A ideia de que só viaja quem é rico está, felizmente, a ser ultrapassada, contudo ainda existe quem acredite neste mito. Para ajudar, a Iati reuniu algumas dicas que realmente funcionam para que possas poupar dinheiro para a tua próxima aventura. No teu plano de viagem, nunca te esqueças de incluir o seguro de viagem, de forma a evitar gastar dinheiro desnecessário com atrasos, perdas de mala ou hospitais, por exemplo.
Contents
Truques para poupar dinheiro para viajar
Entender os gastos
O primeiro passo é, sem dúvida, entender onde gastas a maior parte do teu dinheiro para poder entender se é fundamental ou se se pode reduzir. Para além disso, está provado que tomar nota dos gastos te faz mais consciente da forma como geres as tuas finanças.
Comprar menos
Isto inclui roupa, objetos, telemóveis ou outros qualquer bem que não seja realmente necessário. Evita lojas em saldo, shoppings e lugares onde normalmente perdes a cabeça, para além de estares a ajudar a tua carteira não contribuir para a indústria consumista tendenciosa em que vivemos. Para além disso, um dos truques é fazer uso da economia circular, ou seja, compra em segunda mão, empresta ou troca com alguém o que precisas, muitas vezes o que um não quer é o que outro está desesperadamente à procura.
Reduzir gastos desnecessários
Aquele pequeno almoço diário no teu café preferido, a tua ida sagrada ao cabeleireiro ou ginásio ou outro pequeno luxo que tenhas: pode ser reduzido ou adaptado? Não tens de deixar de sair ou comer, mas podes, por exemplo, convidar o pessoal para ir lá a casa, preparar o pequeno-almoço e o almoço para levar para o trabalho, trazer sempre fruta na mochila, etc.
Cozinhar mais
Relacionado com o anterior, se estás a poupar para uma grande aventura, dedica-te mais à cozinha, vai ser divertido e surpreendente de certeza! Podes poupar dinheiro nas jantaradas com amigos se os convidares para irem lá a casa e cada um traz um prato, evitas gastar o dinheiro do almoço se cozinhares a mais ao jantar e podes sempre preparar o pequeno almoço na noite anterior.
Partilhar casa
Para aqueles que têm esta opção, podem pensar em partilhar casa em vez de viver sozinho, ou alugar o quarto extra durante uns tempos. Hoje em dia existem inúmeras aplicações que te permitem rentabilizar a tua divisão extra.
Mudar o pacote de telemóvel
Tempos extremos exigem medidas extremas, certo? E se conseguires ser mais contido com as redes sociais e aproveitar para pôr aquele livro em dia, vais conseguir um pacote de telemóvel mais económico. Tudo conta!
Vender o que não se usa
Desde aparelhos a roupa, passando por calçado e decoração, pensa em tudo que tens na arrecadação há tanto tempo que já podia dar para um almoço no Camboja. Truque: para o armário da roupa, experimenta pendurar as cruzetas com o gancho de lá para cá, daqui a um mês vais perceber quais são as que nem sequer utilizaste.
Usar transportes públicos
Se normalmente utilizas o carro, experimenta outras alternativas: transportes públicos, sistema de partilha de boleia ou mesmo caminha para onde possível.
No final do mês vais sentir a diferença e se deixaste o ginásio, ir de bicicleta pode ser um bom substituto.
Já não há desculpas, podes começar a poupar para a tua próxima viagem já hoje e, se realmente viajar é o que gostes, podes adoptar estes hábitos sempre, vais ficar surpreendido com o resultado.
Autora: Flearound
Mais artigos com dicas para viajar: