Fortaleza é um município-capital do estado do Ceará, situado na região Nordeste do Brasil. A 2285 km de Brasília, capital federal, a cidade desenvolveu-se nas margens do riacho Pajeú, e o seu nome é uma alusão ao Forte Schoonenborch, construído pelos holandeses durante sua ocupação.
Trata de todas as burocracias antes de viajar, assegura a tua saúde e não terás nenhum problema. Escolhe o Seguro de Viagem mais indicado para ti, de entre os 6 disponíveis na IATI.
Contents
Dicas para viajar para Fortaleza
Neste artigo, a IATI Seguros, apresenta esta cidade brasileira que é a porta de entrada de um dos estados mais bonitos do Brasil, repleto de dunas ondulantes e vilas de pescadores.
Como chegar à Fortaleza?
As principais companhias aéreas que voam para Ceará são para a Capital Fortaleza, a partir de qualquer capital europeia.
Fortaleza é uma cidade grande, com 2,3 milhões de habitantes, e é necessário alguns cuidados para lá circular: traga apenas algum dinheiro e um documento. Não circule à noite sozinho, ou em zonas identificadas como pouco seguras. Não mostre joias de ouro, relógios caros e assim por diante.
O melhor lugar para te hospedares é na Avenida Beira Mar. É um ótimo ponto turístico com restaurantes, bares e lugares para ir.
É necessário Visto?
Os cidadãos portugueses estão isentos de visto para estadias até 90 dias no Brasil. Este período pode ser renovado, mas já sabes que não podes trabalhar, é apenas uma estadia turística.
O passaporte tem que estar válido seis meses ou mais, a partir da data de entrada no Brasil.
São obrigatórias vacinas?
Não. No entanto, é recomendada a consulta do viajante, 4 a 8 semanas antes da viagem, no sentido de tomar algumas vacinas por precaução: Hepatite A e B, Febre Tifóide, Malária (profilaxia), Raiva e Tétano. Para saberes mais sobre sobre este assunto consulta o nosso artigo sobre as vacinas obrigatórias para a América do Sul.
O que visitar?
As praias
São 35km de praias. E embora, as praias urbanas de Fortaleza tenham alguma poluição, as paisagens fazem valer o passeio: Iracema ao pôr-do-sol, Meireles para compras de artesanato, e Mucuripe para ver as jangadas. Aproveita os largos calçadões para uma caminhada, os bares e os restaurantes.
Na Praia do Futuro, a atração são as animadas barracas com representantes de todas as tribos do estado.
O melhor está nos arredores de Fortaleza: visite Porto das Dunas, passeia nas falésias coloridas de Morro Branco e Praia das Fontes. O postal turístico é o famoso Cumbuco e os passeios de jangada.
Se tiveres tempo, ruma ao Norte até ao, bem mantido, Parque Natural de Jericoacoara
Feira Beira Mar
É um colorido mercado a céu aberto, em frente à praia. Possui muitas barracas que vendem vestuário local, artesanato, frutas, recordações, cachaça e muito mais. Abre às 17 horas.
Resolvida a parte burocrática e passadas as longas horas de viagem, chega o momento pelo qual tanto esperavas: desfrutar do sol, das praias, das caipirinhas e da água de coco.
Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar
Inaugurado em abril de 1999, tem quase 30.000m quadrados de área. Há espaços como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, a Biblioteca Pública Menezes Pimentel, uma moderna sala de teatro, duas salas de cinema, o Planetário Rubens de Azevedo e o Teatro Sérgio Mota, auditório e várias salas de aulas.
Vais gostar também de ler: É seguro viajar para o Brasil?
Bons passeios na companhia da Iati Seguros!
Autor: Onde andam os Duarte