Viajar sem seguro de viagem já sabes que não é uma opção sensata. Na IATI ajudamos-te a escolher qual o seguro que melhor se adapta ao tipo de viagem que vais fazer. E se estás a pensar fazer uma viajar de cruzeiro, certifica-te que o seguro que contratas tem cobertura para cruzeiros.

Fazer uma viagem num navio de cruzeiro não é como outra viagem qualquer. Tem algumas especificidades. Umas devido ao facto de estarmos em alto mar, outras têm a ver com as próprias companhias de navegação. Hoje deixamos-te algumas dicas para que a tua primeira viagem num navio de cruzeiro seja um sucesso.

Tudo que precisas saber cruzeiro

Tudo o que Precisas Saber antes de Embarcar num Cruzeiro:

Fazer a mala – escolher a roupa

O código de vestuário (Dress Code) dentro do navio é rígido e obedece a algumas regras. Fora das zonas de piscina, é proibido andar de biquíni, calções de banho ou tronco nu. Os jantares são sempre formais pelo que as senhoras vão ter a oportunidade de usar todos os vestidos de festa, e aos senhores aconselha-se o uso de calças compridas e camisa.

Existe ainda a noite do comandante, em que se aconselha aos senhores o uso de gravata, e às senhoras vestido longo. Durante o dia, aconselhamos roupa e calçado confortável para os passeios a terra. E não esquecer biquíni e roupa para a piscina.

Escolher o tipo de navio e a empresa de navegação

Existem vários tipos de navio, para todos os gostos e tipos de personalidade. Existem navios vocacionado para famílias, outros para casais, de aventura, entre outros. Só tens de escolher o tipo de navio e empresa conforme as tuas preferências e objetivos de viagem.

Escolher a data

Embora existam viagens de cruzeiro praticamente todo o ano, a escolha da data pode ser fundamental para o sucesso da viagem, dependendo o destino que escolhas e qual o teu objetivo de viagem. Por exemplo se um dos teus objetivos é descansar e relaxar, provavelmente não será boa ideia marcar uma viagem de cruzeiro na época das férias escolares, principalmente se for um cruzeiro direcionado para famílias.

Escolher o camarote

Existem essencialmente quatro tipos de camarote. Interior, exterior, com varanda e suite. Onde os preços variam substancialmente. Os interiores são os mais baratos e não têm janela, para quem pretende passar a maior parte do tempo fora do camarote são uma boa opção. O exterior tem uma janela, que por vezes pode estar obstruída por um bote salva-vidas. Depois, os camarotes que têm varanda, e as suites que podem ter sala e vários quartos.

Documentos necessários

Na maioria dos casos é necessário passaporte com validade de 6 meses e visto. Podem também ser exigidas algumas vacinas, dependendo da rota da viagem e dos países visitados. E o bilhete do cruzeiro.

Navegar num navio cruzeiro

Como chegar até ao porto de embarque

Dependendo do porto de embarque vais também ter de ter em conta que podes ter de passar uma noite numa cidade estrangeira antes do embarque.

Por exemplo se o porto de embarque for em Veneza, podes apanhar o avião para Milão passar lá a noite e no dia seguinte apanhar o comboio para Veneza. Tens de ter em atenção os horários e os custos, porque pode efetivamente compensar não voar diretamente para a cidade onde vais fazer o embarque, ou pode até mesmo não existir aeroporto. É uma questão de estudar as hipóteses existentes e quais as que oferecem a melhor relação custo-beneficio, neste caso custo-tempo.

Se chegares à cidade de embarque e ainda faltarem algumas horas para embarcar podes deixar a tua bagagem num dos muitos locais que existem para guardar bagagens e aproveitar essas horas para passear e conhecer a cidade de forma confortável sem carregares a tua bagagem.

Horários

As horas podem ir alterando dependendo do fuso horário. Mas não te preocupes, és sempre avisado da mudança da hora. E os telemóveis também atualizam automaticamente.

Contar com as gorjetas obrigatórias

Quando fizeres o teu planeamento de custos para a viagem conta com o valor das gorjetas, que são obrigatórias e não estão incluídas no valor da viagem. Estas são pagas no final da viagem.

Doenças e Medicamentos

Todos os navios têm um médico a bordo. Pelo que se te sentires mal tens sempre a quem recorrer em poucos minutos. Aconselhamos que leves contigo os medicamentos habituais que costumas tomar diariamente e também medicamentos para o enjoo.

Internet e telefone

Embora alguns navios já disponibilizem wi-fi, esta é uma questão que deves clarificar, uma vez que as chamadas telefónicas e os dados podem atingir valores consideráveis a bordo.

Excursões e passeios

As excursões a terra são opcionais e pagas à parte. Ninguém te obriga a sair para terra se quiseres ficar no navio. Mas o objetivo da viagem em principio será também conhecer os destinos e as cidades onde o navio atraca e não só a vida a bordo. As excursões têm de ser marcadas com antecedência, e aconselhamos que o faças logo no inicio do cruzeiro. Normalmente existe um balcão dentro do navio próprio para este efeito, onde um funcionário te vai tirar todas as dúvidas e fazer as marcações.

Dicas para viajar cruzeiro

Agora que já sabes como escolher o cruzeiro que melhor se adapta às tuas preferências, não te esqueças de contratar um seguro de viagem adequado.

 

Artigo escrito por: Sónia Justo – Lovely Lisbonner