazê-lo também na Tailândia, Japão, China…
Se te sentes à vontade e tens qualificações para tal, porque não aproveitar o teu conhecimento para partilhar com outros e ganhar algum dinheiro? Dinheiro esse que podes usar para explorar e viajar o mundo!
Criador de conteúdo
Queres trabalhar e viajar pelo mundo ao mesmo tempo, mas nenhum dos trabalhos que enumerámos te interessa? Deixamos-te então esta nova “profissão” que tem crescido exponencialmente todos os dias.
O consumo de informação aumenta a cada dia. Há cada vez mais e mais pessoas a dedicarem-se à criação de conteúdo digital e a ter sucesso nesta área. Se gostas ou já costumas partilhar conteúdo nas tuas redes sociais, porque não partilhares conteúdos sobre as tuas viagens e até enviares propostas para hotéis em sítios no mundo onde queiras ficar, propondo que, em troca de conteúdo, possas passar lá umas noites?
Esta nova profissão vai-te permitir que estejas a trabalhar em qualquer sítio do mundo e que tenhas a possibilidade de explorares todos os destinos da tua lista.
Para além disso, há inúmeras outras coisas que podes fazer, como produzir conteúdo escrito e/ou fotográfico como freelancer. Sê criativo e lança-te à aventura, há um mundo de possibilidades lá fora!
Se queres saber mais, consulta este nosso novo artigo sobre os melhores destinos para os nómadas digitais.
Conselhos para trabalhar e viajar pelo mundo ao mesmo tempo
Seguro de viagem
Depois de leres este guia onde enumeramos algumas das possibilidades que tens para viajares e trabalhares ao mesmo tempo, queremos elucidar-te sobre a importância de teres um seguro de viagem.
Estando no nosso país, por vezes não temos consciência da sorte que temos em ter um sistema de saúde gratuito e de qualidade que nos garanta um atendimento de qualidade em caso de qualquer emergência. Assim que cruzamos as fronteiras, deparamos-nos com uma situação distinta, dependendo do país que visitamos. Muitas vezes e claro, vai depender do sítio que escolheres para trabalhar, o preço que temos que pagar para ter acesso aos cuidados de saúde pode ser totalmente exorbitante.
Fora do nosso país, no desconhecido, existe sempre a possibilidade de sofrermos imprevistos ou acidente que acabam a poder atrapalhar a nossa aventura. Ao contratares um seguro de viagem garantes a tua tranquilidade e segurança.
Na IATI desenvolvemos seguros próprios para quem viaja pelo mundo.
- Se pretenderes trabalhar no estrangeiro entre 6 e 12 meses – seguro IATI Grandes Viajantes
- No caso de a duração for mais curta depende do país que fores:
- Para países da Europa IATI Escapadinhas duração até 90 dias;
- países fora da Europa viagem SEM atividades nem desportos IATI Standard;
- Se for países fora da Europa viagem COM atividades ou desportos IATI Mochileiro ou IATI Estrela;
Não hesites em entrar em contacto para te ajudarmos a esclarecer todas as tuas dúvidas e questões e teremos todo o gosto em ajudar-te a escolher o seguro mais adequado para o teu trabalho no exterior.
No entanto, se já estás preparado para viajar e trabalhar pelo mundo, explora já as tuas opções:
Um comentario no “Guia sobre como trabalhar e viajar pelo mundo”
quero trabalhar com vcs